Bar da Mônica

Salvar nos favoritos

Dentro da comunidade da Gamboa de Baixo, comida caseira e uma praia particular

Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No Bar da Mônica, você se alimenta com uma ótima moqueca e ainda está praticamente dentro do mar, em um local com vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. O legal de lá é conhecer os moradores e suas histórias, e não apenas chegar, pedir seu prato, comer, tirar foto e ir embora. Prepare-se, porque essa é uma das melhores experiências que você vai ter em Salvador.

E como já diz no Instagram do bar: “Sejam bem-vindos ao bar-restaurante mais tropical da cidade. Aqui você encontra: cerveja gelada, comida caseira e uma praia particular!”

O restaurante é simples, fica na Comunidade da Gamboa de Baixo, em um píer de cimento, e tem uma escadinha que dá no mar. Frequentemente, há um som bem alto, onde se reúnem moradores, turistas e navegantes. Tem bastante mesas e sombreiros mas, para afastar o calor, só mesmo um bom mergulho no mar entre uma cervejinha e outra.

Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Quem fica à frente da cozinha é Mônica Arcela, moradora da Gamboa há 48 anos. O bar tem aproximadamente 18 anos. “O bar existe desde quando minha mãe era viva, só que ela não vendia cerveja e os tira-gostos que eu vendo. Ela só vendia pastel e apenas aos domingos”, conta.

Depois que a mãe de Mônica faleceu, ela e a irmã começaram a vender cerveja na porta. Não existia bar ainda, era dentro da própria casa delas. Devido à grande procura por tira-gostos, elas resolveram fazer uma feijoada, o primeiro prato, servido apenas aos domingos.

Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

As coisas foram dando certo e, hoje em dia, no Bar da Mônica, os pratos mais vendidos são o peixe frito e as moquecas, que os clientes podem escolher entre as opções de aratu, polvo, camarão, lagosta e até vegana, feita de legumes e banana da terra.

“Recebemos aqui todo o tipo de público para comer. De vegano a não vegano, que hoje tem essa opção para poder atender a todos os gostos”, explica Mônica.

Experimente também uma das entradas como a Carne do Sol ou o Camarão Alho & Óleo. Quase todos os pratos acompanham farofa e salada. De prato principal, indicamos a moqueca de lagosta com camarão e peixe. Outra dica é ficar até o pôr do sol, vai valer cada segundo!

Se você estiver de barco e preferir não aguardar por uma mesa, o restaurante realiza deliveries. Como Mônica recebe muitas embarcações de fora, inclusive vários veleiros que fazem turismo, é só ligar, encomendar e passar a um certo horário ou pegar para levar para comer a bordo. Vem tudo embalado e prontinho para ser consumido.

Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Os ingredientes são bem fresco por lá. Mônica recebe os peixes dos pescadores da própria comunidade, além do polvo e a lagosta. A única coisa que compra fora da Gamboa é o camarão, que vem do Mercado do Peixe, na Água de Meninos, não muito longe dali.

“O mar é tudo para mim, é de onde tiro meu sustento, é a beleza, o encanto, é a maior riqueza que hoje eu tenho em frente ao meu estabelecimento: o mar. Quando eu era criança, minha mãe sentava na beira do muro e pescava. A gente muitas vezes não tinha nada para comer. Ela pegava uma linha de anzol, ia pra ponta do muro com uma jarra de café, pescava para nos alimentar. Então eu tenho muita gratidão pelo mar, por que sempre me sustentou”, lembra Mônica.

Como Chegar

Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Para chegar ao Bar da Mônica, na Gamboa de Baixo, a dica é ir de barco – dá para ir andando por dentro da comunidade, mas, acredite: o “mini” passeio de barco vale muito. A entrada também é pelo MAM. Você deve seguir para a praia de pedras, descendo as escadas onde há uma escolinha de SUP, que está sempre cheia de pessoas legais, já que é um dos points de Salvador na atualidade.

Outra dica valiosa é combinar com a Mônica de alguém da própria comunidade ir te buscar lá pertinho do MAM. Assim, vocês vão juntos, evitando ficar procurando o restaurante. Para pegar o barquinho que te leva até lá, é só ir para a beira da praia. De lá, saem vários. Os preços variam entre cinco e dez reais por pessoa.

E não esqueça que, apesar da brisa do mar, é importante levar chapéu e protetor solar. Ah! Hidrate-se!

Serviço

Bar de Mônica
Instagram: @bardamonica
Funcionamento: 08h às 18h, TODOS os dias!
Rua Barbosa Leal, N°31, Gamboa de baixo, Salvador – BA, 40060-245
Não fazem reservas
Aceitam todos os cartões
Telefone: (71) 3336-9728
Acessibilidade: o acesso mais confortável é de barco, pois, por terra, o caminho tem desníveis. A laje onde fica o bar é plana, com boa circulação. O banheiro é bem pequeno e só se chega subindo escadas.

Bar da Mônica Gamboa de Baixo, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
Rua barbosa leal, N°31 Gamboa de baixo Gamboa de baixo, Salvador - BA, 40060-245

Outras experiências

Agenda

02
abr
03
abr
04
abr
05
abr
06
abr
07
abr
08
abr
09
abr
10
abr
11
abr
12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
18
abr
19
abr
20
abr
21
abr
22
abr
23
abr
24
abr
25
abr
26
abr
27
abr
28
abr
29
abr
30
abr
01
Maio
02
Maio
16
ago
08
dez
Ver mais em Agenda