Salvador por Soteropolitanos: da Vitória à Barra

Salvar nos favoritos
Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

Websérie percorre Salvador mostrando experiências com o olhar dos próprios soteropolitanos

Praia, gastronomia e arte

Salvador por Soteropolitanos te leva pela cidade te mostrando pequenas-grandes experiências diárias. Percorremos várias localidades como Pelourinho, Barra, Itapuã, Cidade Baixa, Rio Vermelho e Subúrbio, conhecendo pessoas e a relação de cada um com a cidade e, assim, descobrindo (ou redescobrindo) esta bela Salvador.

Salvador por Soteropolitanos

O que queremos é te inspirar e fazer com que, depois de assistir, você pegue sua máscara e o álcool 70° e vá conhecer sua própria cidade. Se você não é daqui, faça este passeio com o olhar dos próprios soteropolitanos. Neste roteiro, vamos com você pelo Corredor da Vitória até a Barra. Reunimos aqui todas as dicas e informações importantes para um turismo consciente.

“Cada onda que bate na pedra torna a cidade um pouquinho diferente. Salvador vai na batida do mar, do tambor, do peixe que cai na minha rede. Aqui não tem um dia igual ao outro”, conta Galego, pescador.
Galego pesca nas águas em frente à Vila Brandão, e está neste segundo episódio da websérie.

Vamos nessa

Paulo Darzé Galeria

Paulo Darzé Galeria. Corredor da Vitória. Salvador, Bahia. Foto: Andrew Kemp.

Efervescência artística em Salvador, esta galeria é dedicada exclusivamente à arte contemporânea baiana e brasileira nas suas mais variadas expressões, linguagens e técnicas, apresentando mostras permanentes do acervo, exposições temporárias, individuais e coletivas.

Paulo Darzé Galeria

Possui um acervo extenso e uma livraria especializada em livros de artes. Para saber a programação das exposições temporárias, mostras permanentes e outras informações sobre os artistas, acesse este link.

“A gente tem um circuito cultural, no sentido mesmo de instituições ligadas e voltadas para o sistema tradicional das artes. E a gente também tem uma presença de uma arquitetura muito exuberante, né? Com grandes casarões seculares ainda muito preservados”, conta Thaís Darzé, curadora da Galeria Paulo Darzé

Serviço

Galeria Paulo Darzé
Data: de segunda a sexta, das 9h às 19h; e sábados, das 9h às 13h.
Local: Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória, Salvador.
Contato: (71) 3267-0930
E-mail: paulodarze@terra.com.br

Palacete das Artes

Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

O Palacete abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e de outros países, além de uma loja e o Solar Café. Nos jardins, em meio às árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin. O local é puro charme!

“É um trajeto que vai muito além do que visitar espaços. É dialogar com a cidade, né? É como viajar para um novo lugar. Estabelecer contatos, vivências, e afetos com esses espaços”, diz Janaína Mendes, assessora técnica do Palacete das Artes

Também chamado de “Villa Catharino”, o Palacete das Artes foi o lar do Comendador Bernardo Martins Catharino que, não por acaso, hoje dá nome a dois prédios residenciais no seu entorno. O projeto arquitetônico do imóvel foi idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912.

Serviço

Palacete das Artes
R. da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA, 40150-060
Visitação: terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Tel: (71) 3117-6987

Cantinho da Jô, na Vila Brandão

Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

A Vila Brandão fica ali entre o Corredor da Vitória e o Yatch Clube da Bahia, na Ladeira da Barra. A entrada é ao lado da Igreja da Vitória, coladinho ao Mirante da Mansão Wildberger. Em seu entorno, estão a igreja do Santo Antônio da Barra, o Cemitério Inglês, a ladeira da Barra e no alto está a Igreja da Vitória.

Este é um daqueles lugares que fará você se perguntar: por que não descobri isso antes? Com vista privilegiada para o mar, a Vila é puro alto astral! Você também pode dar um excelente mergulho em um dos píeres, de onde se tem vista para um pôr do sol inesquecível. Leve para o passeio o seu apetite: lá dentro está o Cantinho da Jô, com uma comida gostosa, cheia de sabor e carinho.

O Cantinho da Jô é simples e aconchegante, com uma vista superbacana. Além disso, o preço é justo e acessível. Chegue cedo para conseguir uma mesa com vista para o mar. Após as 14h, pode ter filas.

Para uma refeição perfeita, comece com um caldo de sururu e, se estiver de galera, peça também um peixe frito em posta com feijão fradinho e vinagrete ou uma clássica pititinga. Das ótimas opções de moquecas, nossas sugestões são o catado de aratu com mamão verde, a mariscada ou a de maxixe com banana da terra.

Serviço

Endereço: Vila Brandão – Graça, Salvador – BA, 40130-125
Telefone do Cantinho da Jô: (71) 99103-6024

Igreja de Santo Antônio da Barra

A Igreja de Santo Antônio da Barra já existia no início do século XVII, com possível data de construção entre 1595 e 1600. Ela está no alto da colina, com vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos, com acesso pela Ladeira da Barra.

“E o que muito soteropolitano não sabe, é que ao entrar na Igreja de Santo Antônio da Barra, além de se surpreender com o teto, com a arquitetura, vai encontrar essa vista abençoada do Porto da Barra. E é tudo aberto ao público. Quem quiser, se achegue”, conta Marcos Augusto, jesuíta da Igreja Santo Antônio da Barra.

A fundação da igreja ocorreu na Vila Velha, primeiro assentamento com fins de colonização na cidade. Situado num outeiro, a edificação é em alvenaria de pedra e cal, em nave única, cujo coro tem uma espécie de corredor mais largo que abriga cômodos, na ala esquerda. A sacristia e sala de reuniões ladeiam a capela-mor. A decoração do seu interior é neoclássica.

Serviço

Igreja de Santo Antônio da Barra
Praça Santo Antônio da Barra, 1 – Barra, Salvador – BA, 40130-130
Informações de missas e horário de visitação: (71) 3022-9727

Dois fortes no Porto da Barra

Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

Na enseada mais charmosa e fervida da cidade, também estão dois equipamentos culturais de peso: o Espaço Carybé das Artes e o Museu da Fotografia da Bahia. Cada um em um ponto do Porto da Barra, os espaços possibilitam aliar um dia de descanso nas areias da praia a uma imersão de conhecimento.

“O Forte de São Diogo, juntamente com o Forte de Santa Maria, foram erguidos como estratégia de reforço para o sistema defensivo que já existia por força do Farol da Barra, mais conhecido militarmente como Forte de Santo Antônio da Barra. Você pode vir aqui visitar os nossos espaços culturais, mas pode fazer uma imersão na história e principalmente na história de Salvador”, explica o Capitão Marco Antônio, coordenador dos Fortes.

O Espaço Carybé das Artes é um universo virtual de relevos, texturas e cores. Este Centro Tecnológico, de referência da vida e obra do artista, tem vários recursos de mídia digital e realidade virtual.
Saiba mais neste link.

Espaço Carybé das Artes

Já o Forte Santa Maria abriga o Espaço Pierre Verger, Museu da Fotografia da Bahia. O espaço é dedicado à valorização, reconhecimento e divulgação da fotografia baiana. Além do legado do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger, tem também o trabalho de mais 60 fotógrafos que nasceram ou fixaram residência na Bahia.

“Os espaços são muito importantes, porque eles têm um viés de arte e educação. A cultura baiana é exposta de uma maneira muito delicada. É um olhar diferente para cada personagem baiano, para cada cidadão baiano, para cada rotina baiana”, conta Ana Carla, supervisora de espaços culturais.

Para completar, diariamente, das 18h15 às 19h, imagens do acervo são projetadas através da técnica de vídeo mapping na fachada destes dois Fortes. Tão colorido!!! Lindo, lindo!

Serviço

Espaço Carybé das Artes
Local: Forte de São Diogo, Porto da Barra, Salvador.

Espaço Pierre Verger – Museu da Fotografia da Bahia
Local: Forte de Santa Maria, Porto da Barra, Salvador.

Importante: entrada válida para visita aos dois Fortes.

Contemple Salvador por outro ponto de vista: mergulhe!

Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

Não é só acima do nível do mar que a Bahia encanta! Embaixo d’água, um universo particular, uma plenitude de cores, formações, espécies e… história! Você pode, por exemplo, escolher um mergulho temático pelas embarcações seculares que naufragaram em Salvador ou se maravilhar com a vida marinha de inúmeros pontos de mergulho espalhados pela costa de Salvador.

“O soteropolitano, acredito, conhece um pouco da Praia do Porto da Barra, a parte de cima. E não conhece a riqueza que nós temos aqui. Na minha opinião, é a praia urbana mais linda do mundo. Pouquíssimos lugares têm a biodiversidade que tem aqui no Porto da Barra”, diz Robson Oliveira, instrutor de mergulho

Segundo Robson, não é preciso nem de equipamento autônomo de mergulho. Com uma simples máscara, um snorkel, você consegue desfrutar as belezas do Porto da Barra. Há muitas escolas e operadoras de mergulho em Salvador. Algumas oferecem treinamento e formação de mergulho profissional e outras mergulho recreativo, mergulho livre e mergulho de batismo na praia, recomendável para iniciantes. Saiba mais neste link

Mergulhar é preciso!

Serviço

Galeão Sacramento
Endereço: Av. Sete de Setembro, 3835, Loja 08, Centro Comercial Porto da Barra, Barra, Salvador-BA
Telefone : (71) 3264-2064

UWBahia
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 1601, Loja 4, Pituba, CEP 41.830-050 – Salvador-BA
Telefone: (71) 3248-2250

Bahia Scuba
Endereço: Avenida Lafaiete Coutinho (Av. Contorno), 1010, Bahia Marina – loja 5 – Comércio. Salvador -BA. CEP: 40.015-160
Telefax: (71) 3321.0156 | 3322.0044

Point Pink

Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

Quem passa pela orla do Porto da Barra não tem como não notar um carrinho de cachorro quente completamente rosa. Desde a decoração, os potes, até a própria roupa da dona, tudo é rosa. O Point Pink do Hot Dog existe há 7 anos e já em um clássico contemporâneo de Salvador.

Marcia Cardozo dos Santos, a Pink, tem uma clientela fiel que, além de comer os lanches feitos por ela, não perdem a oportunidade de fazer muitas fotos. Boa comida, com um toque de marketing que só se vê na Bahia.

“Depois de um belo banho de mar, no final da tarde, bate aquela fome. E para onde que a gente vai? Para o Point Pink do Hot Dog, né?! Antes de trabalhar aqui eu sempre visitava (o Porto), sempre vinha pra aqui porque eu acho aqui um lugar muito inspirador”, diz Marcia.

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas. Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.

Este é o Plano de Retomada das Atividades em Salvador. Entenda todos os protocolos de funcionamento neste link.


Salvador por Soteropolitanos. Da Vitória a Barra.

1
2
3
4
5
6
6
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
Ver mais em Agenda