Fera Palace Hotel

Salvar nos favoritos

Um Hotel fabuloso e happy hour badalado

Fera Palace Hotel. Foto: Assessoria

Decoração impecável, serviço gentil e prestativo e drinks sofisticados estão colocando o Fera Palace Hotel na lista da programação mais cool da cidade. O Hotel, em estilo art decó, teve a arquitetura original preservada depois da reforma. Se já é puro charme aos que se hospedam, este ícone do Centro Histórico de Salvador ainda está se tornando o ponto de encontro de uma galera animada em seus happy hours e sunsets na piscina.

Situado na Rua Chile – a primeira rua construída no Brasil –, o hotel tem 81 apartamentos e arquitetura e design marcantes, inspirados nos anos 30, década de sua construção. Entre os destaques, está a cobertura com vista para o Forte São Marcelo, Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos. No 1º andar, o antigo salão do Cassino, cenário imortalizado na obra “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de Jorge Amado, foi transformado em Salão de Festas, com pé direito de 6m de altura e capacidade para 300 pessoas. O hotel conta ainda com cinco salas multiuso para reuniões e conferências.

Se você passar em alguma das exposições, teatros ou pontos turísticos pelo Centro Histórico, estica o passeio até o Fera para um café no lobby bar ou almoço no restaurante. O interessante é que o restaurante e o bar do lobby são abertos para passantes. Já o bar no terraço, é só para hóspedes ou quando há evento.

Sobre o restaurante

Chef Fabrício Lemos abre novo restaurante no Fera Palace Hotel

Fabrício Lemos. Fera Palace.
Foto: Divulgação

Com origem no vocabulário yorubá, a palavra Omí significa “água” e remete ao sentido de fecundidade, geração da vida. Este também é o nome do novo restaurante do Fera Palace Hotel, que tem conceito assinado pela premiada dupla de chefs soteropolitanos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. O ambiente passou por uma renovação conceitual e começou a funcionar para almoço e jantar.

Instalado na tradicional rua Chile, no Centro Histórico de Salvador, o Fera Palace já mantinha proximidade geográfica com a Baía de Todos-os-Santos. Mas, agora, com a chegada do Omí, essa baía que é sinônimo de beleza, riqueza cultural e diversidade vai estar ainda mais presente no cotidiano dos hóspedes e visitantes do Fera.

“Eu tenho enraizada na minha trajetória essa ligação com o mar. Por formação e paixão, escolhi fazer essa homenagem à Baía de Todos-os-Santos. Vamos trazer um alinhamento entre simplicidade e valorização dos insumos oriundos dessa região, que é de uma riqueza enorme”, explica o chef Fabricio Lemos, que se formou na tradicional e renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e tem consistente experiência com as cozinhas mediterrânea, italiana, francesa e espanhola.

Como o próprio nome e o conceito do Omí sugerem, os frutos do mar e pescados serão os capitães do menu, mas também há espaço para carnes e opções para os vegetarianos e veganos. No preparo dos pratos, serão aplicadas técnicas da cozinha mediterrânea, que é uma das especialidades do chef.

Menu

Para começar, estão entre as opções de entrada, por exemplo, lula e polvo crocantes com aioli de páprica ou croquete de carne de panela com o famoso fumeiro de Maragogipe. Na sequência, entre os pratos principais, pode vir uma lagosta ao molho bernaise para ser compartilhada, acompanhada por nhoque com porcini gratinado. Este é um exemplo de prato que tem o fruto do mar como destaque, reforçando a tradição local, mas traz ainda elementos das cozinhas italiana e francesa.

Ainda segundo o chef Fabrício Lemos, é parte do conceito do restaurante trazer o que ele define como “o frescor do alimento direto do mar para a nossa mesa”. A doce parte final vem assinada pela chef-pâtissière Lisiane Arouca, que, além de sócia, é esposa do chef Fabrício Lemos. Ficou a cargo de Lisiane, que já assinou o menu de sobremesas em tradicionais restaurantes da capital baiana, a construção do cardápio dessas delícias no Omí.

Da entrada ao prato principal, o Omí tem outra particularidade. As cerâmicas onde serão servidos os pratos foram produzidas artesanalmente pelo Atelier Buriti, da ceramista Beatriz Godoy. As peças foram criadas em consonância com o conceito do restaurante e serão mais um elemento a ser apreciado nas mesas do Omí.

Lobby bar do Fera

O leque de renovações se estende também para o lobby bar do Fera. O ambiente, também sob o comando de Fabrício Lemos, tem o mesmo conceito aplicado no restaurante e um cardápio exclusivo, com opções como um hambúrguer feito com peixe. Para o lobby bar, foram pensadas comidas mais rápidas, mas não menos elaboradas. A carta de drinks é assinada pela cachaciere e bartender Isadora Fornari.

Valorizando a tradição

Grande parte dos insumos que vão dar vida aos pratos do Omí têm origem na própria Baía de Todos-os-Santos. Um dos principais fornecedores é a Cooperativa de Pescadores e Marisqueiras de Vera Cruz, a Repescar. Conhecido de velha data do chef Fabrício Lemos, esse grupo de homens e mulheres que fazem do mar sua casa e fonte de sustento são parte importante da mais nova cozinha do Fera Palace.

Conhecendo os chefs

Responsável pelo Omí, Fabrício Lemos tem uma larga experiência gastronômica dentro e fora do Brasil. Nos Estados Unidos, onde se formou, trabalhou em restaurantes da luxuosa rede de hotéis The Ritz-Carlton – Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, na Flórida. Em Salvador, além de ter criado o conceito e trabalhado em tradicionais restaurantes da capital baiana, comanda atualmente dois projetos próprios, os premiados restaurantes Origem e Orí, nos quais também mantém parceria com a sócia e esposa, chef Lisiane Arouca.
Premiado, Fabrício já recebeu o título de Chef do Ano da revista Veja Comer & Beber Salvador, em 2014. No ano seguinte, recebeu os prêmios de Chef Revelação do Brasil e de Melhor Restaurante do Nordeste para o Amado, onde era chef na época, pela Revista Prazeres da Mesa. Em 2017, repetiu o feito e foi mais uma vez escolhido Chef do Ano pela Veja Comer & Beber Salvador.

Também soteropolitana, Lisiane Arouca é formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha do Senac. Foi sócia proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada, por quatro anos. Em 2019, foi eleita a melhor chef-pâtissière do Brasil pelo prêmio Melhores do Ano, da revista especializada Prazeres da Mesa.

Serviço

Fera Palace Hotel
Local: Centro Histórico – Rua Chile, 20 – Comércio, Salvador – BA, Brasil
Contato: (71) 3036-9200.
Horário do Restaurante Lina:
Café da Manhã – todos os dias, das 7h às 10h30.
Almoço – segunda a sexta, das 12h às 15h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 16h.
Jantar – domingo a quarta, das 19h às 22h30; quinta a sábado, das 19h às 23h.
Lobby Bar – todos os dias das 12h às 23h.

Fera Palace Hotel. Foto: Assessoria

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
13
Seu bolso
Localização
Centro Histórico - Rua Chile, 20 - Comercio, Salvador - BA, Brasil

Outras experiências

Agenda

05
ago
06
ago
07
ago
09
ago
10
ago
11
ago
12
ago
Ver mais em Agenda