Conheça as 06 piscininhas naturais mais lindas de Salvador

Salvar nos favoritos
Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Seguras, morninhas e lindas para tirar fotos, as piscininhas são ideais para curtir com as crianças e relaxar

A orla marítima de Salvador tem praias de todos os tipos, das urbanas às mais afastadas; com onda ou sem onda; badaladas ou calminhas; coladinhas com pontos turísticos famosos e aquelas que são o ponto mais famoso em si; e ainda tem aquelas com piscininhas naturais super acessíveis.

Por ser uma costa repleta de pedras, a influência das marés é bastante visível: ora as pedras estão encobertas pelo mar, ora completamente aparentes. As marés são alterações periódicas na altura da superfície do oceano em determinado lugar. Ou seja, há uma oscilação no nível da água do mar, tanto acima quanto abaixo da altura média. Essas alterações ocorrem devido à atração gravitacional exercida pela Lua sobre a Terra e, em menor escala, pelo Sol sobre a Terra.

Se você é daquelas pessoas que gostam de relaxar nestes pequenos oásis formados pela natureza, esta lista é para você. Conheça as 06 piscininhas naturais mais lindas de Salvador. A dica é sempre ficar de olho nos aplicativos de tábuas de marés, escolher a maré mais baixinha, e ir curtir. Vem com a gente!

Farol da Barra

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1. Canto direito

Uma das piscininhas mais lindas fica coladinha ao Farol da Barra, ali no canto direito. Dá para ficar curtindo as águas calmas da Baía de Todos-os-Santos enquanto faz aquela foto com o farol ao fundo. Deste lado, as piscininhas são menores, então podem ser disputadas.

2. Canto esquerdo

No lado esquerdo, mais para dentro do mar, se forma uma piscina natural de tamanho considerável, dando até para relaxar e boiar dentro dela. Este é o ponto em que a baía acaba e começa o mar aberto, então pode ser que tenha algumas ondas. Prefira ir na maré baixa.

3. Praia da Paciência

Praia da Paciência. Fotos: Fábio Marconi

Essa praia é um charme. No coração do Rio Vermelho, pertinho da Casa de Iemanjá, fica uma balaustrada branca que circunda essa enseada. A Praia da Paciência é aquela típica praia de bairro, onde principalmente os moradores frequentam. Tem formações rochosas para os dois lados, mas na direitinha ficam as piscininhas mais legais: tem uma até que é um piscinão (rsrs).

Depois do banho relaxante, vale ir andando pela areia em direção ao largo de Santana, que no caminho você ainda vai cruzar com outras piscinas menores.

4. Praia do Buracão

Praia do Buracão. Fotos: Fábio Marconi

A praia do Buracão é aquela “praia-fervo”, tem sempre um clima de badalação nas areias. O mar não é nada tranquilo, mas se você chega na hora certa, na maré baixa, formam-se piscinas naturais tão tranquilas, que dá para curtir bastante. Fique de olho na tábula de maré!

5. Itapuã

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Situada ao norte da cidade, Itapuã está fora da Baía de Todos-os-Santos. Lá, acontece a formação de corais chamada angra – pequena baía ou enseada – fazendo do lugar uma área protegida. Em determinados lugares, existem grandes pedras que formam piscinas naturais perfeitas para curtir com as crianças. Suas fotos ficarão lindas, com o icônico Farol de Itapuã como estrela.

6. Pedra do Sal

Pedra do Sal. Foto: Fábio Marconi

A praia da Pedra do Sal é um paraíso. A faixa de areia é larga, o mar tem águas muito limpas, e tem coqueiros por todos os lados. As formações rochosas são grandes, o que proporciona banhos tranquilos nas piscinas que se formam. Mas, se ligue! O mar fica agitado na maré cheia.

Lembre-se de usar protetor solar e se hidratar, viu?!


Praia da Paciência. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Fotos: Fábio Marconi

1
2
3
4
4
Duração aproximada
2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

27
jan
28
jan
29
jan
30
jan
31
jan
01
fev
02
fev
03
fev

Artigos