Salvador além do Circuito Dodô

Salvar nos favoritos
Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O que fazer nos trajetos da folia sem o Carnaval de Salvador em 2021

Não haverá Carnaval de rua este ano – é verdade este bilhete! – mas, calma, tudo vai passar e essa foi a melhor decisão possível. Com a flexibilização das atividades na capital baiana, de forma parcial, é possível visitar espaços de lazer e matar a saudade da cidade.

Este roteiro é para quem está morrendo de vontade de cair na folia e quer sentir a energia da festa passeando pela cidade. O Visit Salvador da Bahia te leva pelo Circuito Dodô para curtir lugares que você passaria seguindo o trio.

Por que se chama Circuito Dodô

Orla da Barra durante o Carnaval. Foto: arquivo da Prefeitura

Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o Circuito Dodô: Barra-Ondina passa pela orla da Barra e de Ondina. O visual das praias atrai milhares de foliões.

O circuito dura aproximadamente 5 horas. No seu percurso ficam os grandes camarotes do Carnaval e passam atrações famosas, como Leo Santana, Bloco os Mascarados com Margareth Menezes, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, entre outros.

Como surgiu depois do Circuito Campo Grande, é considerado novo. Nesse mesmo local acontecem apresentações no Circuito Orlando Tapajós, criado em 2016: contrafluxo do Circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Pipoco, Furdunço e Fuzuê também fazem a alegria da galera.

Dodô e Osmar formavam uma dupla de músicos. Adolfo Antônio do Nascimento e Osmar Álvares Macedo. A eles, além do trio elétrico, é atribuída a invenção da guitarra elétrica (1942) e da fobica (1950). Depois ainda vieram os encontros na Praça Castro Alves, o Trio Elétrico Espacial (1988), a música Chame Gente (1986).

Circuito Dodô (Barra X Ondina)

Furdunço

Pré Carnaval – Fuzuê

A ciclovia faz exatamente o trajeto dos trios

Novo Normal. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Uma excelente opção de passeio é a orla que vai do Porto da Barra até o Rio Vermelho. O mais legal é que a ciclovia passa exatamente pelo mesmo trajeto dos trios durante o Carnaval (Barra-Ondina) e depois segue até o Rio Vermelho.

Então, alugue uma bicicleta e divirta-se. . Você pode também fazer lindas fotos. Pare no Farol da Barra, no Morro do Cristo e em Ondina. Nessa última parada, vá ali no Monumento As Meninas do Brasil, também conhecidas como As Gordinhas. Tire uma foto com as três esculturas de bronze da artista plástica Eliana Kertész. Depois, siga para o Rio Vermelho, pare no mirante e na Casa de Iemanjá.

Um roteiro de ciclovias para curtir Salvador

Farol da Barra: melhor ponto de encontro no Carnaval (vendo a entrada dos trios)

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Farol da Barra é a entrada dos trios, onde a festa começa. Faz parte do Forte Santo Antônio da Barra. Muito mais do que uma parada obrigatória para selfies, essa fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol.

Segundo o portal da Marinha do Brasil, foi erguido em 1536, sendo a primeira fortificação do país. É um dos principais pontos turísticos de Salvador. . Dá um pulo lá e aproveita para conhecer com calma e relembrar os momentos passados ali em cada Carnaval.

Farol da Barra

Praias para praticar esportes ou para relaxar

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Grande parte do circuito é pela orla, o que torna tudo mais agradável. Mas, diga aí, você já curtiu todas as praias por lá? Tem praias para praticar esportes ou para relaxar, começando pelo Porto, que fica antes da entrada oficial do circuito. É ali que a festa começa a se organizar. As águas mansas e mornas fazem o banho de mar no Porto ser famoso mundialmente.

O Porto da Barra é um dos pontos turísticos da Bahia, com vários hotéis, bares e restaurantes. Queridinha dos moradores e de turistas, a praia parece ter águas que te abraçam a cada mergulho!

Além de aulas de esportes aquáticos, ainda tem o Museu da Fotografia e o Espaço Carybé, um de cada lado da orla: um no Forte de Santa Maria e o outro no de São Diogo. Não deixe de curtir o pôr do sol: é surreal!!! Depois, vá caminhando até o Farol da Barra.

As praias da Barra são conhecidas por sua diversidade de público. A orla é tomada de esportistas: na ciclovia, andando de bicicleta, correndo, caminhando, de skate ou de patins. Nas areias, ambulantes credenciados vendem do queijo coalho ao picolé “capelinha”, tradicional por aqui. Também tem serviços de aluguel de guarda-sol e cadeiras.

São faixas de areia distintas: Porto da Barra, Praia do Farol da Barra e Praia do “Barravento”. Próximo ao Farol, na Praia da Barra, formam-se piscinas naturais na maré seca. A Praia do Cristo fica localizada entre a Praia da Barra e a Praia de Ondina. É assim conhecida por ter uma estátua do Cristo posicionada no alto de um pequeno morro. Nas três praias, o volume de pessoas é menor de terça a quinta.

Praia do Porto da Barra

Praia do Farol da Barra

Museu da Fotografia da Bahia

Espaço Carybé das Artes

Para comer

BRAVO Burger & Beer. FORMOSO. Salvador Bahia. Foto Wilson Filho.

Imaginem aí um Burger Premium de Wagyu/Angus (180g), com queijo reino mineiro, cebolas roxas caramelizadas, bacon crocante e maionese artesanal de mostarda em grãos, ervas finas, limão siciliano e mel. Tudo isso com um delicioso pão australiano. Esse é a “prata da casa”, o BRAVO Burger. Também chama atenção o Carcamano, que leva, entre outros ingredientes, cogumelos caramelizados e uma maionese de gorgonzola, vinho branco e pimenta-do-reino preta. Ou o Fale Sério, com queijo brie e chutney de bacon e maçã verde.

Não à toa, a BRAVO Burger & Beer é considerada uma das melhores do ramo no país, ganhando prêmios conceituados.

BRAVO Burger & Beer

Na mesma vila e de frente para o mar, o Pereira restaurante é a perfeita opção para um drinque e uma bela refeição.

Pereira Restaurante

Sorveteria da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

A Sorveteria da Barra fica no meio do Circuito Dodô. Quando estiver passeando pelo calçadão da orla da Barra, preste atenção em uma loja charmosa e superconvidativa que fica de frente para o mar, próxima ao Morro do Cristo.

Quem visita Salvador não pode deixar de experimentar os diversos gostinhos da Bahia. Lá tem sorvetes de cajá, manga, cupuaçu, coco verde, mangaba, morango da Chapada Diamantina e mais uma dezena de sabores que chamam a atenção de quem chega.

Sorveteria da Barra

Pôr do sol inesquecível

Farol da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

Vir a Salvador e não ver o pôr do sol no Farol da Barra é como vir a Salvador e não comer acarajé! Impossível!. Parafraseando os Novos Baianos, quando o sol se põe vem o farol iluminar as águas da Bahia. É lindo! E dá para assistir a esse fim da tarde dentro do mar que o cerca – em um barquinho ou tomando um bom banho naquelas águas tranquilas – ou sentado na grama ao redor do Farol, de onde as pessoas aplaudem o astro-rei.

Outra ótima opção é subir a torre do Forte Santo Antônio da Barra. O Farol da Barra abriga o Museu Náutico da Bahia. De lá de cima, é possível ver toda a extensão da praia da Barra. Do Cristo ao Porto. É um passeio imperdível!

12 lugares para assistir ao pôr do sol fabuloso de Salvador

Outros Links

Salvador por Soteropolitanos: da Vitória à Barra

Histórias dos bairros de Salvador: Ondina

Uma saudade chamada Porto da Barra

Passeios ao ar livre sem aglomerações

06 dicas fantásticas para passar o dia na Barra

Desacelere! Esporte e lazer com uma vista deslumbrante

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas. Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.

Este é o Plano de Retomada das Atividades em Salvador. Entenda todos os protocolos de funcionamento neste link.


Farol da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
15
Seu bolso
Localização
Largo do Farol da Barra, S/N - Barra, Salvador - BA, 40140-650

Outros Roteiros

Agenda

20
abr
21
abr
22
abr
23
abr
24
abr
26
abr
27
abr
Ver mais em Agenda