Os Planos Inclinados e Elevadores Urbanos de Salvador

Salvar nos favoritos

Mobilidade urbana e acesso a pontos turísticos

Elevador Lacerda. Salvador Bahia.

Seja para o passeio turístico ou meio de transporte diário, os planos inclinados e elevadores urbanos de Salvador facilitam a mobilidade para toda a população soteropolitana. São três planos inclinados e dois elevadores urbanos ligando pontos da Cidade Alta e da Cidade Baixa da capital baiana.

Eles são patrimônio histórico e opções de mobilidade urbana no dia a dia de moradores e visitantes, além de darem acesso a pontos turísticos da cidade. Sem falar que são excelentes locais para fotos, já que dão acesso a horizontes com ângulos inusitados do Centro Histórico.

Os usuários também podem levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permite uma locomoção ainda mais confortável e segura, evitando as ladeiras que interligam as regiões. Além do famoso Elevador Lacerda, os ciclistas também podem transitar com suas bikes nos planos inclinados Pilar e Liberdade, desde 2013, e no recém reformado Elevador do Taboão, que liga o Pelourinho ao Comércio.

O Visit Salvador da Bahia conta aqui um pouco da história de cada um, informa o horário de funcionamento e ainda te diz os pontos de interesse turísticos mais próximos de cada um deles. Bora!

Plano Inclinado Gonçalves

Plano Inclinado Gonçalves. Salvador Bahia. Foto Milena Abreu.

O Plano Inclinado Gonçalves (PIG) liga a região do Pelourinho ao Comércio, e tem sua origem ainda no século XVII, quando no local funcionava um guindaste que ajudava a transportar material para a fundação do Colégio dos Jesuítas. Apenas em 1889 o guindaste foi transformado em plano inclinado e, em 1910, teve seu funcionamento eletrificado.

O PIG passou por sua primeira grande reforma em 1931. Em 2013, o equipamento passou por nova requalificação, sendo reaberto em 2014, após a recuperação dos dois bondes, remodelamento de peças como motores e caixas de comando, entre outros serviços. Em abril de 2016, o Plano foi novamente fechado para modernização do equipamento, sendo reaberto em agosto do mesmo ano.

Atualmente, são transportados cerca de 1,2 mil usuários por dia. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e a tarifa custa R$0,15.

Pontos de visitação próximos ao Plano Inclinado Gonçalves:

Cidade Baixa

Cidade da Música da Bahia

RUA – Roteiro Urbano de Arte de Salvador

Mercado Modelo

Terminal Turístico Náutico de Salvador

Cidade Alta

Casa do Carnaval

Todas as atrações do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador

Bares e restaurantes no Pelourinho:

10 bares e restaurantes no Pelourinho

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda. Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, com 63 metros.

Hoje, é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, se tem uma bela vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, do Forte de São Marcelo.

O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia. Localizado na Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

Funciona de segunda a sexta das 7h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 7h às 19h, ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração. E, para não frustrar os desavisados, fiquem sabendo: o Elevador Lacerda não é panorâmico!

Pontos de interesse próximos ao Elevador Lacerda:

Cidade Baixa

Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia

Cidade da Música da Bahia

Passeios de bicicleta pelo comércio:

Um roteiro de ciclovias para curtir Salvador

Mercado Modelo

Terminal Turístico Náutico de Salvador

Cidade Alta

A Cubana Sorvetes

 

Palácio Rio Branco

Museu da Misericórdia

Fera Palace Hotel

FASANO Salvador

 

 

 

Todas as atrações do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador

Plano Inclinado Pilar

Plano Inclinado Pilar. Salvador Bahia. Foto Max Haack Agecom.

O Plano Inclinado do Pilar foi construído em 1897, ligando o bairro do Santo Antônio Além do Carmo e o Comércio. Em 1910, o equipamento deixou de ser hidráulico e passou a funcionar de forma elétrica, sendo chamando Plano Inclinado do Carmo. O ascensor facilitava o trânsito entre moradores do Santo Antônio Além do Carmo e do Comércio, no qual, como o nome já diz, a compra e a venda eram intensos.

Funcionou até 1984, quando atendia cerca de 3 mil passageiros por semana. Após o encerramento das operações, o local foi invadido por pessoas sem-teto, que o ocuparam até o início das obras de requalificação, em 2005, sendo reinaugurado em 29 de março de 2006.

Em 2013, o Plano foi desativado para uma nova requalificação, sendo reinaugurado em agosto de 2015. Atualmente, são transportados 190 usuários por dia pelo equipamento, que funciona gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Pontos de interesse próximos ao Plano Inclinado do Pilar:

Cidade Alta

Bares e restaurantes

12 bares e restaurantes no Sto. Antônio Além do Carmo

 

Faz parte do roteiro de Arte e fé Católica:

Arte e Fé Católica

Largo e Igreja do Santo Antônio

Forte da Capoeira

Cidade Baixa

Trapiche Barnabé

Igreja de Santa Luzia

Museu du Ritmo

Filé do Juarez

 

Elevador do Taboão

Elevador do Taboão. Salvador Bahia. Foto Bruno Concha Secom

Elevador do Taboão já é um atrativo turístico e de mobilidade para toda a população de Salvador. Você já ouviu falar desse elevador? Em 2021, a Prefeitura de Salvador reentregou este ascensor à cidade, depois de algumas décadas inativo. O Elevador do Taboão tem recebido turistas e soteropolitanos curiosos para conhecerem sua história e utilizá-lo como um novo meio de transporte diário. Ele é mais uma opção que pode ser usada para fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio.

Completamente recuperado, o equipamento foi reatizado após 60 anos parado. O Elevador do Taboão possui áreas com mesas, sanitários, uma horta florestal suspensa, além de cabines totalmente modernas, climatizadas e uma placa contendo sua história.

Funcionamento: a cabine do elevador tem capacidade para até 14 pessoas, mas devido à pandemia, estão sendo transportadas apenas oito pessoas por vez, seguindo os protocolos de segurança. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o acesso gratuito por período indeterminado.

Pontos de interesse próximos ao Elevador do Taboão:

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Casa do Benin

Fundação Casa de Jorge Amado

 

Plano Inclinado Liberdade – Calçada (PILC)

Plano Inclinado da Liberdade. Salvador Bahia. Foto Jefferson Peixoto Secom.

O Plano Inclinado Liberdade – Calçada, ou Pilc, foi inaugurado no início da década de 1980 ligando o bairro da Liberdade – um dos bairros com maior densidade populacional de Salvador – ao bairro da Calçada. O ascensor fica próximo de onde funcionava o Trem do Subúrbio, desativado no início deste ano para a construção do VLT no local, pelo Governo do Estado.

Após passar por requalificação, o ascensor foi entregue totalmente recuperado em 2014. Atualmente, o equipamento transporta, gratuitamente, cerca de 4 mil usuários por dia e funciona de segunda a sexta, das 6h às 18h e aos sábados das 7h às 13h.

Pontos de interesse próximos ao Plano Inclinado da Liberdade

Carnaval

O tradicional Bloco Afro Ilê Aiyê sai da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, e caminha pelo bairro, ao som das músicas do bloco, até o plano inclinado da Liberdade. De lá, seguem para sua primeira apresentação, tradicionalmente no Circuito Osmar, no Campo Grande.

Busto de Nelson Mandela

Existem monumentos de Salvador que contam a história de resistência do povo negro. Na Liberdade, por exemplo, está uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul, de 1994 a 1999, principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Rolihlahla Mandela. O busto em bronze fundido fica no Largo da Liberdade, em frente ao Plano Inclinado.

Saiba mais sobre mobilidade em Salvador neste link.



Experiências em Salvador

Agenda

27
nov
28
nov
29
nov
30
nov
01
dez
02
dez
03
dez
04
dez
Ver mais em Agenda