10 dias de Praia em Salvador

Salvar nos favoritos
Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi.

Se para relaxar ou praticar esportes, aqui você vai encontrar a sua praia preferida

Salvador é uma cidade solar com praias urbanas perto do burburinho e outras mais tranquilas que tem um visual paradisíaco. Em muitos pontos se formam piscinas naturais, onde é muito tranquilo o banho. Neste roteiro reunimos informações para você curtir 10 dias de praia, cada dia em um local diferente da cidade.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

1. Infraestrutura, mar cristalino, lindo coqueiral, conforto para a família e esporte para surfistas

Barraca do Lôro da Praia do Flamengo. Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi.

Consideradas as praias mais limpas de Salvador, Stella Maris, Flamengo e Pedra do Sal são ladeadas de condomínios, diversas casas de veraneio e hotéis. Possuem uma grande faixa de areia, e são boas opções para quem quer fugir dos tumultos centrais de Salvador. Na areia branca e fofa ficam dispostas várias barracas de praia que são extremamente convidativas para quem está passeando com a família e os amigos.

As barracas baianas são lugares que parecem grandes casas, com estrutura de restaurante e algumas até com lounges, massoterapia, espaço infantil, wi-fi, duchas, ótimas para receber grupos. Com localização privilegiada, com o pé na areia, as barracas e clubes ficam em frente a um dos melhores lugares da praia para a prática do surfe. Além disso, estão a poucos minutos do aeroporto da cidade. Assim, se por acaso você chegar cedinho na cidade via aeroporto, comece o dia na praia e já entre no clima de “verão o ano todo” desta cidade ensolarada. Misture-se.

Serviço
O roteiro “Dicas de 08 paraísos à beira mar em Salvador” vai te ajudar a escolher seu local preferido nestas praias. Divirta-se.

2. Um dia inteiro no bairro eternizado nos versos de Vinícius de Moraes

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O mar calmo de ondas médias da Praia de Itapuã é banhado pelo oceano Atlântico com água esmeralda. Em determinados lugares, existem grandes pedras que formam piscinas naturais. Dependendo do ponto da praia onde você ficar, é possível praticar surfe e outros esportes aquáticos. O bairro tem um calçadão com coqueiros ao longo de toda a orla, que foi toda requalificada. É no calçadão também que fica a famosa estátua da Sereia de Itapuã.

Os visitantes podem conhecer o farol, um verdadeiro cartão-postal da cidade, e nas suas mediações apreciar os diversos barquinhos de pesca. A praia possui barracas e quiosques em vários pontos da orla que alugam guarda-sóis e cadeiras.

Eternizado nos versos de Vinícius de Moraes, Itapuã tem “a presença” do artista até hoje. O bairro mais musical de Salvador também é sede do Bloco Afro Malê Debalê, das Ganhadeiras de Itapuã, tem rodas de samba tradicionais, além de ter um dos acarajés mais icônicos da cidade, o Acarajé da Cira.

Lugares legais para boas fotos e boas histórias são as estátuas de dois moradores ilustres. A estátua de Dorival Caymmi fica na orla, na altura da Rua Aristídes Milton, 101-115 – Itapuã, Salvador – BA, 41610-160. Já a Praça Vinicius de Moraes, com sua estátua, fica na Rua Palmas de Monte Santo, S/N – Itapuã, Salvador – BA, 41610-820.

Serviço
Preparamos um roteiro para você passar uma tarde em Itapuã.
Endereço: Itapuã, Salvador – BA, 41610-160.

3. Escola de surf e uma das melhores praias para praticar Kite Surfe na cidade

Escola de Surf Armando. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia de Jaguaribe é localizada na foz do rio homônimo e entre as praias de Patamares e Piatã. Com vários coqueiros no decorrer da orla, o calçadão também conta com uma pista para cooper e uma ciclovia. Os visitantes também podem estacionar em frente à praia, e vendedores alugam guarda-sóis aos banhistas. É bastante frequentada, principalmente nos fins de semana, pelos soteropolitanos.

Tem larga faixa de areia, boa para jogar futebol – que aqui se chama “baba” – aproveitando principalmente o espaço que surge durante a maré baixa. O local já sediou campeonatos de vários esportes, entre eles o surfe. O mar de cor verde tem ondas bem fortes e é lá que estão as principais escolinhas de surfe e de kite surfe da cidade.

A “Terceira Ponte”, em Jaguaribe, é um dos melhores lugares para se praticar o kite, principalmente entre os meses de setembro até fevereiro, quando predomina o vento nordeste, excelente para a prática do esporte.

Dicionário: baba é como chamamos os jogos de futebol informais, para amadores. Em outros estados é racha, rachão ou pelada.

4. Perfeita para família e para a prática de esportes no mar

Praia de Piatã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia de Piatã está situada coladinha à Itapuã. Em 2015 Piatã ganhou uma nova orla, implantação do paisagismo com recomposição da área de restinga, que foi ampliada com o recuo da área pavimentada, além da área para eventos com espaço para instalação de palco. Além disso, foi disponibilizado parque infantil, equipamentos para ginástica, ciclovia e estrutura com edificação de apoio para as atividades dos pescadores.

A Praia de Piatã é conhecida pelos turistas e moradores que curtem praticar esportes no mar. Segundo o Campeão Mundial de Surfe, Armando Daltro, a indicação para quem quer começar a praticar é com certeza as praias de Jaguaribe e Piatã. Essas são melhores para iniciação, sendo as mais seguras e onde as ondas têm a melhor formação para esse nível de surfistas. Armando tem outras dicas de surf em Salvador neste link.

Esta praia é igualmente boa para famílias, pois tem uma área nas pedras que formam pequenas piscinas naturais. É ideal para crianças pequenas, com possibilidade de ver peixinhos devido às águas cristalinas.

Serviço
Uma das entradas para a praia foi construído um estacionamento em frente ao mar que é muito importante para os banhistas que visitam a região.

5. Praia de mar agitado e areia badalada!

Praia do Buracão. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia do Buracão é aquela praia que os jovens descolados da cidade frequentam. A faixa de areia não é extensa, o mar não é calmo, mas o clima dos frequentadores é o diferencial: parece que todo mundo se conhece! Tem um paredão cheio de grafites, mosaicos em espelhos e a escadaria de acesso tem uma arte de Iemanjá nos degraus. Rola de alugar um guarda-sol e passar a tarde olhando para o mar.

Ali tem o badalado Blue Praia Bar e o Terraço Blue, bem legais para uma comidinha e um drink no final da tarde. Saindo de lá, duas dicas são o restaurante Dona Mariquita ou um dos tabuleiros mais famosos da cidade, o acarajé da Cira.

Serviço
Endereço: Rio Vermelho, Salvador-BA, 41940-360

6. Perfeita para a diversão, prática de esportes e passeios culturais

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

As praias da Barra são conhecidas por sua diversidade de público, por ter o Museu Náutico – mais conhecido como Farol da Barra – e por ser o circuito mais famoso do Carnaval de Salvador. A orla é tomada de esportistas na ciclovia andando de bicicleta, correndo, caminhando, andando de skate ou de patins. Nas areias tem ambulantes credenciados que vendem do queijo coalho ao picolé “capelinha”, tradicional por aqui. Também tem serviços de aluguel de guarda-sóis e cadeiras.

São faixas de areia distintas: Porto da Barra, Praia do Farol da Barra e Praia do “Barravento”. A mais próxima do Centro, Porto da Barra, é conhecida por suas águas limpas e “areia badalada”. É indicada para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe, caiaque, canoa havaiana e SUP.

Seguindo pela orla, próximo ao Farol, na praia da Barra, formam-se piscinas naturais na maré seca. Outros atrativos são o belo pôr do sol e a iluminação noturna, garantindo o movimento até mesmo depois que o sol se põe.

Se você procura por uma praia dentro da cidade, com ondas fortes e boa qualidade de água, a mais indicada para surfistas avançados é a praia Barravento (na Barra Avenida, entre o Cristo e o Farol da Barra, mais próxima ao Morro do Cristo, ao lado do restaurante Barravento). Não é indicada para iniciantes ou intermediários.

No Morro do Cristo, localizado entre a praia da Barra e a praia de Ondina, também tem uma pequena e escondida faixa de areia. O morro é assim conhecido por ter uma estátua do Cristo posicionada lá no alto onde em 2018 foi instalada uma tirolesa. O equipamento possui 110 metros de percurso e 15 de altura.

Sugerimos o roteiro “06 dicas fantásticas para passar o dia na Barra”. Tá massa!

7. Tesouro escondido. Uma exposição de arte a céu aberto

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No pé da Avenida Contorno, coladinho ao Bahia Marina, tem uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. Lá está a Prainha do Mam – Museu de Arte Moderna da Bahia, a sensação do momento, frequentada por moradores, turistas e principalmente jovens descolados, o que transformou a faixa de areia num dos points de maior burburinho dos últimos tempos. Coisas de Salvador! Onde mais você iria achar uma praia dentro de um museu, não é mesmo?!

A praia está dentro do Parque de Esculturas e tem uma das mais belas vistas para a Baía de Todos os Santos. O local exibe trabalhos dos artistas plásticos Carybé, Mário Cravo, Mestre Didi, Tunga e Juarez Paraíso. Por ter uma pequena extensão de terra, a prainha também é sujeita a lotação. Atenção, banhistas! Lembrem-se que nesta praia existem peças de grande valor artístico e cultural! Vamos cuidar do nosso patrimônio!

Serviço
Endereço: Avenida do Contorno, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40060-075
Não existe estacionamento.

8. Águas tranquilas, pontos turísticos e um pôr do sol deslumbrante

A Praia da Boa Viagem é localizada no bairro homônimo em Salvador, na Cidade Baixa. Nela encontra-se a Igreja da Boa Viagem, construída durante o século XVIII. É famosa principalmente por ser o ponto de chegada da Procissão Marítima do Bom Jesus dos

Navegantes, que acontece no primeiro dia do ano.
Ali do lado é a Praia do Meio, coladinha à Praia de Boa Viagem, de onde pode-se facilmente ter uma vista panorâmica da costa. Além de águas bem tranquilas, sem ondas, tem barracas na areia com petiscos e bebidas.

O Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, sede do Museu das Armas, e o Farol da Ponta do Humaitá, também conhecido com o Farol dos Namorados, são ali pertinho. Ambos costumam lotar de turistas quando o sol se põe. Vale ir para terminar seu dia de praia em alto astral vendo o pôr do sol.

No roteiro “O melhor pôr do sol da cidade”, tem várias dicas valiosas para curtir um dia inteiro por lá.

9. O Caribe Baiano

Praia São Tomé De Paripe Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

O Subúrbio de Salvador impressiona pelas belezas naturais. A Praia de São Tomé de Paripe tem águas calmas e mornas, vindas da Baía de Todos os Santos, e o local está bem aconchegante, com ambulantes organizados e espaço para estacionamento ao longo da orla. A praia é rodeada de barzinhos e restaurantes e o movimento é bem grande aos finais de semana, principalmente pelos moradores da região.

São Tomé do Paripe está situada bem ao extremo sul do litoral de Salvador. O mar tranquilo e raso é ideal para quem não é um bom nadador e para crianças, e também para os praticantes de esportes náuticos, como windsurfe, esqui aquático e caiaque. O “Caribe Baiano” tem um pequeno cais na ponta da praia de onde partem diariamente embarcações com destino à Ilha dos Frades e à Ilha de Maré, dentro da Baía de Todos os Santos.

Serviço
Localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para chegar na praia de São Tomé de Paripe é preciso seguir pela BA 528, popularmente chamada da estrada do Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (DERBA). Outra opção é seguir pela BR-324, pelo viaduto de Águas Claras. A estrada é sinalizada, mas fique atento aos redutores de velocidade, pois as estradas cortam bairros do Subúrbio.

Dali para as ilhas – Para chegar às praias das ilhas, um barco direto de São Tomé de Paripe custa a partir de R$ 5,00. Consulte os outros valores e rotas no local.

10. A Bandeira Azul é nossa!

Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades. Salvador, Bahia. Foto: Fábio Marconi.

A Ilha dos Frades é um verdadeiro paraíso e suas águas quentes e sem ondas são extremamente convidativas. O lugar é tão incrível que a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe tem Bandeira Azul, um selo internacional dado a lugares que cumprem requisitos de bem-estar, estrutura e respeito ao meio ambiente. Apenas cinco praias do Brasil receberam este símbolo de preservação!

O que já era um passeio lindo na Baía de Todos os Santos agora se tornou imperdível! A praia é linda e, no cume da montanha, um mirante e a igrejinha de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses no séc. XVII, fazem do passeio completo. A faixa de areia de Ponta de Nossa Senhora é toda organizada com sombreiros coloridos, tendo serviço de comidas, bebidas, guarda-sóis e cadeiras. Para um almoço dos deuses e deusas, nossa dica é o Restaurante da Preta. Os pratos são uma explosão de sabores.

Preparamos um roteiro completo pela ilha dos Frades – “Baía de Maravilhas”, com todas as dicas.

Serviço
Importante saber que os visitantes pagam uma taxa de R$ 10,00 para entrar na ilha e o cais (terminal marítimo desta praia) fica aberto das 9h às 16h.

Como chegar
Adval Viagens e Turismo
www.advalturismo.com.br
Telefone: (71) 3328-0332 / 3329 4834 / (71) 98802 1375
A Adval Viagens e Turismo é uma agência de receptivo local de competência profissional comprovada no mercado turístico nacional como também no receptivo internacional. Oferece passeios para as Ilhas dos Frades e de Itaparica e por toda Salvador, mostrando sua história e suas belezas naturais.

 


Lôro Stella Maris. Praia de Stella Maris. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
81
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

20
out
21
out
22
out
23
out
24
out
26
out
27
out
Ver mais em Agenda