Praia de Itapuã

Salvar nos favoritos

Muito esporte aquático no bairro eternizado nos versos de Vinícius de Morais

Praia de Itapuã significa pedra redonda na língua tupi. O bairro tem um calçadão com coqueiros ao longo de toda orla, que foi toda requalificada. É no calçadão também que fica a famosa estátua da Sereia de Itapuã. É exatamente ali que na quinta-feira, antes do início do Carnaval de Salvador, é feita a Lavagem de Itapuã. Baianas vestidas a caráter levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro que lavam a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Situada ao norte da cidade, Itapuã está fora da Baía de Todos os Santos. Lá também acontece a formação de corais chamada angra – pequena baía ou enseada- fazendo do lugar uma área protegida. O mar calmo de ondas médias é banhado pelo oceano Atlântico com água esmeralda. Em determinados lugares existem grandes pedras que formam piscinas naturais. Dependendo do ponto da praia onde você ficar é possível praticar surfe e outros esportes aquáticos.

A Rua da Música – também conhecida como Rua K – era o local onde, nos anos 70 e 80, artistas, músicos e esportistas de salvador frequentavam. Até hoje é o ponto de encontro para esportistas em geral e para quem quer praticar Windsurfe e S.U.P. Vários atletas já passaram por Itapuã: Allan do Carmo (maratona aquática), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ricardo e Emanuel (campeões de duplas de vôlei de praia) entre outros. Dizem que o Bebeto, famoso jogador da Seleção Brasileira de Futebol, também jogou muito “baba” por lá.

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O local era originalmente ocupado por pescadores, onde até hoje se pode comprar peixe fresco com facilidade, sustento de mais de 500 pescadores. Os visitantes podem visitar o farol, um verdadeiro cartão-postal da cidade, e nas suas mediações apreciar os diversos barquinhos de pesca. No caminho para o farol ainda é possível ver mosaicos nas paredes das casas e em instalações na areia do artista plástico Bel Borba. A praia possui barracas e quiosques em vários pontos da orla que alugam guarda sol e cadeiras.

Eternizado nos versos de Vinícius de Moraes, o bairro tem “a presença” do artista até hoje. Olha que legal esse roteiro que a gente preparou especialmente para você passar o dia e Uma Tarde em Itapuã. Aaaaah! E mais! Não tem como ir em Itapuã e não comer o acarajé da Cira, um ícone da cidade.

Serviço

Endereço: Itapuã, Salvador – BA, 41610-160 .
Dicionário: baba é como chamamos os jogos de futebol informais, para amadores. Em outros estados é racha, rachão ou pelada.

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
30
Seu bolso
Localização
Salvador - BA 41610-160

Outras experiências

Agenda

28
out
29
out
30
out
31
out
02
nov
03
nov
04
nov
Ver mais em Agenda