Dicas para curtir a cidade além do Carnaval
Não haverá Carnaval de rua este ano. Tudo vai passar e essa foi a melhor decisão possível. Com a flexibilização das atividades na capital baiana, de forma parcial, é possível visitar espaços de lazer e matar a saudade da cidade.
E, diga aí, você curte ficar na pipoca, bloco ou camarote? Este roteiro é para quem está morrendo de vontade de cair na folia e quer sentir a energia da festa passeando pela cidade. O Visit Salvador da Bahia vai te dar dicas de como curtir Salvador além do Carnaval.
Pipoca

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
O Carnaval pipoca é onde acontece a folia gratuita para o público. Os blocos sem cordas, onde não há necessidade de comprar abadás, são os preferidos dessa galera.
Salvador é uma cidade plural. Aproveite para vivenciá-la de um outro ângulo: pipoque por aí pelos mirantes.
12 mirantes, terraços e fortes com vista privilegiada de Salvador
Nossa dica é curtir as praias pela cidade. Tem praia para praticar esportes ou para relaxar, tem diversidade de pessoas e é de graça.
Conheça também
Quando bater a fome
Nossa sugestão é escolher um restaurante coladinho à praia escolhida, ou até dentro dela, como o bar A Novidade, o Re-Restaurante de Dona Suzanna e o Bar da Mônica.
Bloco

RUA Roteiro Urbano de Arte. Salvador Bahia. Foto Fernanda Slama .
Os blocos do Carnaval de Salvador são as principais atrações da festa. Tem os bloquinhos do Santo Antônio, como o DHJA8, o Rodante e o Urso da Meia Noite; os blocos culturais que desfilam no Pelourinho, Fuzuê e Furdunço; e os blocos de grandes trios que passam pelo Furdunço (Ondina-Barra), Circuito Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina).
“Bloqueirxs” amam ser guiados pela música. Onde ela toca é lá que eles estão. Então, vá para o RUA – Roteiro Urbano de Arte, uma galeria de arte a céu aberto, e seja guiado por obras de arte.
Se você ama pular atrás do trio, que tal fazer os trajetos da folia pedalando? Além da Barra-Ondina e Campo Grande, você encontra ciclovias pela Cidade Baixa, Amaralina e Itapuã.
Para comer
Para essa galera que tem energia de leão, a melhor opção é começar com um café da manhã reforçado. Essas são excelentes opções:
Para o almoço ou jantar
Camarote

Loreto. Ilha dos Frades, Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi.
Os camarotes do Carnaval de Salvador são famosos por suas atrações e serviços diferenciados, como acesso às atrações exclusivas, open bar, buffet e áreas privilegiadas com lounges, spa e banheiros climatizados. Conhecidos como a festa dentro da festa, são puro conforto.
Para descansar e ter um dia de rei e rainha, vá para o SPA.
E pegar uma praia, tomar um drink delicioso e ainda ouvir uma boa música? Temos!
É a cara dessa galera pegar um barco e curtir as praias da Ilha dos Frades, certo?
Conforto pé na areia. Massoterapia, espaço infantil, wi-fi, duchas e um lounge. Curta a praia com estilo.
Para comer
Comer com os olhos é o belo começo de uma refeição. Desperte sensações em restaurantes que ofereçam uma bela vista, linda decoração, conforto e pratos com receitas de deixar saudade.
Cuidados importantes
Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas.
Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.
Este é o Plano de Retomada das Atividades em Salvador. Entenda todos os protocolos de funcionamento neste link.