Prainha do MAM

Salvar nos favoritos

Mar cristalino, vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos e obras de arte

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No pé da Avenida Contorno, coladinho ao Bahia Marina, tem uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. Lá está a Prainha do Mam – Museu de Arte Moderna da Bahia, a sensação do momento, frequentada por moradores, turistas e principalmente jovens descolados, o que transformou a faixa de areia num dos points de maior burburinho dos últimos tempos. Coisas de Salvador! Onde mais você iria achar uma praia dentro de um museu, não é mesmo?!

A praia funciona como ponto turístico e área de lazer, já que está dentro do Parque de Esculturas, que, quando inaugurado no final dos anos 90, foi o primeiro espaço cultural do país especialmente planejado para mostra permanente de esculturas ao ar livre. Além disso, tem uma das mais belas vistas para a Baía de Todos os Santos.

O local tem dois trabalhos inéditos feitos pelo artista plástico Carybé pouco antes de sua morte. Um deles é o que dá as boas-vindas antes mesmo de você avistar a praia. Ainda lá em cima, um portal de ferro é a passagem para esta charmosa praia. Cheio de desenhos que remetem às tradições baianas como a puxada de redes, peixes e uma fabulosa Iemanjá, ali definitivamente vai ser sua primeira parada para fotos. O outro é um painel de concreto, lá embaixo, já pertinho do mar.

Além dos trabalhos de Carybé (1911-1997), o Parque conta com outras 20 obras de artistas brasileiros, como Emanuel Araújo, Ivens Machado, José Resende, Mário Cravo, Mestre Didi, Tunga, Juarez Paraíso e Siron Franco, entre outros. As obras de José Resende (uma Vênus esculpida em ferro) e de Tunga (uma trança de aço de oito metros) já foram apresentadas na Bienal de Veneza (Itália). A de Mário Cravo – um Antônio Conselheiro de 3,5 metros – foi construída na década de 60 e exposta na entrada do Teatro Castro Alves.

Apesar de a praia estar situada nas dependências do museu, trata-se de um terreno da Marinha, pertencente à União, cujo acesso é livre para todos. Mesmo assim, o acesso pode estar fechado por causa das frequentes obras no local. Por ter uma pequena extensão de terra, a prainha também é sujeita a lotação. Nossa dica é que você leve o que comer e beber. Mas não se preocupe, tem ambulantes no local, inclusive com aluguéis de cadeiras e sombreiros, mas tem que chegar cedo.

Serviço
Endereço: Avenida do Contorno, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40060-075
Atenção, banhistas! Lembrem-se que nesta praia existem peças de grande valor artístico e cultural! Vamos cuidar do nosso patrimônio!
Não existe estacionamento.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
18
Seu bolso

Outras experiências

Ver Agenda completa
09dez
10dez
11dez
12dez
13dez
14dez
15dez
16dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.