Mercado Modelo

Salvar nos favoritos

Artesanato e cultura de frente para a Baía de Todos-os-Santos

São 8.410 metros quadrados, dois pavimentos e 263 lojas

Uma casa amarela em frente à Baía de Todos-os-Santos. Um tradicional cartão postal de Salvador. Situado no bairro do Comércio, na Praça Visconde de Cayrú, o Mercado Modelo é uma importante atração turística da cidade. Na mesma região, também estão localizadas outros importantes pontos de Salvador, como a própria Baía de Todos-os-Santos, Elevador Lacerda, Pelourinho, Museu de Arte Moderna e Cidade da Música da Bahia, Terminal Turístico Náutico, Catedral Basílica Primacial de São Salvador e Casa do Carnaval da Bahia.

Por lá você encontra…

O Mercado Modelo conta com bares, lanchonetes e cantinas. Com 8.410 metros quadrados e dois pavimentos, o mercado abriga 263 lojas, com presentes e lembranças da Bahia. O cliente pode comprar instrumentos musicais típicos, confecções, redes, entalhes em madeira, rendas, trançados, bijuterias, peças de decoração feitas de couro, famosas bonecas de pano vestidas de “baianas’’, fitinhas do Senhor do Bonfim e muito mais. Além disso, conta com dois tradicionais restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro e o Camafeu de Oxossi.

Quem come no Camafeu de Oxossi tem a oportunidade de apreciar um bom prato de comida com uma vista privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos. O cardápio conta com opções variadas de bebidas e comidas, entre elas caldo de camarão, moquecas de peixe e camarão, caipirosca e uma cerveja gelada para acompanhar. O local também conta com sobremesas, como quindim e cocada. O estabelecimento funciona de segunda a sábado, das 11h às 18h, e domingo, das 11h às 14h.

Já no restaurante Maria de São Pedro, a opção de entrada mais famosa é a casquinha de siri. O local também conta com opções variadas de comidas baianas, assim como o Camafeu. O estabelecimento funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h30, sábado, das 9h às 18h30 e domingo, das 9h às 16h30.

Segundo o site oficial do Mercado Modelo, em 1940 era comum encontrar Jorge Amado, Carybé, Dorival Caymmi e Pierre Verger no local. Jorge Amado até citou um dos restaurantes em uma de suas crônicas:

“Maria de São Pedro era uma rainha da Bahia, feita de porte, bondade e arte. Mestra da maior das artes, da culinária, preservou e engrandeceu a tradição da inesquecível comida baiana, sua cor, seu perfume, seu sabor divinos…”.

Saiba mais sobre a história do local

O Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa. Por lá, era possível adquirir itens tão variados como cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para as religiões de matrizes africanas. Hoje, consolidado como um dos mais importantes mercados de artesanato do Brasil, o Mercado Modelo segue funcionando. Por ser famoso, inaugurado em 1912, o local encanta turistas e atende às necessidades dos moradores da região.
Em 1969, o Mercado Modelo foi vítima do mais violento incêndio de sua história e o antigo imóvel precisou ser demolido. A partir de 1971, no dia 2 de fevereiro, quando se comemora o dia da orixá mãe das águas, Iemanjá, o mercado passou a ocupar o edifício da 3º Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um novo incêndio destruiu as instalações e levou a uma extensa reforma do edifício, que foi reinaugurado em 1984.

Serviço

Mercado Modelo
Telefone: (71) 3242-5860
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 18h / domingo, das 9h às 14h
Postos de Informações Turísticas da Bahiatursa
Tel.: (71) 3241-0242
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 09h às 18h / domingo, das 09h às 13h30

Fotos: Fábio Marconi

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Elevador Lacerda. Salvador Bahia.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
Praça Visconde de Cayru, s/n - Comércio, Salvador - BA, 40015-170

Outras experiências

Ver Agenda completa
07fev
08fev
09fev
10fev
11fev
12fev
13fev
14fev

Nosso blog

Blog
Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Loja Apoena, Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Coleção Gefferson Vila Nova. Salvador Bahia. Foto Lucas Assis (imagem editada)

Coleção Gefferson Vila Nova. Salvador Bahia. Foto Lucas Assis (imagem editada)

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.