Imperdível! Conheça a Ilha de Bom Jesus dos Passos em Salvador

Ilha do Bom Jesus dos Passos, Salvador.
Roteiros
Banner - Imperdível! Conheça a Ilha de Bom Jesus dos Passos em Salvador
Saveiro, um dos poucos ainda navegando.

Um passeio de barco em um dos mais belos destinos da Baía de Todos-os-Santos

No meio da Baía de Todos-os-Santos, encontra-se uma das três ilhas pertencentes a Salvador, capital da Bahia: a Ilha de Bom Jesus dos Passos, carinhosamente chamada de Bomja pelos moradores. Este paraíso fica distante do grande centro e das rotas tradicionais de turistas, mas perto o suficiente quando pensamos que este será um daqueles passeios para ficar na memória.

Este não é um destino turístico novo, mas vem se tornando um dos top 5 na lista de escolhas da cidade, principalmente devido a uma formação consistente de ofertas de serviços de qualidade, o que atrai cada dia mais moradores, turistas locais e estrangeiros. Além disso, é uma das opções para quem está indo para Ilha do Frades, mais precisamente para a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, onde se encontra o famoso restaurante Preta e o Taperia Asador.

Vá conhecer!

Localizada entre a Ilha dos Frades e Madre de Deus, o único acesso a Bom Jesus dos Passos se dá pelo mar, em embarcações marítimas. Menor das três ilhas de Salvador, Bom Jesus dos Passos tem 0,45 km² de área e 1.465 moradores.

É possível fazer a travessia oficial a partir do terminal ou fretar um barco para um dia de passeio. O barco sai do Terminal de Madre de Deus e o roteiro é personalizado pelo cliente. Dependendo da maré, dá para curtir as piscinas naturais de Paramana, na Ilha dos Frades, ir até Itapipuca, Loreto, Ponta do Marinheiro e então chegar a Bom Jesus dos Passos. Para passear por tudo isso, basta alugar um dos inúmeros barcos que oferecem serviços de passeio.

Esse terminal já chega à igreja principal, a do Senhor Bom Jesus dos Passos. Tem também uma praia ali do lado, e na ilha ainda tem as praias da Pontinha, do Nordeste e a da Ponta do Padre, ou da Igreja, onde o mar tem águas calmas e cristalinas, mas, diferentemente de Ilha de Maré e Ilha dos Frades, não há largas faixas de areia. A culinária local é um dos destaques, especialmente pelos mariscos pescados ali mesmo.

O que fazer por lá

Bom Jesus dos Passos tem o já famoso hambúrguer de siri da Anilma Rego, servido no Point do Galego, localizado no Píer do Bilito.

Se você quiser curtir um final de tarde, vá ao restaurante Pôr do Sol.

Para uma bela refeição e uma boa vista, vá ao Das Águas Drinks e Frutos do Mar. A cozinha é baseada em peixes e frutos do mar. O carro chefe é a Caldeirada Nativa.

Para quem quiser passar alguns dias por lá, uma boa opção é a pousada Bomja Village.

Se for o caso de ficar por um tempo, a dica é passar no empório gourmet (@emporiodeliveryba), onde se encontra de tudo. Vinhos, carnes e queijos finos; geleias, sementes, grãos, petiscos.

Para saber várias dicas do local, tem os perfis no instagram: Entre as Ilhas, que, além de sugestões, faz turismo de experiência, tour, excursões e privativos, com roteiros personalizados; e o Ilha Bonja, um dos primeiros a contar as histórias do lugar.

Como chegar

Você precisa se deslocar (de carro ou ônibus) até o município de Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador. O acesso se dá por embarcações que partem do Terminal Marítimo de Madre de Deus. A travessia dura cerca de 15 minutos e custa R$ 6,40. Os barcos saem de Madre de Deus de 30 em 30 minutos, das 7h às 20h. Saiba mais neste link.