Pasta em Casa

Salvar nos favoritos

Um dos melhores redutos de comida italiana da cidade

Um restaurante contemporâneo para quem quer conforto e comida saborosa

Pasta em Casa. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Nenhuma matéria, comentários de amigos, release da empresa ou post no Instagram vai ser completo o suficiente para explicar a experiência de comer no Pasta em Casa. Se fôssemos explicar como em uma receita, seriam 3 xícaras de alimentos feitos artesanalmente, 1 tigela de bom gosto, 3 colheres generosas de excelente atendimento, ambiente acolhedor para polvilhar a bancada e “voilá”! Ainda se junta a isso o carisma da mineira Valeska Calazans que te faz sentir em casa só com um sorriso, acompanhada do profissionalismo do paulistano Celso Vieira comandando o time de cozinheiros.

Companheiros nos negócios e na vida pessoal, Valeska e Celso fazem do Pasta em Casa extensão de casa e vivem rodeados de amigos, trazendo à mesa o melhor da culinária italiana da cidade. Se você escolher ir para o almoço, nossa sugestão é começar com Brusquetas frescas no pão da casa antes do prato principal. Siga com a imbatível ilha de massa, em que você pode repetir à vontade três variedades com ou sem carne. A massa queridinha é o ravióli verde de mozarela de búfala ao molho de tomate fresco.

Pasta em Casa. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

“Tem coisas que são inventivas no Pasta em Casa, mas somos uma casa italiana. Eu faço comida italiana clássica e a gente cria algumas coisas, como recheios de ravióli. Mas o ravióli com massa de espinafre e recheio de mozarela é feito há mais de 200 anos na Itália. É um prato ’raiz‘ da gastronomia italiana da Bolonha”, explica Celso Vieira.

Para o jantar, aposte no filet ao molho de cogumelos e risoto de gorgonzola ou o Gnocchi recheado com rabada e molho rôti. Para complementar, harmonize sua refeição com um dos vinhos da ótima carta da casa. Aí é só deixar a energia fluir e curtir o momento. O ambiente é climatizado, tem uma boa trilha sonora e você vai ter vontade de ficar e ficar e ficar…

Mercearia, Pasta em Casa e a Forneria

Pasta em Casa. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Tudo começou lá em 2012, com uma rotisseria italiana, onde as pessoas podiam comprar produtos feitos ali, artesanais, todos à mão, e levar para casa e congelar. Hoje, eles expandiram para uma Mercearia, Padoca, Restaurante e Forneria, já foram eleitos como o melhor Italiano na edição 2018/2019 do prêmio VEJA Comer & Beber Salvador, que elege as melhores mesas da cidade, e você pode sempre esperar outras novidades: criatividade e amor ao que se faz não faltam.

“O Pasta em Casa e a Forneria vêm se transformando em point de um dia inteiro. Estão entrando no cardápio opções veganas e almoços rápidos. No verão de 2020, começamos com um happy hour com sanduíches, entradinhas, um menu todo pensado por Celso para harmonizar com um espumante”, Valeska conta, toda orgulhosa.

Mercearia & Padoca

Mercearia & Padoca do Pasta em Casa. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Situada no térreo, com mesinhas supercharmosas na rua, está a Mercearia do Pasta em Casa, com pães artesanais, massas congeladas, cafés, bolos e ainda abriga uma coleção de produtos batizada de “Garimpo Pasta em Casa”. Com curadoria da própria Valeska Calazans – que, a propósito, trabalhou anos no mundo da moda – tem uma seleção de itens de pequenos produtores, sem conservantes, além de mimos como velas aromatizadas, panos de mesa, bolsas para mercado e bonecas de pano.

“Eu trago coisas do México feitas à mão, Ilha Bela, Rio de janeiro, São Paulo. São pequenas comunidades, sempre nos interiores, vindas de algum projeto social”, conta Valeska.

Entre os produtos que você pode consumir lá ou levar para casa, está o Limoncello Pasta em Casa, uma bebida feita com o melhor álcool de cereais, os melhores e mais frescos limões sicilianos, e que leva setenta dias curando. É realmente espetacular.

Mercearia & Padoca do Pasta em Casa. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Lá é o paraíso das guloseimas. Não deixe de provar a torta toscana de maçã com especiarias, crostata de coco com limão siciliano e também a de gengibre com limão siciliano. Outra delícia é o pão de ló de nozes: uma receita da avó do Celso que fazia os bolos das festas e casamentos da família.

Nossa dica também é ir para o café da manhã, que funciona aos sábados e domingos, das 9h às 11h30. Uma ótima opção são as bandejas compostas por uma salada de frutas, um ovo mexido com pão na chapa, uma bebida quente a base de café e um suco. Já a bandeja “natureba”, troca o ovo por um queijo cotage ou queijo frescal com pão. Também tem os crostõnes que são sanduíches abertos. Um é o vegetariano, com creme de queijos, com abacate, tomate e molho pesto. O outro é um crostone de salmão defumado num brioche, que é um pão adocicado, e coalhada fresca. Os pães todos são feitos na sua frente, em uma cozinha com paredes de vidro.

Mercearia & Padoca do Pasta em Casa. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Para beber, as refrescantes sodas italianas são a melhor pedida. Tem de gengibre, de limão siciliano e de hibisco. A soda é um refrigerante natural, um dos clássicos italianos feito de xarope de alguma essência produzida na casa, completa com água gasosa e gelo. Tem também o lassi que é um iogurte aromatizado, água de flor de laranjeira e cardamomo.

A Forneria do Pasta em Casa

Forneria do Pasta em Casa Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O último a “nascer” foi a Forneria, que abriu suas portas em 2016, no anexo ao Pasta em Casa. Antes, estava sendo planejado para ser uma área de eventos, confrarias, um clube gourmet. Acabou que assa vontade de reunir pessoas em volta de uma boa refeição ficou no seu DNA. Mesas amplas, luz na medida certa e um lindo bar balcão fazem do lugar perfeito para confraternizações.

O centro das atenções é um grande forno a lenha a partir do qual todo o menu foi elaborado e, assim, quase todos os pratos passam pelo fogo Do forno a lenha saem pizzas e alguns pratos. O local oferece uma pizza muito diferenciada, com uma massa compacta e muito sabor.

“A vontade era fazer algo bem ao estilo italiano, mas que agradasse o paladar daqui. O resultado é uma pizza com uma massa robusta feita com farinha italiana, de borda grossa muito crocante e com uma cobertura generosa, onde uma família ou um grupo podem comer e ficarem saciados”, diz Celso.

Já os pratos são, em sua maioria, pensados para serem feitos a lenha, como panines, provoleta, pão de calabresa, filé aperitivo gratinado servido em numa panelinha de ferro, talhada de carne do sol, que passa pelo forno antes de fatiar e, também, cabrito, que é finalizado na lenha.

Forneria do Pasta em Casa Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O bar balcão caprichado é um caso à parte! De lá, saem drinks superbacanas, elaborados com o auxílio luxuoso de Márcio Silva, premiado Bartender do bar Guilhotina (SP). Reúne combinações personalizadas, onde todas as bases são feitas na casa, com muita preocupação com os ingredientes usados. As bebidas são feitas com ingredientes locais, valorizando as coisas produzidas aqui, como gengibre, caju fresco, maxixe e biribiri, sendo os dois últimos usados para perfumar a gin tônica.

Forneria do Pasta em Casa Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Se você curte drinks, conheça o Yemangin: gin com suco de limão taiti, xarope de especiarias, maçã verde e folhas de manjericão, e também o Lampone: vermute tinto, Aperol, Campari, framboesa, xarope de hibisco e espumante seco. E olha que legal: a máquina de gelo veio do Japão, indicada pelo Márcio Silva, e faz um gelo muito compacto que não fica esbranquiçado e demora mais a derreter, não deixando o drink aguado. São cuidados deste tipo que refletem na qualidade de tudo que é servido no Forneria.

Para completar, a decoração é formada por obras de arte e fotografias, funcionando como uma galeria rotativa. Já passaram por lá trabalhos de fotógrafos profissionais, como também uma exposição de fotos feitas por clientes pelo celular.

“Tem perfis em paralelo que frequentam o Pasta: um perfil família no almoço, bem italiano. A gente tentou imprimir este tipo de espírito na casa e conseguimos. Já à noite, fica tudo bem romântico. Também vem grupos de galeras, encontros de amigos”, Celso resume.

Para fechar sua noite com chave de ouro, peça a cheesecake de doce de leite com flor de sal e lascas de amêndoas. Vamos finalizar por aqui, sem palavras suficientes para descrever esse seu futuro novo vício.

Serviço

Pasta em Casa (Mercearia, Padoca, Restaurante e Forneria)
Instagram: @pastaemcasa (https://www.instagram.com/pastaemcasa/ )
Rua Professora Almerinda Dutra 67, Rio Vermelho
Horários
Almoço: de segunda a sexta, das 12h às 15h30. Sábado e domingo, almoço até as 17h.
Jantar no Pasta: terça a domingo, das 19h às 23h30.
A mercearia está aberta diariamente até as 19hs.
Café da manhã na Padoca: sábados e domingos, das 9h às 11h30.
Telefone: (71) 3334-7232
Estacionamento: tem serviço de manobrista. A rua é tranquila, com bastante vagas ao redor.
Acessibilidade: a Mercearia fica no térreo, mesas de fácil acesso com altura tradicional. Para o Restaurante e a Forneria, só há acesso por escada, não há elevador. Restaurante com pouca circulação para cadeira de rodas.
Importante: fique atento às redes sociais deles. Além de tudo, eles são festeiros e promovem uma celebração grandiosa durante a primavera. A Festa de San Gennaro já entrou para o calendário da cidade, celebrando gastronomia italiana em evento gratuito no Rio Vermelho. Imperdível!

Forneria do Pasta em Casa Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
26
Seu bolso
Localização
Rua Professora Almerinda Dultra, 67 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-090

Outras experiências

Agenda

03
abr
04
abr
05
abr
06
abr
07
abr
08
abr
09
abr
10
abr
11
abr
12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
18
abr
19
abr
20
abr
21
abr
22
abr
23
abr
24
abr
25
abr
26
abr
27
abr
28
abr
29
abr
30
abr
01
Maio
02
Maio
16
ago
08
dez
Ver mais em Agenda