A Novidade

Salvar nos favoritos

O bar dos grafiteiros que vem dando o que falar na Comunidade do Solar do Unhão

Bar A Novidade. Solar do Unhão, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O mais novo bar da praia do Solar do Unhão vive um burburinho! A Novidade, apelidada também como “Bar dos Grafiteiros” serve vários tipos de petiscos, a cerveja está sempre muito gelada e tem acesso direto com o mar. Para completar, as boias fazem o maior sucesso com a criançada e com os adultos também, que não perdem a oportunidade de fazer várias fotos.

O grande lance do bar é o clima praiano, excelente para quem for curtir a praia, ficar no mar brincando com as boias ou sentar na mureta e apreciar a vista que é de cair o queixo. Se você quiser fazer sua refeição com mais conforto, também tem mesas na laje. Lá tem aquele clima de férias, tem sempre gente chegando ou saindo e a vibe está sempre nas alturas.

Bar A Novidade. Solar do Unhão, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O prato que mais faz sucesso é a costelinha suína com molho barbecue, mas o peixe frito cai como uma luva, já que fica de frente pro mar. Se você for fã de moqueca, lá também tem esta opção, mesmo não sendo o carro chefe da casa. Outra super dica é que toda segunda-feira rola a “Rabada da Rita”. Rita de Cássia é moradora da comunidade e a rabada que ela faz é deliciosa, fazendo sucesso entre moradores e visitantes.

“Sem dúvida, a costela é o que a galera mais curte. Já as segundas, estamos chamando de ‘Segunda-feira gordinha do Solar’, em alusão à famosa ’Segunda-feira Gorda‘ que acontece na Ribeira”, quem conta é Júlio Costa, um dos idealizadores do bar.

Bar A Novidade. Solar do Unhão, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Quem está na linha de frente são os grafiteiros, Júlio Costa e Prisk Marcos. Prisk, além de grafiteiro, é cozinheiro e, junto com Júlio, idealizou e assumiu a administração do bar. Antes de se tornar A Novidade, ali era o Bar Yemanjá, de Juninho, morador da Comunidade do Solar do Unhão que teve um problema de saúde e passou o bar para Júlio e Prisk.

A Novidade e o MUSAS

Tanto Júlio como Prisk moram na Cidade Baixa. Júlio é da Ribeira e Prisk é nascido e criado na Massaranduba, mas hoje mora na Ilha Amarela. Os dois chegaram no Solar do Unhão junto com outro grafiteiro, o Bigode, com grande trabalho dentro e fora de Salvador. Os três começaram o MUSAS, um projeto de cultura que está enraizado na comunidade há pelo menos 10 anos.

“A gente sempre foi ativo aqui, fazendo as festas, as atividades, ativando os comércios como, por exemplo, o de Dona Suzanna, que a gente divulgou, fez toda a parte de marketing dela na internet. E hoje estamos aqui nesta empreitada, que não deixa de ser um projeto cultural também, mais uma extensão do que tange o MUSAS”, conta Júlio.

Saiba mais sobre esse projeto

O bar abriu em uma data simbólica: 08 de dezembro de 2019, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia – Padroeira Excelsa e Única do Estado da Bahia. Dia também do aniversário do avô de Júlio, que coincide com a data de seu falecimento, aos 80 anos. “Então, pra mim, é um dia especial”, diz Júlio.

Quem faz parte dessa equipe: a cozinheira é a Rita de Cássia; Beatrice telles e Nanda Rachell estão sempre por ali e são as responsáveis pelas redes sociais; Grazzy Santos cuida da parte de contas; e a família de Rita também dá aquela força. No mais, todos os amigos grafiteiros da dupla, assim como os pescadores da região, chegam no bar com um sentimento de pertencimento inacreditável, como se o bar realmente fosse de todos. Muito legal!

“Tanto é, que a gente diz que o bar ainda vai ser inaugurado, que está no processo de teste, de pesquisa, de brincadeira, de experimento, e transformando as coisas ao redor. Isso é o mais importante”, explica Júlio.

Serviço

A Novidade
Instagram: @anovidade.solar
@ilovemusas
Endereço: Praia do Solar do Unhão
Funcionamento: segunda e de quarta a domingo, das 10h às 20h. Não abrem na terça-feira. Dias de chuva só abrem na parte da tarde.
Telefone: (71) 992342248 / 98292-0672
Importante: aceitam cartões
Acessibilidade: tanto indo pela praia como por dentro da comunidade, o caminho apresenta desníveis, escadas e vias estreitas. Dentro do bar é pequeno, com pouca circulação. As áreas externas são em desníveis e apresentam degraus.

Bar A Novidade. Solar do Unhão, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
16
Seu bolso
Localização
Av. Contôrno, s/n - Dois de Julho, Salvador - BA, 40301-110

Outras experiências

Agenda

03
abr
04
abr
05
abr
06
abr
07
abr
08
abr
09
abr
10
abr
11
abr
12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
18
abr
19
abr
20
abr
21
abr
22
abr
23
abr
24
abr
25
abr
26
abr
27
abr
28
abr
29
abr
30
abr
01
Maio
02
Maio
16
ago
08
dez
Ver mais em Agenda