Esculturas celebram observação de baleias em Salvador

Sol e Mar
Banner - Esculturas celebram observação de baleias em Salvador

Um convite para moradores e visitantes vivenciarem essa experiência

Todos os anos, entre os meses de julho e outubro, é possível fazer turismo de observação de baleias na capital baiana. Nesse período, as fêmeas saem da Antártica à procura de águas mais quentes e calmas para ter os filhotes, amamentá-los e realizar os rituais de acasalamento.

Para celebrar a visita em massa destes mamíferos gigantes, a prefeitura instalou duas esculturas com caudas de baleia, no Forte de Santa Maria e no Rio Vermelho. As obras de arte são assinadas pelo artista plástico João Teixeira e retratam a consolidação do turismo de observação de baleias. Além disso, são um convite para moradores e visitantes vivenciarem essa experiência, já que nestes dois locais é possível ver os animais ali mesmo da orla.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Visit Salvador da Bahia (@visitsalvadordabahia)

Em Salvador, é possível avistar baleias tanto no mar quanto na terra. Na temporada de 2023, foram realizados 27 passeios de barco com operadoras especializadas em observação de baleias, e em todas as vezes os animais foram avistados, contabilizando um total de 153 animais. Outra ação foi o monitoramento de baleias jubarte através de ponto fixo instalado na torre do Farol da Barra, no Museu Náutico da Bahia. No período de 15 de julho a 30 de setembro foi possível ver 842 baleias no total, sendo que 39 baleias estavam dentro da Baía de Todos-os-Santos, ratificando a importância da baía para esses animais.

Saiba mais sobre a Temporada de Baleias em Salvador neste link.

Se quer saber mais sobre turismo de observação de baleias, clique neste link.