10 bares e restaurantes no Pelourinho

Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-280
1 horas - 2 horas
Roteiros
Mariposa Pelourinho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
O Cravinho. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Casa do Amarelindo (Hotel). Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Mariposa Pelourinho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
O Cravinho. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Casa do Amarelindo (Hotel). Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
O Cravinho. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A diversidade gastronômica (e etílica) do Centro Histórico de Salvador

Quando começamos a organizar um passeio perfeito, é normal colocarmos na lista quais museus, igrejas e equipamentos culturais queremos visitar, quais exposições queremos assistir, as fachadas a serem fotografadas e até programamos mentalmente onde queremos estar na hora do pôr do sol. Claro que tem aquelas pessoas que simplesmente escolhem o bairro e saem desbravando, entrando de porta em porta e deixando as surpresas guiarem.

Mas tem uma coisa que é praticamente unânime: ter sempre um lugar legal para comer e se hidratar. Para alguns, sentar confortavelmente em um local seguro é quase tão importante quanto o sabor do prato escolhido. Para outros, ter uma boa sombra, cadeiras na calçada e uma bebida gelada já basta. Ainda tem aqueles para os quais o que importa mesmo é a história do lugar.

Reunimos aqui uma lista de 10 bares e restaurantes no Pelourinho, um dos lugares mais visitados da cidade. Aqui tem dos mais clássicos aos mais recentes, os que servem comida baiana e os de comida internacional. Mas, principalmente, locais agradáveis que mostram a diversidade gastronômica (e etílica) do Centro Histórico de Salvador.

1. O Cravinho

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Visit Salvador da Bahia (@visitsalvadordabahia)

Existem aquelas bebidas peculiares de Salvador que sempre estão na moda. O cravinho é uma delas. Se no Pelourinho você está, então tem que provar. Marca registrada das festas de largo, o cravo e a canela trazem um gosto e aroma bastante encorpados, que mascaram a presença do álcool, então cuidado com os excessos.

Um dos lugares mais famosos é o bar O Cravinho, que leva o nome da sua mais famosa infusão, e fica no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O bar ao estilo taberna é uma das sensações do Centro Histórico, e, além da bebida, ainda serve uma famosa moela. Criado no início dos anos 80, possui quatro ambientes internos, sendo um deles uma lojinha com vários itens interessantes para os turistas.

Serviço
O Cravinho
Largo Terreiro de Jesus – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010
Está situado no Terreiro de Jesus, Pelourinho, Nº 3, próximo à Catedral Basílica, no Centro Histórico de Salvador.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 18h.
E-mail: contato@ocravinho.com.br. Site: http://www.ocravinho.com.br
Telefone: (71) 3322-6759 / 99314.6022

2. Bar e Restaurante Zulu

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bar Zulu, Salvador BA (@barzulusalvador)

O Bar e Restaurante Zulu está no coração do Centro Histórico para provar que nem só de moqueca vive o Pelourinho. Brincadeira! A moqueca é sim servida aqui – e, diga-se de passagem, é muito boa. Mas a nossa dica são os originais e generosos Hambúrgueres 100% artesanais – cujos recheios e o pão são produzidos na cozinha do restaurante, além de grande variedade de cervejas artesanais e especiais. Escolha uma mesa na rua e aproveite o melhor do Pelô: o vai e vem das pessoas pra lá e pra cá.

Serviço
Instagram: @barzulusalvador
Rua das Laranjeiras, 15, Pelourinho
Facebook neste link.
Telefone: (71) 98784-3172

3. Boteco do Pelourinho

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Boteco do Pelourinho (@_botecodopelourinho)

A maior especialidade do Boteco do Pelourinho é servir aquela cerveja “trincando” de tão gelada. Com as mesas na calçada, o cliente ainda pode aproveitar para comer os pratos mais famosos do local (moqueca, acarajé e carne de sol), enquanto curte a vista de um dos bairros mais famosos da cidade. Dá para fazer fotos bem legais com a Igreja de São Francisco ao fundo ou os casarões coloniais. Ah! Mesmo estando ao ar livre, não se preocupe, pois eles têm um guarda-sol para cada mesa.

Serviço
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 5 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010
Funcionamento: de quarta a domingo, das 12h às 21h
Instagram: @_botecodopelourinho
Mais informações: (71) 99989-1394

4. Cuco Bistrô

Cuco Bistrô Pelourinho Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No Largo do Cruzeiro, um dos símbolos do Centro Histórico de Salvador, está o Cuco Bistrô: um restaurante charmoso e cheio de elegância conhecido por seu menu sofisticado com pratos da culinária regional. Basta entrar para sentir o clima do lugar. Obras de arte, de diversos artistas populares, estão espalhadas pelas paredes.

Experimente o prato Vaquejada do Sertão: carne do sol, coração de alcatra, purê de queijo coalho e feijão fradinho fazem parte dessa combinação exclusiva assinada por João Silva. Para os amantes de caipirinha, o Cuco Bistrô tem uma carta especial de cachaças premiadas mundo afora, selecionadas a dedo pelo espanhol, dono do estabelecimento, José Iglesias.

O Cuco Bistrô tem um cardápio para experimentação de doses de outros rótulos da bebida que é a cara do brasileiro. Turistas do mundo inteiro vão até lá para prová-los. Não é você que vai ficar de fora, não é?

Serviço
Cuco Bistrô
@cucobistro
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 6 – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280
Telefone: (71) 3321.8722
Aceita reservas. Bom para eventos.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 11h às 23h. Domingo das 11h às 17h.
Acessibilidade: rampa de acesso, na área interna, do primeiro salão para o segundo.

5. Casarão Dezessete

Mariposa Pelourinho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Com ambientes aconchegantes, espaços instagramáveis e uma arquitetura moderna que conserva a identidade dos prédios do centro histórico, propõe-se a oferecer aos visitantes momentos únicos, alinhando gastronomia, moda, arte e música em um só lugar. Do Restaurante Mariposa Restô à icônica loja das Havaianas, se programar para essa visita é aproveitar a oportunidade de viver uma experiência superinteressante na cidade.

Serviço:

Casarão Dezessete
Shows, festas, aniversários, etc.
Funcionamento:
Loja Havaianas: segunda a domingo – 09:00 às 18:00
Mariposa Restô: segunda a domingo – 11:30 às 17:00
Aberturas noturnas: consultar agenda no site.
Site – www.casarao17.com.br
Tel / Whatsapp: (71) 99119-6872

6. Pelô Bistrô do hotel Casa do Amarelindo

Casa do Amarelindo (Hotel). Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Mesmo com toda agitação cultural em sua volta, o hotel Casa do Amarelindo proporciona aos seus hóspedes o privilégio de ficarem em um verdadeiro refúgio de tranquilidade e conforto. Em um ambiente descontraído durante o dia e charmoso à noite, o restaurante – aberto também para passantes – propõe uma cozinha saborosa de inspiração tropical com toque francês.

Os ingredientes locais são sempre destacados, principalmente os pratos à base de peixes e frutos do mar. A carta de vinhos dá preferência aos rótulos sul-americanos, com foco nos vinhos chilenos e argentinos. Legal saber que também abre para o café da manhã, das 7h às 11h.

O Pelô Bistrô fica na varanda térrea, tendo dois pátios de vegetação tropical iluminados por luz natural e indireta. Antes da pandemia, o terraço panorâmico se transformava em um rooftop bar, excelente para um drink no pôr do sol. Fica a torcida para o terraço abrir para passantes novamente em breve.

Serviço
Pelô Bistrô no hotel Casa do Amarelindo
Funcionamento: todos os dias, das 07h às 21h30.
Rua das Portas do Carmo, 06, Pelourinho. Salvador, CEP 40026-290, Brasil
Contato: (71) 3266-8550 / 98890-2086 / info@casadoamarelindo.com

7 e 8. Pelourinho tem moquecas famosas

O restaurante Odoyá, localizado no Largo de São Francisco, é parada obrigatória para quem passeia pelo Centro Histórico. A moqueca individual pode, tranquilamente, servir duas pessoas. Tem um amplo e agradável ambiente, no qual os clientes têm visão interna para a cozinha e podem ver os chefs elaborando os pratos que serão servidos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Odoyá Restaurante – Pelourinho (@odoyarestaurante)

Outra opção no Pelourinho é o restaurante Sorriso da Dadá, comandado por Dadá, uma das cozinheiras mais famosas quando o assunto é comida baiana. A moqueca de peixe dourado é uma das mais pedidas do restaurante, guarnecida com arroz, farofa e pirão.

Serviço

Restaurante Odoyá
Instagram: @odoyarestaurante
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280.
Telefone: (71) 3322-7892

Restaurante Sorriso da Dadá
Instagram: @sorriso_dada
Endereço: Rua Frei Vicente, 05 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-030
Telefone: (71) 3321-5819

9. Restaurante Escola Senac

Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Considerado um dos melhores buffets da cidade, no restaurante Escola Senac é possível saborear os melhores pratos da culinária baiana em um casarão colonial, localizado em um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador: o Largo do Pelourinho, região tombada, no Centro Histórico de Salvador. São 40 pratos, 12 sobremesas diferentes e cafezinho incluído.

Ali, fica o Museu da Gastronomia Baiana, iniciativa do Senac-Bahia, que busca valorizar os diferentes sistemas alimentares da Bahia nos contextos históricos, culturais, sociais e gastronômicos. Tem como missão informar, valorizar e divulgar a comida da Bahia nos seus mais variados contextos, com foco no olhar patrimonial agregado ao olhar da gastronomia.

No Restaurante-museu-escola, o visitante pode comer um rico e variado cardápio de pratos salgados e doces, que atestam as cozinhas que vão do Recôncavo até o Sertão.

Serviço
Museu da Gastronomia Baiana
Localização: Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho, Salvador – BA
Funcionamento: de segunda a sábado, 12h às 15h.
Tel.: +55 71 3324.8118 / (71) 3324-8101
Site: http://www.ba.senac.br/museu
E-mail: museu.gastronomia@ba.senac.br

10.  Restaurante Ó Paí, Ó

O restaurante Ó Paí, Ó fica localizado no Terreiro de Jesus. Quem está à frente é o ator Érico Brás, o que, por si só, já dá a chancela da fusão entre cultura e gastronomia. A descrição do perfil do estabelecimento no Instagram diz: “Essa culinária é coisa de cinema”.
O restaurante apresenta variadas interpretações de comidas tradicionais, todas muito influenciadas pela cultura africana. Boa parte do cardápio foi criada pelo Érico Brás em parceria com o chef Mário Percontini. Entre os pratos do cardápio, estão: sarapatel, feijoada, cozido e xinxim de galinha.

Serviço:

Restaurante Ó Paí, Ó
Instagram: @opaiopelo
Endereço: Largo Terreiro de Jesus, 4 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-010