
O que fazer nos trajetos da folia sem o Carnaval de Salvador em 2022
Não haverá folia de rua este ano, mais uma vez, o que no começo pode até te deixar triste. Mas aí, você lembra da quantidade de praias que essa cidade tem, do sol, do calor, dessa gente linda e acolhedora e volta a se alegrar.
Para além dos famosos circuitos do carnaval soteropolitano, onde passariam os trios, camarotes, blocos afros e fanfarras, o Visit Salvador da Bahia vai te levar para experiências que você pode curtir qualquer dia, de janeiro a janeiro. Se liga no roteiro.
Você conhece o Circuito Dodô?

Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o Circuito Dodô – Barra-Ondina passa pela orla da Barra e de Ondina. O visual das praias atrai milhares de foliões.
O circuito dura aproximadamente 5 horas. No seu percurso, ficam os grandes camarotes do Carnaval e passam atrações famosas em trios elétricos.
Como surgiu depois do Circuito Campo Grande, é considerado novo. Nesse mesmo local, acontecem apresentações no Circuito Orlando Tapajós, criado em 2016: contrafluxo do Circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Pipoco, Furdunço e Fuzuê também fazem a alegria da galera.
Dodô e Osmar formavam uma dupla de músicos. Adolfo Antônio do Nascimento e Osmar Álvares Macedo. A eles, além do trio elétrico, é atribuída a invenção da guitarra elétrica (1942) e da fobica (1950). Depois, ainda vieram os encontros na Praça Castro Alves, a música Chame Gente (1986) e o Trio Elétrico Espacial (1988).
A ciclovia faz exatamente o trajeto dos trios

Uma excelente opção de passeio é a orla que vai do Porto da Barra até Ondina. O mais legal é que a ciclovia passa exatamente pelo mesmo trajeto dos trios durante o Carnaval (Barra-Ondina) e depois segue até o Rio Vermelho.
Então, alugue uma bicicleta e divirta-se. Você pode também fazer lindas fotos. Pare no Farol da Barra, no Morro do Cristo e em Ondina. Depois, se ainda tiver pique, siga para o Rio Vermelho, pare no mirante e na Casa de Iemanjá e dê um mergulho na praia da Paciência.
Passeio Cultural
Nessa região, existem 3 fortificações, e em cada uma delas você pode fazer passeios culturais interessantes. No Porto da Barra, tem o Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e o Espaço Carybé, um de cada lado da orla: um no Forte de Santa Maria e o outro no de São Diogo. Depois, vá caminhando até o Farol da Barra.
O Farol da Barra parte do Forte Santo Antônio da Barra. Muito mais do que uma parada obrigatória para selfies, essa fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol.
Praias para praticar esportes ou para relaxar

Nada melhor do que um banho de mar para equalizar as energias. Em toda orla, você encontra boas opções. As águas mansas e mornas da Bahia são conhecidas mundialmente e na Barra ainda tem algumas piscininhas naturais.
Nas areias, ambulantes credenciados vendem do queijo coalho ao picolé “Capelinha”. Nossas sugestões são os sabores de amendoim e de cajá.
Para praticar esportes
A orla é também conhecida pela profusão de esportes náuticos. Você sabia que ali fica o Parque Marinho de Salvador? Siiim! Saiba mais neste link.
Para comer & beber

Da Barra até Ondina, é fácil encontrar boas opções de bares e restaurantes. Algumas sugestões são a BRAVO Burger & Beer, considerada uma das melhores do ramo no país, ganhando prêmios conceituados.
Na mesma vila, e de frente para o mar, o Pereira Restaurante é a perfeita opção para um drinque e uma bela refeição.
A Sorveteria da Barra fica no meio do Circuito Dodô. Quem visita Salvador não pode deixar de experimentar os diversos gostinhos da Bahia. Lá, tem sorvetes de cajá, manga, cupuaçu, coco verde, mangaba, morango da Chapada Diamantina e mais uma dezena de sabores que chamam a atenção de quem chega.
Já em Ondina, conheça os restaurantes Di Liana por Lara Allegro, e Alfredo’Ro.
No entorno, também tem outras excelentes opções de restaurantes.
Guia completo de restaurantes de frente para o mar em Salvador
Veja também as dicas dos circuitos Batatinha (Centro Histórico) e Osmar (Campo Grande).