Bandeira Azul

Salvar nos favoritos

O que já era um passeio lindo na Baía de Todos os Santos, agora se tornou imperdível! A praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi aprovada por um júri internacional para receber a Bandeira Azul. O programa, criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo, é atribuído a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Foto: Fábio Marconi

Para receber a Bandeira Azul, a Fundação Baia Viva, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e o apoio da comunidade local, fez um trabalho de adequação em quatro áreas principais: a educação ambiental, gestão ambiental, qualidade da água, segurança e serviços.

O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis-SC.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, entre as cinco praias de Bandeira Azul do Brasil. Foto: Fábio Marconi

Foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros, adequação das barracas de praia, implantação de sinalização sobre educação ambiental, entre outras medidas, sempre envolvendo a comunidade. O local está em uma APCP (Área de Proteção Cultural e Paisagística), inserida na Baía de Todos os Santos.

No cume da montanha, um mirante e a igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses em Ponta de Nossa Senhora no séc. XVII. Foto: Fábio Marconi

Na Ilha dos frades, localidades conhecidas como Loreto, Paramana, Costa de Fora e Ponta de Nossa Senhora vêm passando por transformações que podem estimular outras iniciativas de fortalecimento da vocação turística do local. O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.

A faixa de areia de Ponta de Nossa Senhora é toda organizada com sombreiros coloridos. Foto: Fábio Marconi

Obter a Bandeira Azul é uma grande responsabilidade, que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável. Hastear a Bandeira é somente o início deste processo de mudança!!!

Foram condecoradas 5 praias, 4 marinas e 1 embarcação de turismo sustentável.

Confira a lista!

Praias:
Praia do Tombo, Guarujá-SP;
Prainha, Rio de Janeiro-RJ;
Praia Grande, Governador Celso Ramos-SC;
Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis-SC;
Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador-BA.

Marinas:
Marinas Costabella, Angra dos Reis-RJ;
Marinas Nacionais, Guarujá-SP;
Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis-SC;
Marina Kauai, Ubatuba-SP.

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável:
Água Viva Mergulho, Florianópolis-SC.

Você quer saber como chegar e ver muitas outras fotos incríveis? Então dá uma olhada no roteiro que a gente preparou. Tem tudo neste link.

 



Experiências em Salvador

Experiências em Salvador

Agenda

16
Jan
17
Jan
18
Jan
19
Jan
20
Jan
21
Jan
22
Jan
23
Jan
24
Jan
25
Jan
26
Jan
27
Jan
28
Jan
29
Jan
30
Jan
31
Jan
01
Fev
02
Fev
03
Fev
06
Fev
07
Fev
08
Fev
09
Fev
10
Fev
11
Fev
12
Fev
13
Fev
14
Fev
15
Fev
16
Fev
17
Fev
21
Fev
22
Fev
23
Fev
24
Fev
26
Fev
27
Fev
01
Mar
02
Mar
03
Mar
04
Mar
05
Mar
11
Mar
12
Mar
13
Mar
01
Abr
02
Abr
03
Abr
10
Nov
18
Nov
Ver mais em Agenda