Salvador além do Circuito Osmar

Salvar nos favoritos
Campo Grande. Centro. Foto: Amanda Oliveira.

O que fazer nos trajetos da folia sem o Carnaval de Salvador em 2022

Não haverá folia de rua este ano, mais uma vez, mas, calma. O Visit Salvador da Bahia te leva pelos famosos circuitos do carnaval soteropolitano, para curtir lugares por onde você passaria seguindo o trio. Afinal, em Salvador tem festa o ano inteiro e a vida cultural da cidade segue se renovando. Reunimos aqui experiências que você pode curtir a qualquer dia, de janeiro a janeiro. Se liga no roteiro.

Você conhece o Circuito Osmar?

Carnaval 2019. Bloco Afro Olodum. Campo Grande. Salvador Bahia. Foto Peu Fernandes.

O Circuito Osmar, chamado também de Circuito do Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador, e tem um percurso de, aproximadamente, 4km e 5 horas de duração.

O circuito começa no Campo Grande, passa pela Avenida Sete e vai até a Praça Castro Alves. No passado, quando tudo começou, tinha o encerramento na Avenida Carlos Gomes.
Anualmente, o local recebe trios elétricos e grandes nomes da música para animar a população. Mesmo sem a brisa do mar, característica do Circuito Dodô, o trajeto também encanta os foliões com a passagem pelos casarões coloniais e a apoteose na Praça Castro Alves com a vista da Baía de Todos-os-Santos.

Dodô e Osmar formavam uma dupla de músicos. Adolfo Antônio do Nascimento e Osmar Álvares Macedo. A eles, além do trio elétrico, é atribuída a invenção da guitarra elétrica (1942) e da fobica (1950). Depois, ainda vieram os encontros na Praça Castro Alves, a música Chame Gente (1986) e o Trio Elétrico Espacial (1988).

Salvador além do Circuito Dodô

A ciclovia faz parte do trajeto dos trios

Há ciclofaixas provisórias nesse percurso, começando no Corredor da Vitória até a Praça Castro Alves (1,7km). Você pode percorrer toda a Avenida Sete de Setembro, chegando até o Centro Histórico. Prefira ir aos fins de semana, evitando, assim, o grande fluxo de veículos, habitual nessa via.

Um roteiro de ciclovias para curtir Salvador

Experiências culturais do começo ao fim do circuito

Instituto Feminino. Foto: Fábio Marconi

O Largo do Campo Grande, ou Praça Dois de Julho, é do início do século XIX, e sofreu uma série de transformações urbanas no decorrer da sua história. Experimente dar um passeio nesse belo parque e excelente espaço de lazer, com monumentos e prédios históricos em volta.

Largo do Campo Grande

Fica em um dinâmico centro cultural onde estão o Teatro Castro Alves (TCA), o Teatro Vila Velha, o Palácio da Aclamação, importantes colégios e associações como a Casa d’Itália. O Instituto Feminino da Bahia fica nas proximidades.

O incrível Teatro Castro Alves

Instituto Feminino da Bahia

Pura beleza no Centro

Para situar o visitante que só faz esse trajeto durante o Carnaval…

Gabinete Português de Leitura. Foto: Amanda Oliveira.

Seguindo pela Avenida Sete de Setembro, você chega à Praça da Piedade – o que seria o meio do percurso deste circuito. O entorno é repleto de história. O prédio imponente, pintado de vermelho, é o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Ele abriga esculturas de bronze, mármore e gesso, peças de ourivesaria (medalhas, moedas, insígnias e condecorações), bandeiras, cristais e vidros, porcelanas, espingardas, sabres, lanças indígenas, objetos ritualísticos do candomblé, máscaras e esculturas africanas.

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia IGHB

Ali, coladinho, vale conhecer o Gabinete Português de Leitura, criado com a finalidade de adquirir “obras de reconhecida utilidade, escritas nos idiomas português e francês, e mais aquelas que posteriormente se julgarem mais precisas, assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil”. A biblioteca é uma pérola que reúne, aproximadamente, 25 mil volumes, entre livros, folhetos e periódicos que estão em fase de reorganização.

Gabinete Português de Leitura

Do outro lado da praça, está a Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro, uma das mais atuantes em Salvador, haja vista suas missas e comemorações sempre cheias.

Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos

Roteiro dos Conventos e Mosteiros

Mais para a frente, quase na Praça Castro Alves, está o Mosteiro de São Bento, bastante procurado para a realização de celebrações especiais, como casamentos e formaturas, devido à sua beleza, importância histórica, cultural e religiosa, além de um museu com um acervo grandioso.

Basílica de São Sebastião – Mosteiro de São Bento da Bahia

Um final apoteótico

Praça Castro Alves, Centro Histórico, Salvador.

Para finalizar o passeio, faça uma foto do emblemático Edifício Sulacap, prédio na esquina das avenidas Sete e Carlos Gomes. Continue em frente até se deparar com a estátua do poeta Castro Alves e, ao fundo, a Baía de Todos-os-Santos. O monumento é esculpido em bronze e a estátua tem, na sua base, sob tampo de granito, os restos mortais do poeta que ficou conhecido como o Poeta dos Escravos. Pode falar que você passava ali todo Carnaval e não sabia disso! Conheça a história de outros monumentos pela cidade neste link.

Memórias negras: conheça grandes histórias por Salvador

Para comer

Quando a fome bater, ali pertinho, nas imediações da Avenida Carlos Gomes, tem ótimas opções de restaurantes. Nossas dicas são os pratos inspirados em receitas portuguesas do Porto do Moreira, ou o malassado, a quiabada e a carne do sol do restaurante Caxixi, ambos no Dois de Julho. Outro imperdível é o Líder, com seu clássico sanduíche de pernil, ou os pastéis de feijoada ou maniçoba.

Porto do Moreira

Bar e Restaurante Caxixi

Veja também as dicas dos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico).

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas. Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação.

Para entrar nos estabelecimentos, deve ser apresentado o comprovante vacinal contra a covid-19, com as duas doses e a de reforço, se já estiver disponível.


Instituto Feminino. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
7
Duração aproximada
2h até 4h
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

19
maio
20
maio
21
maio
22
maio
24
maio
25
maio
26
maio

Artigos