Prainha do MAM

Salvar nos favoritos

Mar cristalino, vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos e obras de arte

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No pé da Avenida Contorno, coladinho ao Bahia Marina, tem uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. Lá está a Prainha do Mam – Museu de Arte Moderna da Bahia, a sensação do momento, frequentada por moradores, turistas e principalmente jovens descolados, o que transformou a faixa de areia num dos points de maior burburinho dos últimos tempos. Coisas de Salvador! Onde mais você iria achar uma praia dentro de um museu, não é mesmo?!

A praia funciona como ponto turístico e área de lazer, já que está dentro do Parque de Esculturas, que, quando inaugurado no final dos anos 90, foi o primeiro espaço cultural do país especialmente planejado para mostra permanente de esculturas ao ar livre. Além disso, tem uma das mais belas vistas para a Baía de Todos os Santos.

O local tem dois trabalhos inéditos feitos pelo artista plástico Carybé pouco antes de sua morte. Um deles é o que dá as boas-vindas antes mesmo de você avistar a praia. Ainda lá em cima, um portal de ferro é a passagem para esta charmosa praia. Cheio de desenhos que remetem às tradições baianas como a puxada de redes, peixes e uma fabulosa Iemanjá, ali definitivamente vai ser sua primeira parada para fotos. O outro é um painel de concreto, lá embaixo, já pertinho do mar.

Além dos trabalhos de Carybé (1911-1997), o Parque conta com outras 20 obras de artistas brasileiros, como Emanuel Araújo, Ivens Machado, José Resende, Mário Cravo, Mestre Didi, Tunga, Juarez Paraíso e Siron Franco, entre outros. As obras de José Resende (uma Vênus esculpida em ferro) e de Tunga (uma trança de aço de oito metros) já foram apresentadas na Bienal de Veneza (Itália). A de Mário Cravo – um Antônio Conselheiro de 3,5 metros – foi construída na década de 60 e exposta na entrada do Teatro Castro Alves.

Apesar de a praia estar situada nas dependências do museu, trata-se de um terreno da Marinha, pertencente à União, cujo acesso é livre para todos. Mesmo assim, o acesso pode estar fechado por causa das frequentes obras no local. Por ter uma pequena extensão de terra, a prainha também é sujeita a lotação. Nossa dica é que você leve o que comer e beber. Mas não se preocupe, tem ambulantes no local, inclusive com aluguéis de cadeiras e sombreiros, mas tem que chegar cedo.

Serviço
Endereço: Avenida do Contorno, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40060-075
Atenção, banhistas! Lembrem-se que nesta praia existem peças de grande valor artístico e cultural! Vamos cuidar do nosso patrimônio!
Não existe estacionamento.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Praia do MAM. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
18
Seu bolso

Outras experiências

Agenda

30
set
01
out
02
out
03
out
05
out
06
out
07
out
Ver mais em Agenda