Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Salvar nos favoritos

Religião Católica, com atabaques do Candomblé

Uma Igreja peculiar: além de linda, um arcabouço histórico

Esta é uma daquelas igrejas de Salvador que aconselhamos visitar mesmo que você não seja da religião católica. Preservando sua história ligada à diáspora negra, a liturgia dos cultos faz uso de músicas dos terreiros de Candomblé, ao som de atabaques. Nesta igreja, é celebrada toda terça-feira uma missa católica que incorporou alguns dos elementos da cultura africana, como as cantorias e danças.

Quem desejar acompanhar a missa sentado precisa chegar ao local bem cedo, pois a igreja fica invariavelmente lotada. Mas espere, vai valer cada minuto… a missa é realmente muito bonita e emocionante. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã, a igreja é o ponto central dos festejos.

A Irmandade dos Pretos e a Diáspora Negra

O livro Irmandade do Rosário dos Pretos – Quatro séculos de devoção*, conta que a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi fundada do ano de 1685 e elevada à categoria de Ordem Terceira em 2 de julho de 1899. É uma associação religiosa, sem fins lucrativos, de pessoas católicas de ambos os sexos, de cor negra, de boa conduta e que praticam, como bons cristãos, os mandamentos de Deus e da Igreja.

O objetivo dessa associação é cultuar a Virgem do Rosário, mediante a fiel observância das regras de seu compromisso. A Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo – Irmandade dos Homens Pretos é, antes de tudo, uma irmandade católica apostólica romana de cunho africano. Mantém, com dignidade e renovação, ao longo dos seus mais de três séculos, suas características de território africano na diáspora.

União dos ritos

O livro também explica a união dos ritos e práticas católicas a uma experiência sagrada africana. A organização de africanos em torno do culto e adoração à Nossa Senhora do Rosário, desde a sua elevação à categoria de Ordem Terceira, permitiu a incorporação da devoção a outros santos de tradição afro-católica. Entre eles: Santo Antônio de Categeró, Santa Ifigênia, Santo Elesbão, São Benedito, Santa Bárbara e até a escrava Anastácia, ainda sem reconhecimento na hierarquia católica, mas de forte valor para a religiosidade afro-brasileira.

Os azulejos

No corpo da igreja, ganham destaque dez painéis de azulejos representando cenas marianas e da devoção do rosário. Tem-se, por certo, que eles foram fabricados em Portugal. Supõe-se que foram encomendados na Real Fábrica do Rato e datados, aproximadamente, de 1790. Estes azulejos retratam cenas evangélicas e devocionais.

O forro

Com mais de 600 metros quadrados, o forro da nave mostra um medalhão com Nossa Senhora do Rosário ao centro, ladeada por São Domingos e São Pedro Mártir (ou de Verona). No entorno, estão personagens da corte celestial.

O forro da capela-mor mostra alegorias dos quatro continentes e medalhão central com Nossa Senhora do Rosário.

Por sua cor azul e por estar no final da ladeira que liga o Pelourinho às Portas do Carmo, a igreja vai ser aquela boa lembrança, em uma foto perfeita! Vai ter a ladeira, os casarões históricos, a Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos e você, com aquele sorrisão!

Nota:
O livro Irmandade do Rosário dos Pretos – Quatro séculos de devoção* pode ser comprado na própria igreja. Ele tem a história aprofundada e imagens do local. Todas as informações técnicas deste texto foram retiradas desta edição.

Serviço:

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280
Datas: missas, de segunda e domingo – às 9h. Terça, última quarta do mês, 1ª quinta do mês e sexta – às 18h. Visitação: de seg. a sáb., das 8h às 12h e das 13 às 17h.
Contato: (71) 3421-5781.
Por ali, passam as Celebrações:
Santo Antônio de Categeró (2º domingo de janeiro)
São Benedito (último domingo de abril)
Santa Bárbara (4 de dezembro)
Aniversário da Irmandade, Dia da Independência da Bahia (2 de julho)
Festas dos Santos Negros (Elesbão e Efigênia), Nossa Senhora dos Anjos, Nossa Senhora do Rosário (último domingo de outubro).

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Corre lá no Spotify ou no Deezer e ouça agora!

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
9
Seu bolso
Localização
Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos, Largo do Pelourinho, Salvador.

Outras experiências

Agenda

17
maio
18
maio
19
maio
20
maio
21
maio
22
maio
Ver mais em Agenda