Salvador além do Circuito Dodô

Salvar nos favoritos
Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O que fazer nos trajetos da folia sem o Carnaval de Salvador em 2022

Não haverá folia de rua este ano, mais uma vez, o que no começo pode até te deixar triste. Mas aí, você lembra da quantidade de praias que essa cidade tem, do sol, do calor, dessa gente linda e acolhedora e volta a se alegrar.

Para além dos famosos circuitos do carnaval soteropolitano, onde passariam os trios, camarotes, blocos afros e fanfarras, o Visit Salvador da Bahia vai te levar para experiências que você pode curtir qualquer dia, de janeiro a janeiro. Se liga no roteiro.

Você conhece o Circuito Dodô?

Orla da Barra durante o Carnaval. Foto: arquivo da Prefeitura

Com um percurso de aproximadamente 4,5 km, o Circuito Dodô – Barra-Ondina passa pela orla da Barra e de Ondina. O visual das praias atrai milhares de foliões.

O circuito dura aproximadamente 5 horas. No seu percurso, ficam os grandes camarotes do Carnaval e passam atrações famosas em trios elétricos.

Como surgiu depois do Circuito Campo Grande, é considerado novo. Nesse mesmo local, acontecem apresentações no Circuito Orlando Tapajós, criado em 2016: contrafluxo do Circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra. Pipoco, Furdunço e Fuzuê também fazem a alegria da galera.

Dodô e Osmar formavam uma dupla de músicos. Adolfo Antônio do Nascimento e Osmar Álvares Macedo. A eles, além do trio elétrico, é atribuída a invenção da guitarra elétrica (1942) e da fobica (1950). Depois, ainda vieram os encontros na Praça Castro Alves, a música Chame Gente (1986) e o Trio Elétrico Espacial (1988).

Circuito Dodô (Barra X Ondina)

Furdunço

Pré Carnaval – Fuzuê

A ciclovia faz exatamente o trajeto dos trios

Novo Normal. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Uma excelente opção de passeio é a orla que vai do Porto da Barra até Ondina. O mais legal é que a ciclovia passa exatamente pelo mesmo trajeto dos trios durante o Carnaval (Barra-Ondina) e depois segue até o Rio Vermelho.

Então, alugue uma bicicleta e divirta-se. Você pode também fazer lindas fotos. Pare no Farol da Barra, no Morro do Cristo e em Ondina. Depois, se ainda tiver pique, siga para o Rio Vermelho, pare no mirante e na Casa de Iemanjá e dê um mergulho na praia da Paciência.

Um roteiro de ciclovias para curtir Salvador

Passeio Cultural

Nessa região, existem 3 fortificações, e em cada uma delas você pode fazer passeios culturais interessantes. No Porto da Barra, tem o Espaço Pierre Verger de Fotografia Baiana e o Espaço Carybé, um de cada lado da orla: um no Forte de Santa Maria e o outro no de São Diogo. Depois, vá caminhando até o Farol da Barra.

O Farol da Barra parte do Forte Santo Antônio da Barra. Muito mais do que uma parada obrigatória para selfies, essa fortificação abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta com um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol.

Museu da Fotografia da Bahia

Espaço Carybé das Artes

Farol da Barra

Praias para praticar esportes ou para relaxar

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Nada melhor do que um banho de mar para equalizar as energias. Em toda orla, você encontra boas opções. As águas mansas e mornas da Bahia são conhecidas mundialmente e na Barra ainda tem algumas piscininhas naturais.

Conheça as 06 piscininhas naturais mais lindas de Salvador

Nas areias, ambulantes credenciados vendem do queijo coalho ao picolé “Capelinha”. Nossas sugestões são os sabores de amendoim e de cajá.

O picolé Capelinha

Para praticar esportes

A orla é também conhecida pela profusão de esportes náuticos. Você sabia que ali fica o Parque Marinho de Salvador? Siiim! Saiba mais neste link.

Mergulho no Parque Municipal Marinho da Barra

Mergulhar é preciso!

Canoa Havaiana

SUP na Baía de Todos os Santos

As melhores praias para surfar em Salvador

Para comer & beber

BRAVO Burger & Beer. FORMOSO. Salvador Bahia. Foto Wilson Filho.

Da Barra até Ondina, é fácil encontrar boas opções de bares e restaurantes. Algumas sugestões são a BRAVO Burger & Beer, considerada uma das melhores do ramo no país, ganhando prêmios conceituados.

BRAVO Burger & Beer

Na mesma vila, e de frente para o mar, o Pereira Restaurante é a perfeita opção para um drinque e uma bela refeição.

Pereira Restaurante

A Sorveteria da Barra fica no meio do Circuito Dodô. Quem visita Salvador não pode deixar de experimentar os diversos gostinhos da Bahia. Lá, tem sorvetes de cajá, manga, cupuaçu, coco verde, mangaba, morango da Chapada Diamantina e mais uma dezena de sabores que chamam a atenção de quem chega.

Sorveteria da Barra

Já em Ondina, conheça os restaurantes Di Liana por Lara Allegro, e Alfredo’Ro.

Lara Allegro

Alfredo’Ro Restaurante

No entorno, também tem outras excelentes opções de restaurantes.

Guia completo de restaurantes de frente para o mar em Salvador

Carvão Restaurante

Veja também as dicas dos circuitos Batatinha (Centro Histórico) e Osmar (Campo Grande).

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas. Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.

Para entrar nos estabelecimentos, deve ser apresentado o comprovante vacinal contra a covid-19, com as duas doses e a de reforço, se já estiver disponível.


Farol da Barra. Salvador Bahia. Foto Tercio Campelo.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
15
Seu bolso
Localização
Largo do Farol da Barra, S/N - Barra, Salvador - BA, 40140-650

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.