Salvador além do Circuito Osmar

Salvar nos favoritos
Campo Grande. Centro. Foto: Amanda Oliveira.

O que fazer nos trajetos da folia sem o Carnaval de Salvador em 2022

Não haverá folia de rua este ano, mais uma vez, mas, calma. O Visit Salvador da Bahia te leva pelos famosos circuitos do carnaval soteropolitano, para curtir lugares por onde você passaria seguindo o trio. Afinal, em Salvador tem festa o ano inteiro e a vida cultural da cidade segue se renovando. Reunimos aqui experiências que você pode curtir a qualquer dia, de janeiro a janeiro. Se liga no roteiro.

Você conhece o Circuito Osmar?

Carnaval 2019. Bloco Afro Olodum. Campo Grande. Salvador Bahia. Foto Peu Fernandes.

O Circuito Osmar, chamado também de Circuito do Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador, e tem um percurso de, aproximadamente, 4km e 5 horas de duração.

O circuito começa no Campo Grande, passa pela Avenida Sete e vai até a Praça Castro Alves. No passado, quando tudo começou, tinha o encerramento na Avenida Carlos Gomes.
Anualmente, o local recebe trios elétricos e grandes nomes da música para animar a população. Mesmo sem a brisa do mar, característica do Circuito Dodô, o trajeto também encanta os foliões com a passagem pelos casarões coloniais e a apoteose na Praça Castro Alves com a vista da Baía de Todos-os-Santos.

Dodô e Osmar formavam uma dupla de músicos. Adolfo Antônio do Nascimento e Osmar Álvares Macedo. A eles, além do trio elétrico, é atribuída a invenção da guitarra elétrica (1942) e da fobica (1950). Depois, ainda vieram os encontros na Praça Castro Alves, a música Chame Gente (1986) e o Trio Elétrico Espacial (1988).

Salvador além do Circuito Dodô

A ciclovia faz parte do trajeto dos trios

Há ciclofaixas provisórias nesse percurso, começando no Corredor da Vitória até a Praça Castro Alves (1,7km). Você pode percorrer toda a Avenida Sete de Setembro, chegando até o Centro Histórico. Prefira ir aos fins de semana, evitando, assim, o grande fluxo de veículos, habitual nessa via.

Um roteiro de ciclovias para curtir Salvador

Experiências culturais do começo ao fim do circuito

Instituto Feminino. Foto: Fábio Marconi

O Largo do Campo Grande, ou Praça Dois de Julho, é do início do século XIX, e sofreu uma série de transformações urbanas no decorrer da sua história. Experimente dar um passeio nesse belo parque e excelente espaço de lazer, com monumentos e prédios históricos em volta.

Largo do Campo Grande

Fica em um dinâmico centro cultural onde estão o Teatro Castro Alves (TCA), o Teatro Vila Velha, o Palácio da Aclamação, importantes colégios e associações como a Casa d’Itália. O Instituto Feminino da Bahia fica nas proximidades.

O incrível Teatro Castro Alves

Instituto Feminino da Bahia

Pura beleza no Centro

Para situar o visitante que só faz esse trajeto durante o Carnaval…

Gabinete Português de Leitura. Foto: Amanda Oliveira.

Seguindo pela Avenida Sete de Setembro, você chega à Praça da Piedade – o que seria o meio do percurso deste circuito. O entorno é repleto de história. O prédio imponente, pintado de vermelho, é o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Ele abriga esculturas de bronze, mármore e gesso, peças de ourivesaria (medalhas, moedas, insígnias e condecorações), bandeiras, cristais e vidros, porcelanas, espingardas, sabres, lanças indígenas, objetos ritualísticos do candomblé, máscaras e esculturas africanas.

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia IGHB

Ali, coladinho, vale conhecer o Gabinete Português de Leitura, criado com a finalidade de adquirir “obras de reconhecida utilidade, escritas nos idiomas português e francês, e mais aquelas que posteriormente se julgarem mais precisas, assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil”. A biblioteca é uma pérola que reúne, aproximadamente, 25 mil volumes, entre livros, folhetos e periódicos que estão em fase de reorganização.

Gabinete Português de Leitura

Do outro lado da praça, está a Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro, uma das mais atuantes em Salvador, haja vista suas missas e comemorações sempre cheias.

Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos

Roteiro dos Conventos e Mosteiros

Mais para a frente, quase na Praça Castro Alves, está o Mosteiro de São Bento, bastante procurado para a realização de celebrações especiais, como casamentos e formaturas, devido à sua beleza, importância histórica, cultural e religiosa, além de um museu com um acervo grandioso.

Basílica de São Sebastião – Mosteiro de São Bento da Bahia

Um final apoteótico

Praça Castro Alves, Centro Histórico, Salvador.

Para finalizar o passeio, faça uma foto do emblemático Edifício Sulacap, prédio na esquina das avenidas Sete e Carlos Gomes. Continue em frente até se deparar com a estátua do poeta Castro Alves e, ao fundo, a Baía de Todos-os-Santos. O monumento é esculpido em bronze e a estátua tem, na sua base, sob tampo de granito, os restos mortais do poeta que ficou conhecido como o Poeta dos Escravos. Pode falar que você passava ali todo Carnaval e não sabia disso! Conheça a história de outros monumentos pela cidade neste link.

Memórias negras: conheça grandes histórias por Salvador

Para comer

Quando a fome bater, ali pertinho, nas imediações da Avenida Carlos Gomes, tem ótimas opções de restaurantes. Nossas dicas são os pratos inspirados em receitas portuguesas do Porto do Moreira, ou o malassado, a quiabada e a carne do sol do restaurante Caxixi, ambos no Dois de Julho. Outro imperdível é o Líder, com seu clássico sanduíche de pernil, ou os pastéis de feijoada ou maniçoba.

Porto do Moreira

Bar e Restaurante Caxixi

Veja também as dicas dos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico).

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas. Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.

Para entrar nos estabelecimentos, deve ser apresentado o comprovante vacinal contra a covid-19, com as duas doses e a de reforço, se já estiver disponível.


Instituto Feminino. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
7
Duração aproximada
2h até 4h
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

04
out
05
out
06
out
07
out
08
out
09
out
10
out
11
out
Ver mais em Agenda

Artigos