10 bares e restaurantes no Pelourinho

Salvar nos favoritos
Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A diversidade gastronômica (e etílica) do Centro Histórico de Salvador

Quando começamos a organizar um passeio perfeito, é normal colocarmos na lista quais museus, igrejas e equipamentos culturais queremos visitar, quais exposições queremos assistir, as fachadas a serem fotografadas e até programamos mentalmente onde queremos estar na hora do pôr do sol. Claro que tem aquelas pessoas que simplesmente escolhem o bairro e saem desbravando, entrando de porta em porta e deixando as surpresas guiarem.

Mas tem uma coisa que é praticamente unânime: ter sempre um lugar legal para comer e se hidratar. Para alguns, sentar confortavelmente em um local seguro é quase tão importante quanto o sabor do prato escolhido. Para outros, ter uma boa sombra, cadeiras na calçada e uma bebida gelada já basta. Ainda tem aqueles para os quais o que importa mesmo é a história do lugar.

Reunimos aqui uma lista de 10 bares e restaurantes no Pelourinho, um dos lugares mais visitados da cidade. Aqui tem dos mais clássicos aos mais recentes, os que servem comida baiana e os de comida internacional. Mas, principalmente, locais agradáveis que mostram a diversidade gastronômica (e etílica) do Centro Histórico de Salvador.

1. O Cravinho

Existem aquelas bebidas peculiares de Salvador que sempre estão na moda. O cravinho é uma delas. Se no Pelourinho você está, então tem que provar. Marca registrada das festas de largo, o cravo e a canela trazem um gosto e aroma bastante encorpados, que mascaram a presença do álcool, então cuidado com os excessos.

Um dos lugares mais famosos é o bar O Cravinho, que leva o nome da sua mais famosa infusão, e fica no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O bar ao estilo taberna é uma das sensações do Centro Histórico, e, além da bebida, ainda serve uma famosa moela. Criado no início dos anos 80, possui quatro ambientes internos, sendo um deles uma lojinha com vários itens interessantes para os turistas.

Serviço
O Cravinho
Largo Terreiro de Jesus – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010
Está situado no Terreiro de Jesus, Pelourinho, Nº 3, próximo à Catedral Basílica, no Centro Histórico de Salvador.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.
E-mail: contato@ocravinho.com.br. Site: http://www.ocravinho.com.br
Telefone: (71) 3322-6759 / 99314.6022

2. Bar e Restaurante Zulu

O Bar e Restaurante Zulu está no coração do Centro Histórico para provar que nem só de moqueca vive o Pelourinho. Brincadeira! A moqueca é sim servida aqui – e, diga-se de passagem, é muito boa. Mas a nossa dica são os originais e generosos Hambúrgueres 100% artesanais – cujos recheios e o pão são produzidos na cozinha do restaurante, além de grande variedade de cervejas artesanais e especiais. Escolha uma mesa na rua e aproveite o melhor do Pelô: o vai e vem das pessoas pra lá e pra cá.

Serviço
Instagram: @barzulusalvador
Rua das Laranjeiras, 15, Pelourinho
Facebook neste link.
Telefone: (71) 98784-3172

3. Boteco do Pelourinho

A maior especialidade do Boteco do Pelourinho é servir aquela cerveja “trincando” de tão gelada. Com as mesas na calçada, o cliente ainda pode aproveitar para comer os pratos mais famosos do local (moqueca, acarajé e carne de sol), enquanto curte a vista de um dos bairros mais famosos da cidade. Dá para fazer fotos bem legais com a Igreja de São Francisco ao fundo ou os casarões coloniais. Ah! Mesmo estando ao ar livre, não se preocupe, pois eles têm um guarda-sol para cada mesa.

Serviço
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 5 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010
Funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 21h
Instagram: @_botecodopelourinho
Mais informações: (71) 99989-1394

4. Cuco Bistrô

Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No Largo do Cruzeiro, um dos símbolos do Centro Histórico de Salvador, está o Cuco Bistrô: um restaurante charmoso e cheio de elegância conhecido por seu menu sofisticado com pratos da culinária regional. Basta entrar para sentir o clima do lugar. Obras de arte, de diversos artistas populares, estão espalhadas pelas paredes.

Experimente o prato Vaquejada do Sertão: carne do sol, coração de alcatra, purê de queijo coalho e feijão fradinho fazem parte dessa combinação exclusiva assinada por João Silva. Para os amantes de caipirinha, o Cuco Bistrô tem uma carta especial de cachaças premiadas mundo afora, selecionadas a dedo pelo espanhol, dono do estabelecimento, José Iglesias.

O Cuco Bistrô tem um cardápio para experimentação de doses de outros rótulos da bebida que é a cara do brasileiro. Turistas do mundo inteiro vão até lá para prová-los. Não é você que vai ficar de fora, não é?

Serviço
Cuco Bistrô
@cucobistro
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 6 – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280
Telefone: (71) 3321.8722
Aceita reservas. Bom para eventos.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 23h. Domingo das 11h às 17h.
Acessibilidade: rampa de acesso, na área interna, do primeiro salão para o segundo.

5. Mariposa Pelourinho

Mariposa Pelourinho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O restaurante Mariposa Pelourinho fica dentro do Casarão 17 (@casarao17), um espaço multifuncional que engloba moda e gastronomia. Este espaço da rede Mariposa, conhecida por oferecer uma alimentação leve e saborosa, foi pensado para impactar o cliente do início até o final da sua experiência. Tem menu contemporâneo e sofisticado, com variadas opções para almoço e jantar e todos os gostos podem ser atendidos.

Rolou um desejo profundo por uma comida japonesa, em pleno Pelourinho? É pra já! No Mariposa você também pode se deliciar à vontade com ótimas opções da culinária japonesa do cardápio. Vai de suco? Escolha o “Refrescante”: laranja, abacaxi, couve, mel e gengibre. Um verdadeiro elixir da vida saudável. Se o passeio é em grupo, vocês podem optar pelo Pout-Pourri, uma tábua com todas as entradinhas da casa, ideal para compartilhar. Para veganos e vegetarianos, a casa também tem um menu todo pensado para este público.

Serviço
Mariposa Pelourinho (coffee, food and music)
@mariposapelourinho
Largo Terreiro de Jesus, 17 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010
Telefone: (71) 3321-3749
Funcionamento: de domingo a terça, das 11h30 às 16h. De quarta a sábado, das 11hh30 às 21h.

6. Pelô Bistrô do hotel Casa do Amarelindo

Casa do Amarelindo (Hotel). Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Mesmo com toda agitação cultural em sua volta, o hotel Casa do Amarelindo proporciona aos seus hóspedes o privilégio de ficarem em um verdadeiro refúgio de tranquilidade e conforto. Em um ambiente descontraído durante o dia e charmoso à noite, o restaurante – aberto também para passantes – propõe uma cozinha saborosa de inspiração tropical com toque francês.

Os ingredientes locais são sempre destacados, principalmente os pratos à base de peixes e frutos do mar. A carta de vinhos dá preferência aos rótulos sul-americanos, com foco nos vinhos chilenos e argentinos. Legal saber que também abre para o café da manhã, das 7h às 11h.

O Pelô Bistrô fica na varanda térrea, tendo dois pátios de vegetação tropical iluminados por luz natural e indireta. Antes da pandemia, o terraço panorâmico se transformava em um rooftop bar, excelente para um drink no pôr do sol. Fica a torcida para o terraço abrir para passantes novamente em breve.

Serviço
Pelô Bistrô no hotel Casa do Amarelindo
Funcionamento: todos os dias, das 07h às 21h30.
Rua das Portas do Carmo, 06, Pelourinho. Salvador, CEP 40026-290, Brasil
Contato: +55 71 3266-8550 / 98890-2086 / info@casadoamarelindo.com
Telefone: (71) 3266-8550

7 e 8. Pelourinho tem moquecas famosas

O restaurante Odoyá, localizado no Largo de São Francisco, é parada obrigatória para quem passeia pelo Centro Histórico. A moqueca individual pode, tranquilamente, servir duas pessoas. Tem um amplo e agradável ambiente, no qual os clientes têm visão interna para a cozinha e podem ver os chefs elaborando os pratos que serão servidos.

Outra opção no Pelourinho é o restaurante Sorriso da Dadá, comandado por Dadá, uma das cozinheiras mais famosas quando o assunto é comida baiana. A moqueca de peixe dourado é uma das mais pedidas do restaurante, guarnecida com arroz, farofa e pirão.

Serviço

Restaurante Odoyá
Instagram: @odoyarestaurante
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280.
Telefone: (71) 3322-7892

Restaurante Sorriso da Dadá
Instagram: @sorriso_dada
Endereço: Rua Frei Vicente, 05 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-030
Telefone: (71) 3321-5819

9. Restaurante Escola Senac

Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Considerado um dos melhores buffets da cidade, no restaurante Escola Senac é possível saborear os melhores pratos da culinária baiana em um casarão colonial, localizado em um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador: o Largo do Pelourinho, região tombada, no Centro Histórico de Salvador. São 40 pratos, 12 sobremesas diferentes e cafezinho incluído.

Ali, fica o Museu da Gastronomia Baiana, iniciativa do Senac-Bahia, que busca valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos. Tem como missão informar, valorizar e divulgar a comida da Bahia nos seus mais variados contextos, com foco no olhar patrimonial agregado ao olhar da gastronomia.

No Restaurante-museu-escola, o visitante pode comer um rico e variado cardápio de pratos salgados e doces, que atestam as cozinhas que vão do Recôncavo até o Sertão.

Serviço
Museu da Gastronomia Baiana
Localização: Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho, Salvador – BA
Funcionamento: de segunda a sábado, 12h às 15h.
Tel.: +55 71 3324.8118 / (71) 3324-8101
Site: http://www.ba.senac.br/museu
E-mail: museu.gastronomia@ba.senac.br

10. Poison Drinkeria Club

Esse bar está ficando cada vez mais conhecido por ser diferente, criativo e frequentado por uma galera bem bacana. Atendimento diferenciado, recebe todo tipo de público, sendo carinhosamente apelidado de “buraquinho” por ficar em um lugar peculiar: no porão do casarão da Ordem Terceira datado do Século XVII.

Este Bar Boate de Salvador serve bons drinks, comidinhas japonesas, quiches e brigadeiros alcoólicos. A música fica por conta do Dj e produtor Zigor Improta e performances de artistas locais.

Serviço
Instagram: @poisondrinkeriaclub
Aberto de quarta a domingo, a partir das 17 h
Entrada de consumação mínima: R$20,00 – Idade Mínima: 18 anos
Endereço: Rua da Ordem Terceira, 07- Pelourinho, Salvador, BA
Tel.: (21) 97966-4839

Mais um….

Este bar fica fora do Pelourinho, mas está no Centro Histórico. Vamos combinar que ele é tão coladinho ao “perímetro”, que vale quebrar a nossa própria regra (risos).

Malembe Food & Drinks

O Malembe fica na subida da Ladeira do Carmo, pertinho da escadaria da Igreja do Passo. É um bar de drinks diversos, comida internacional, brasileira e vegana. Tem mesas em ambiente interno ou bancos altos na calçada.

A sugestão é reservar sua mesa para assistir ao show de Rosa Morena, “Orgulho de ser rosa”. Peça um drink à base de cachaça, aperol, maracujá e gengibre. Para comer, barquinha de siri, ou Bacalhau à Moda Porto, feita com posta de bacalhau bronzeada acompanhada de legumes assados no forno. Outra boa pedida é o prato de Angola, Moamba de Ginguba, preparado com frango, quiabo e amendoim.

Serviço
Malembe Food & Drinks
Instagram: @malembesalvador
Funcionamento: quarta a sábado: 15h – 23h Dom: 12h – 21h
Endereço: Ladeira do Carmo, 7 – Santo Antônio, Salvador – BA, 43301-410

Atenção:

Já pode ir para a rua, mas os protocolos de segurança contra COVID-19 devem ser mantidos

A prefeitura da capital baiana iniciou a fase verde do “Plano Salvador” de retomada das atividades econômicas e desde o dia 23 de julho os bares e restaurantes da cidade começaram a funcionar até 0h30. Lembre-se que o uso da máscara de proteção facial e do álcool 70º ainda são necessários para evitar a contaminação por Covid-19. Só pode tirar a máscara na hora de comer ou beber. Se for circular no bar, use a máscara.


Mariposa Pelourinho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
12
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-280

Outros Roteiros

Agenda

21
out
22
out
23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
Ver mais em Agenda