Espaço Carybé das Artes

Salvar nos favoritos

Um universo virtual de relevos, texturas e as cores

Espaço Carybé das Artes: centro tecnológico de referência da vida e obra do artista

O cimento, os relevos, a textura e as cores de Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé, estão representados em um dos lugares mais charmosos da cidade: o Porto da Barra. As obras não estão nas paredes, mas o universo virtual criado para a experiência faz uma imersão nas gravuras, desenhos, ilustrações, cerâmicas, esculturas e murais de uma maneira ultra interativa.

O Espaço Carybé das Artes é um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista, demonstrando, através de recursos de mídia digital e realidade virtual, a grandeza artística deste homem e sua importância dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas.

A exposição propõe uma imersão no trabalho de Carybé, mostrando sua beleza e autenticidade, expressas nas diversas técnicas usadas pelo artista. Utilizando a tecnologia, estão acessíveis mais de 500 obras, entre elas, projeções na fachada do Forte, que criam uma realidade fantástica, realizando o sonho deste artista, que queria que seu trabalho pudesse ser visto livremente por quem lhe inspirou: o povo da Bahia e do mundo todo.

Exposições virtuais

Espaço Carybé. Foto: Fábio Marconi.

É um dos grandes diferenciais tecnológicos do espaço. Exposições de Carybé, que aconteceram ou que foram criadas especificamente para o projeto, são visitadas com o uso de Óculos de Realidade Virtual. O público pode explorar os ambientes virtuais e apreciar obras que estão em lugares onde não é possível estar presencialmente.

Avatar personagem Carybé

Personagens de Carybé modelados em 3D, são controlados e animados pelo visitante com seu próprio corpo, através da programação de software que utiliza o kinect, de modo a reconhecer quando um visitante está diante da projeção, replicando na projeção seus movimentos.

Pintura Virtual

Cavalete e mesa com material de pintura simulam um ambiente de atelier. Sobre o cavalete, uma TV serve de “tela” de pintura para o visitante, que “desvela” desenhos de Carybé com movimento das mãos e pincéis, através da programação de software que utilizará o Leap Motion, para reconhecer os movimentos do visitante.

Projeções internas

Um conjunto de 9 projetores colorem o espaço com desenhos de Carybé, que surgem e desaparecem nas paredes internas do Forte.

A curadoria é de Solange Bernabó e o projeto expográfico da empresa Blade Design (Joãozito Pereira e Lanussi Pasquali). Saiba mais neste link.

Saiba mais sobre Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé

Os primeiros quadros de Carybé inspirados na Bahia, terra que amou à primeira vista, são de 1938. Desde então, imprimiu sua marca na cidade. Artista de muitas técnicas, preferia a muralística, por permitir a apreciação por todos. Hoje, quem visita a Bahia pode desfrutar de sua obra, integrada à arquitetura da cidade. São exemplos: o gradil do MAM; o mural da Assembleia Legislativa; o do Aeroporto, retirado para restauração; os do Hotel da Bahia e do TCA, no Campo Grande; os painéis dos Orixás, talhados em madeira, exibidos no Museu Afro-Brasileiro, no Terreiro de Jesus, entre muitos outros.

Serviço

Espaço Carybé das Artes
Instagram: @espacocarybe
Data: de quarta a segunda, das 10h às 18h (com entrada até às 17h).
Ingresso: entrada: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Local: Forte de São Diogo, Porto da Barra, Salvador.
Importante: entrada válida também para visita ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana (Forte Santa Maria).
Meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. Escolas púbicas têm gratuidade, em visitas previamente agendadas. Todas as quartas-feiras, as visitas são gratuitas para todos.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Espaço Carybé. Forte São Diogo. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
12
Seu bolso
Localização
Forte de São Diogo, Porto da Barra, Salvador. 

Outras experiências

Ver Agenda completa
09dez
10dez
11dez
12dez
13dez
14dez
15dez
16dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.