BRAVO Burger & Beer

Salvar nos favoritos

Considerada uma das melhores hamburguerias no país, ganhando prêmios conceituados

Bravo. Hamburgueria.Barra. Salvador. Foto: Amanda-Oliveira.

Prepare-se para conhecer uma hamburgueria top, com receitas tão deliciosas que vão fazer você querer ir comer antes mesmo de terminar essa matéria. O chef Rafael Zacarias transferiu seus conhecimentos da alta gastronomia para hambúrgueres, chegando a um produto totalmente diferenciado. Não à toa, a BRAVO Burger & Beer é considerada uma das melhores do ramo no país, ganhando prêmios conceituados.

Imaginem ai um Burger Premium de Wagyu/Angus (180g), com queijo reino mineiro, cebolas roxas caramelizadas, bacon crocante e maionese artesanal de mostarda em grãos, ervas finas, limão siciliano e mel. Tudo isso com um delicioso pão australiano. Este é a “prata da casa”, o “BRAVO Burger”. Também chama atenção o “Carcamano”, que leva, entre outros ingredientes, cogumelos caramelizados e uma maionese de gorgonzola, vinho branco e pimenta do reino preta. Ou o “Fale Sério”, com queijo brie e chutney de bacon e maçã verde.

Todo o cardápio é assinado por Rafael, que afirma que o grande diferencial são os molhos. Como é o caso do “Feirinha”, feito com mostarda, melaço, ervas, maionese artesanal da casa e limão siciliano. Outro fato é que ele gosta muito de pesquisar sobre os produtos feitos na Bahia e garante que agora está havendo um movimento de produção responsável, em que o produtor rural tem a preocupação e o cuidado de trazer um “produto limpo”, natural, orgânico e bem mais acessível ao consumidor.

“De 3 anos pra cá, muitos chefs de Salvador têm viajado para pesquisar produtos pelo estado e eu me incluo. São viagens para o semi-árido, pelo recôncavo baiano {…}, garimpo muita coisa boa que ainda não é utilizada. A Bahia é muito grande, nós temos praticamente todos os biomas do Brasil aqui”, explica.

Rafael Zacarias leva todos esses alimentos encontrados em suas viagens para sua hamburgueria. Hoje, já consegue montar um cardápio com boa parte de produtos regionais. As carnes são de produtores do sul e sudeste do país, mas os queijos e hortifrúti orgânicos são de produtores daqui. Um ótimo exemplo é o inusitado Shake de coco e tapioca com licuri, cacau 60 e nibs AMA, supersaboroso.

Muito estudo, viagens e mão na massa!

Rafael Zacarias é o tipo de jovem com brilho nos olhos que curte estar em permanente aprendizado. Se formou no Rio de Janeiro, passou por cozinhas como a do Fasano Al Mare, também na capital fluminense, foi trabalhar na Austrália até voltar à Salvador e chefiar o restaurante Pereira do Itaigara, ficando lá por 3 anos. Ao todo, são 12 anos de profissão e uma carreira feita em cima das cozinhas italiana e contemporânea.

A história da Bravo é recente. Tudo começou no verão de 2015, quando surgiu a oportunidade de participar de uma feira de rua. A Bravo não existia ainda. Zacarias desenvolveu um hambúrguer que foi um sucesso de crítica. Até hoje, este é o produto mais vendido, o “Bravo Burguer”. Depois, com o incentivo de amigos, ele decidiu repensar sua vida profissional.

“Aí eu pensei: se é para pegar o “know-how” das cozinhas italiana e contemporânea que eu já tenho e investir em uma hamburgueria, então que seja para fazer o melhor possível”, relembra Rafael.

Em agosto do mesmo ano, ele abriu a primeira loja na Pituba, em frente à praça onde tudo começou. De lá para cá, a BRAVO Burger & Beer já tem quatro lojas, além de ter ganhado vários prêmios. Em 2016/2017 ganhou como o melhor hambúrguer do Brasil, único fora de São Paulo, no prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa 2017, voltando a ser indicado em outros anos. Em 2019, ficou entre os cinco melhores do Brasil. Em 2017/2018 venceu o prêmio Veja Salvador – Comer & Beber, e novamente em 2019.

A Bravo oferece excelência em seus alimentos e ótimo atendimento. Suas lojas são descoladas, com decoração interessante e uma boa seleção musical, além de uma extensa lista de rótulos de cervejas artesanais.

Legenda das fotos: Shake de limão siciliano com abacaxi cristalizado e merengue gratinado. / O produto que lançou a hamburgueria hoje é o produto mais vendido: o BRAVO Burger!

Serviço

BRAVO Barra
Porto da Barra – Av. Sete de Setembro, 3959 – Barra, Salvador – BA, 40140-110
Funcionamento: domingo a quarta, das 18h às 23h. Quinta, das 18h às 23h30. Sexta e sábado, das 18h às 00h.

BRAVO Pituba
Rua das Hortênsias, 478, Pituba. Não tem telefone (25 lugares).
Funcionamento: domingo a quarta, das 18h às 23h. Quinta, das 18h às 23h30. Sexta e sábado, das 18h às 00h.

BRAVO Alphaville
Avenida Alphaville, 151, Alphaville. Não tem telefone (60 lugares).
Funcionamento: domingo a quarta, das 18h às 23h. Quinta, das 18h às 23h30. Sexta e sábado, das 18h às 00h.

BRAVO Shopping da Bahia
Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41820-000
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Bravo. Hamburgueria.Barra. Salvador. Foto: Amanda-Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
13
Seu bolso
Localização
Av. Sete de Setembro, 3959 - Barra, Salvador - BA, 40140-110

Outras experiências

Agenda

02
dez
03
dez
04
dez
05
dez
07
dez
08
dez
09
dez
Ver mais em Agenda