O mais belo dos belos – um dos primeiros Blocos Afros de Salvador.
O carnaval de Salvador é famoso pelo Axé Music, por paisagens belíssimas e seu povo acolhedor. Sem dúvida alguma, o ritmo do Axé marcou e continua movimentando muitas histórias desta grande festa. Mas você sabe qual a origem do carnaval de Salvador? No ano de 1974, um Bloco Afro nascia em meio ao regime militar, resistindo a ataques e perseguições, formando uma ideologia consistente para educar com sua música. Quer saber quem é ele?
“Quem é que sobe a ladeira do Curuzu? E a coisa mais linda de se ver, é o Ilê Aiyê…” Parte da música “O mais belo dos belos” de 1992. Compositor: Guiguio/Adailton Poesia/Valter Farias. Eternizado na voz de Daniela Mercury.

Ilê Aiyê na Liberdade. Foto: Assessoria
Um dos mais antigos e famosos Blocos Afros do Brasil, que celebra seus 45 anos no carnaval de 2019, criou a sua própria banda, tendo como idealizador e produtor o internacionalmente conhecido Antônio Carlos dos Santos, Vovô, ao lado de Apolônio Lima. O bloco Ilê Aiyê tem como objetivo preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, e hoje é considerado Patrimônio da Cultura Baiana.
Em dialeto Afro, Ilê Aiyê traz em seu nome um significado cheio de coerência: “A casa de todos”. Não é pra menos que hoje o bloco tem cerca de 3000 associados, que se preparam religiosamente para desfilar do Curuzu ao Campo Grande, ao som dos surdos, repiques e toda ancestralidade presente nas memórias enraizadas de um povo fiel à sua cultura.
Ilê Aiyê, um incentivo à cultura da Bahia

Ilê – Dançarinas Ilê Aiyê salvador bahia Foto André Frutuoso/ Assessoria
Diferente de alguns blocos, o Ilê não se limita a canções de militância tocadas apenas durante o período carnavalesco. Trata-se de um projeto amplo que defende questões éticas, de educação e transformação social, oferecendo ensino da arte, ensino fundamental e médio a jovens do bairro.
Há 45 anos consecutivos, o bloco faz o Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, abrindo a seleção para compositores de todo o Brasil a mostrarem seus trabalhos. São divididos em duas categorias: Poesia e Tema. As músicas da categoria Tema são inspiradas no tema do Ilê Aiyê para o Carnaval de cada ano. Em 2019 o tema será “Que Bloco é Esse? Eu quero saber”.
A noite da beleza negra

Ilê Aiyê. Noite da Beleza Negra. Jéssica dos Santos. Foto: André Frutuôso
Dias antes do carnaval, acontece o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil. É uma noite incrível! Cada mulher com seu turbante se veste com os mais lindos tecidos, ressaltando as cores do Ilê: preto, para representar o tom da pele, amarelo, a riqueza do país, o vermelho, sangue, as lutas travadas pela liberdade, e o branco prosperando a paz.
Um verdadeiro espetáculo regado a energia e emoção. Ser eleita uma Deusa do Ébano vai além de ser considerada a mais bela das belas. Compreende o reconhecimento da mulher negra e o papel de responsabilidade que vai exercer na cidade. É a luta contra o racismo, invisibilidade, machismo, valorização das próprias raízes e religiosidade da matriz africana, por tudo que esses transtornos podem plantar em cada psicológico afetado.
Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!