Uma pitada de história

Foto: Fábio Marconi

Salvador guarda um inestimável patrimônio histórico. Possui cerca de três mil edifícios construídos a partir do século XVIII, destacando-se os monumentos da arquitetura religiosa, civil e militar e também templos do culto afro-descendente.

 

Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador é composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia, do Império e da Primeira República. Ele abrange os bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar. A região, rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, é a parte mais antiga da cidade e muito frequentada pelos turistas que procuram por museus, teatros, igrejas, apresentações musicais, gastronomia e o comércio de souvenirs.

Foto: Fábio Marconi

A UNESCO considerou, em 1985, o Centro Histórico de Salvador como Patrimônio Mundial da Humanidade. Desde então, o local passa por vários processos de restauração, visando à preservação da área histórica da cidade.

 

Praça Castro Alves

A praça, que é o ponto de encontro de blocos e trios elétricos durante o Carnaval, é uma das praças mais importantes da capital baiana. É na mão do Poeta que o sol se levanta e a lua se deita.

Foto: Uiler Costa

 

Elevador Lacerda

Um dos principais cartões-postais da cidade. Foi o primeiro elevador urbano do mundo. Ainda hoje cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta. Lá do alto, pode-se contemplar a vista da Baía de Todos os Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo.

Foto: Uiler Costa

 

Largo do Pelourinho

O Largo do Pelourinho, ou Praça José de Alencar, era onde os escravos sofriam punições na época do Brasil Colônia. Hoje, seus inúmeros casarões e igrejas dos séculos XVII, XVIII e XIX abrigam museus, centros culturais e restaurantes. No local, são comemoradas festas populares durante todo o ano.

Foto: Uiler Costa

 

Mercado Modelo

Situado em uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, o mercado é um grande atrativo turístico. Diante da Baía de Todos os Santos, ele abriga 263 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois tradicionais restaurantes de culinária baiana.

Foto: Uiler Costa

 

Farol da Barra

O Farol da Barra, construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, é um dos principais cartões-postais da cidade e abriga o Museu Náutico da Bahia. Aberto à visitação, o farol serve de moldura para o pôr-do-sol mais bonito de Salvador. No Carnaval, ele é ponto de partida para a folia dos trios elétricos que animam os foliões.

Foto: Uiler Costa

Experiências em Salvador

Agenda

03
jun
04
jun
05
jun
06
jun
08
jun
09
jun
10
jun
Ver mais em Agenda