Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos

Salvar nos favoritos

Igreja com intensa atividade de fiéis e visitantes

Construída em 1712, demolida em 1800, reconstruída em 1809. O Santuário de Nossa Senhora da Piedade é uma das primeiras igrejas com fachada e interior neoclássicos do Brasil. O Centro Cultural dos Capuchinhos é um importante legado cultural com biblioteca, arquivo histórico e museu. Ficam na Praça da Piedade, que foi assim batizada por conta do Santuário. A nave da igreja é dividida em três partes, inspirada na Igreja de São Pedro, em Roma. No pátio agradável e bem cuidado, existe uma pequena exposição de artefatos que remontam a história dos Capuchinhos.

Saiba um pouco mais…

O hospício dos Capuchinhos na Piedade, como era chamado, foi construído entre os anos de 1683 e 1686. Até o ano de 1702, o convento foi cuidado pelos Frades Capuchinhos da circunscrição da França. Na segunda metade do século XVII, foi iniciada a construção do Hospício de Nossa Senhora da Piedade pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos franceses, que foi inaugurado em 1686. Os capuchinhos franceses foram expulsos por questões políticas em 1700 e foram substituídos pelos capuchinhos da Congregação da Propaganda Fide de origem italiana.

Em 1705, os Capuchinhos italianos assumiram a casa. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade já havia passado por muitas reformas desde a sua construção. Quando os capuchinhos italianos assumiram a missão, acharam por bem demolir a igreja e reconstruí-la nos padrões atuais, com uma estrutura imponente – talvez, por isso, a inspiração romana.

Em 1712, o Hospício de Nossa Senhora da Piedade foi elevado à residência e Prefeitura, recebendo o nome de Missão da Bahia ou do Rio São Francisco.

O local passou por reformas e ampliações e, em 1800 foi demolida, sendo reconstruída em 1809. Atualmente, o convento e a igreja estão bem conservados. Desde o século XVII, a igreja/convento concede assistência sacramental, com celebrações e confissões diárias, além de assistência espiritual a grupos.

Um roteiro completo em volta desta praça

Temos uma ótima sugestão de roteiro turístico e você só vai ter que dar a volta na praça. Comece assistindo à missa das 8 horas no Santuário de N. Sra da Piedade. Aí, você já deixa agendado o passeio pelo Memorial dos Capuchinhos. De lá, você atravessa a rua e conhece o Gabinete Português de Leitura, aquele prédio que, por fora, é uma construção tipicamente portuguesa, cheia de detalhes delicados. Por dentro, é imponente e carregado de história. Depois, estique para o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o prédio vermelho logo ao lado. Este prédio imponente abriga importantes coleções, acervo grandioso, raridades, museu, biblioteca e muitas curiosidades. Para fechar o passeio, caminhe pela praça observando o belo gradil que a rodeia e vá até a Igreja Matriz Paróquia de São Pedro. A paróquia se mantém atual e com uma intensa atividade de fiéis e visitantes. Além de ser uma graça, ainda tem um bom restaurante e café, perfeito para matar a fome – que, depois de tantas andanças, já deve estar grande.

Serviço

Endereço: Praça da Piedade, S/N – Centro
Telefone: 71 3329-2388
Visitação: seg a sex, 8h às 17h / Gratuito

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos. Centro Salvador Bahia. Foto Fernanda Slama.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
Praça da Piedade, S/N – Centro

Outras experiências

Ver Agenda completa
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez
10dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.