Temporada dos Cruzeiros

Salvar nos favoritos

Há 72 anos, no dia 5 de agosto de 1946, Pierre Verger (1902-1996) chegou à Bahia, vindo de navio do Rio de Janeiro. Verger, que era fotógrafo, etnólogo e antropólogo francês, percorrera os cinco continentes e era apaixonado pela cultura africana e afro-americana. Chegou ao Nordeste sem intenção de ficar, igualmente como em todos os lugares por onde passou no mundo. As coisas começaram a mudar no dia em que Verger desembarcou aqui. Enquanto a Europa vivia o pós-guerra, em Salvador era tudo tranquilidade. Ele foi logo seduzido pela hospitalidade e riqueza cultural que encontrou na cidade e acabou ficando. O amigo antropólogo Roger Bastide o orientou na descoberta da Bahia, e Verger havia lido Jubiabá de Jorge Amado, o que aumentou ainda mais a sua curiosidade.

“Mas, vou declarar que uma das razões da minha chegada aqui é em grande parte do fato de ter lido, antes da guerra, Jubiabá, de Jorge Amado. Fiquei encantado com o livro. Confesso que a reação que tive ao chegar foi até mais forte”. Trecho tirado da Revista Exu, entrevista de Pierre Verger para Claudius Portugal.

Foto: Uiler Costa

Nos dias atuais, quantas histórias de quem se apaixona pela cidade já não aconteceram? De pessoas que, assim como Verger, chegaram aqui de navio e gostaram tanto que ficaram, ou voltaram inúmeras vezes. Quase completamente cercada pelo mar, Salvador é uma península. Da Barra para cima, Oceano Atlântico. Da Barra pra baixo, a exuberante Baía de Todos os Santos. Essa condição geográfica permite que estejamos na rota de cruzeiros nacionais e internacionais.

Temporada de Cruzeiros. Porto de Salvador Comércio. Foto: Amanda Oliveira.

O Porto de Salvador possui historicamente o terceiro maior número de escalas de navios de cruzeiros marítimos dentre os Portos do Brasil e tal posição corrobora com a atratividade turística, multicultural, exuberante arquitetonicamente e diversa em belezas naturais. A temporada de navios vai de novembro até abril e, segundo Gustavo de Andrade Santos, Gerente de Unidade da CONTERMAS, até 2019 estão previstas 50 escalas e estima-se que 160.000 “cruzeiristas” visitarão a cidade neste período.

Temporada de Cruzeiros. Porto de Salvador Comércio. Foto: Amanda Oliveira.

A localização do Terminal Marítimo de Cruzeiro é privilegiada: dá acesso ao famoso Centro Histórico de Salvador em menos de 10 minutos. Para quem for direto para a Igreja do Bonfim, o percurso não levará mais do que 30 minutos e para a Barra, está distante um pouco mais de 6 quilômetros. Samy Furtado, Tour Escort na empresa MSC Cruzeiros, conta que os clientes montam seus grupos de turismo dentro dos navios, através das “tour magazines”, revistas com as descrições de cada excursão ou pelo site da empresa MSC.

“Cerca de 1000 passageiros conhecem Salvador desta maneira, procurando as agências internas dos navios”, diz Samy.

No Terminal, o quiosque GROU Turismo é a agência oficial em terra e faz as vendas apenas no local, você não pode comprar pela internet. Marilda Duarte, atendente do quiosque, explica que os roteiros são pré-desenhados, e ao formar os grupos, a agência cuida de tudo: “O serviço tem um carro esperando com um guia para acompanhar o grupo, e todos já saem com a identificação (uma pulseira), deixando o nome e o número da cabine”. Nos dois exemplos, tanto da agência do navio quanto a GROU, os passeios mais procurados são: Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Centro Histórico e praias de Stella Maris.

Temporada de Cruzeiros. Porto de Salvador Comércio. Foto: Amanda Oliveira.

Além disso, tem os guias externos que o visitante pode escolher por conta própria. Esses profissionais ficam de prontidão na saída do Terminal. Mas se você é daqueles que não se encaixa em nenhum desses exemplos, ou porque já veio à cidade algumas vezes ou porque não curte muito esse lance de passear em grupo, temos algumas dicas para conhecer a cidade com um outro olhar. São os roteiros: “Uma tarde em Itapuã”, “Um dia de sol com a família”, “Uma tarde na Cidade Baixa”, “Muito charme no Carmo”, e não poderia faltar “Pierre Verger pela cidade”. Se estiver com preguiça de fazer muitas coisas, pegue o Plano Inclinado Gonçalves ou o Elevador Lacerda (é possível ir andando para ambos do Terminal Marítimo) e vá para a Casa do Carnaval. Imperdível!

Temporada de Cruzeiros. Porto de Salvador Comércio. Foto: Amanda Oliveira.

Existem vários tipos de navios, assim como existem vários tipos de passageiros. Os Navios Hotéis, por exemplo, são embarcações bem menores, onde o público é composto em sua quase totalidade por estrangeiros de alto poder aquisitivo. Neste caso, o tripulante é dono da cabine, não se compra um pacote de cruzeiro. Funciona assim: o navio fica navegando pelo mundo e você pode a qualquer momento escolher um porto e embarcar. Já nos navios grandes, o Fantasia e o Poesia por exemplo, o público é predominantemente brasileiro, sendo estes quase 90% dos passageiros. Também tem o Navio Escola, apenas de universitários, e sua totalidade é estrangeira.

Em dezembro (02), Salvador recebeu o maior navio de cruzeiros da história do Brasil. Recém-inaugurado na Itália, o MSC Seaview tem capacidade para 5.179 passageiros, possui 11 tipos de cabines, seis restaurantes especializados, sete shows diferentes e tirolesa com mais de 100 metros. O transatlântico foi inspirado no conceito de ‘’casa de praia’’, e sua estrutura impressiona pela arquitetura inovadora com 323 metros de comprimento. O MSC Seaview aportará na capital baiana por dez vezes nesta temporada, sendo a última no dia 2 de abril.

Cruzeiro. Terminal Marítimo.

Outro ponto forte no fluxo de passageiros na cidade é o Carnaval de Salvador – que aqui escrevemos com letra maiúscula mesmo, tamanha a importância desta época do ano para a cidade. Tudo muda quando esses navios chegam. Luiz Augusto Brito, Supervisor de Operações e Segurança Portuária do Terminal de Passageiros, conta que antigamente era muito comum terem navios de festas, comemoração de formatura, etc. Essa característica foi mudando, mas os navios de carnaval, esses permanecem firmes e fortes. “Até o público muda. Carnaval as pessoas vêm para curtir, mas para curtir mesmo”, Luiz enfatiza.

Temporada de Cruzeiros. Porto de Salvador Comércio. Foto: Amanda Oliveira.

Os navios do resto da temporada ficam atracados uma média de 10 a 12 horas. Já os navios de carnaval têm permanência mais longa, normalmente chegam no sábado e só vão embora na terça ou até na quarta-feira de cinzas. E se você acha que as pessoas dormem em hotéis pela cidade, engano seu. Todos os tripulantes voltam todos os dias/noites para o navio. Detalhe: está escrito “dias/noites” porque muitas vezes os tripulantes voltam só no dia seguinte pela manhã. “(Nesta época) é um tal de sair fantasiado de Batman e voltar de Robin, vai de Homem Aranha e volta de Mulher Maravilha. Um cidadão já se jogou na máquina de raio-x “, brinca Luiz.

Furdunço 2017 – Foto: arquivo da Prefeitura

Ele conta que, durante o carnaval, a segurança é reforçada, a Polícia Federal fica de prontidão e todos são instruídos a manter a organização. Mas manter o sorriso no rosto e a tranquilidade para lidar com os foliões são quesitos necessários para prosseguir com os trabalhos, mesmo com a euforia da população. São montadas algumas estruturas no andar de cima do Terminal, como entrega de abadás, customização e tudo que auxilie o folião durante a estadia. São poucos os visitantes que contratam passeios turísticos, então a atenção é voltada para as pessoas desembarcarem e já saírem com tudo que elas precisam para curtir em segurança.

No carnaval, a grande maioria das pessoas que tripulam estes navios, são brasileiros e um público jovem. Daniele Lima Leão Vieira, intérprete do receptivo, conta que teve um ano em que dois dos navios atracados colocaram também Djs tocando dentro do navio, com festas em cada um deles, então era carnaval também em alto mar. “Durante os dias que se passaram, os navios buzinavam um para o outro. Agora imagine a festa que esse terminal não estava?”, Daniele relembra.

FUZUÊ , uma folia linda e com gostinho dos velhos tempo! Foto: Arquivo da Prefeitura

Salvador é mesmo uma cidade mágica e tem coisas que só acontecem na Bahia. Seja lá qual for sua nacionalidade ou lugar do Brasil de onde você esteja vindo; se é jovem ou se já tem a cabeça branca; se veio pela cultura, pela música, pelas praias ou pela folia; se é de bater perna o dia todo ou se é mais contemplativo, você definitivamente vai achar ‘A’ cidade para você. Pode ser o batuque que emana a cada esquina ou as pessoas que nela vivem, mas a verdade é que Salvador é uma experiência curiosa e intensa. Misture-se a ela.

Importante

O Terminal de desembarque não é aberto ao público. Os autorizados a entrar são: passageiros que estão embarcando ou desembarcando, pessoas que estão trabalhando no navio, nos quiosques ou a equipe do próprio terminal, além dos órgãos fiscalizadores.

Quando um navio tem embarque, há uma divisão nos andares, sendo o check-in (embarque) no andar de cima e o desembarque no andar de baixo. O passageiro chega lá em cima, faz o check-in, despacha a mala e embarca. Então, se você vai se encontrar com alguém que mora em Salvador, vai ter que sair do terminal e combinar o encontro lá fora.

Temporada de Cruzeiros. Porto de Salvador Comércio. Foto: Amanda Oliveira.

Quiosque receptivo dos turistas com intérpretes – Lá os passageiros encontram mapas e revistas sobre a cidade, pontos turísticos, gastronomia e também telefones úteis. Eles podem te ajudar a solicitar um táxi ou a entrar em contato com a Polícia Federal. Lá dentro existem quiosques vendendo artigos como jóias, roupas e souvenirs.

Os horários de funcionamento variam de acordo com as chegadas dos navios. O Terminal só funciona enquanto os navios estão atracados.



Experiências em Salvador

Experiências em Salvador

Agenda

17
Dez
18
Dez
19
Dez
20
Dez
21
Dez
22
Dez
23
Dez
24
Dez
25
Dez
26
Dez
27
Dez
28
Dez
29
Dez
30
Dez
31
Dez
01
Jan
02
Jan
03
Jan
04
Jan
05
Jan
06
Jan
08
Jan
10
Jan
11
Jan
12
Jan
13
Jan
14
Jan
15
Jan
16
Jan
17
Jan
18
Jan
20
Jan
22
Jan
25
Jan
26
Jan
27
Jan
28
Jan
29
Jan
30
Jan
31
Jan
01
Fev
02
Fev
03
Fev
07
Fev
08
Fev
09
Fev
10
Fev
11
Fev
14
Fev
15
Fev
17
Fev
21
Fev
22
Fev
23
Fev
24
Fev
26
Fev
27
Fev
01
Mar
02
Mar
03
Mar
04
Mar
05
Mar
11
Mar
12
Mar
13
Mar
01
Abr
02
Abr
03
Abr
10
Nov
18
Nov
Ver mais em Agenda