Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos

Salvar nos favoritos

Igreja com intensa atividade de fiéis e visitantes

Construída em 1712, demolida em 1800, reconstruída em 1809. O Santuário de Nossa Senhora da Piedade é uma das primeiras igrejas com fachada e interior neoclássicos do Brasil. O Centro Cultural dos Capuchinhos é um importante legado cultural com biblioteca, arquivo histórico e museu. Ficam na Praça da Piedade, que foi assim batizada por conta do Santuário. A nave da igreja é dividida em três partes, inspirada na Igreja de São Pedro, em Roma. No pátio agradável e bem cuidado, existe uma pequena exposição de artefatos que remontam a história dos Capuchinhos.

Saiba um pouco mais…

O hospício dos Capuchinhos na Piedade, como era chamado, foi construído entre os anos de 1683 e 1686. Até o ano de 1702, o convento foi cuidado pelos Frades Capuchinhos da circunscrição da França. Na segunda metade do século XVII, foi iniciada a construção do Hospício de Nossa Senhora da Piedade pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos franceses, que foi inaugurado em 1686. Os capuchinhos franceses foram expulsos por questões políticas em 1700 e foram substituídos pelos capuchinhos da Congregação da Propaganda Fide de origem italiana.

Em 1705, os Capuchinhos italianos assumiram a casa. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade já havia passado por muitas reformas desde a sua construção. Quando os capuchinhos italianos assumiram a missão, acharam por bem demolir a igreja e reconstruí-la nos padrões atuais, com uma estrutura imponente – talvez, por isso, a inspiração romana.

Em 1712, o Hospício de Nossa Senhora da Piedade foi elevado à residência e Prefeitura, recebendo o nome de Missão da Bahia ou do Rio São Francisco.

O local passou por reformas e ampliações e, em 1800 foi demolida, sendo reconstruída em 1809. Atualmente, o convento e a igreja estão bem conservados. Desde o século XVII, a igreja/convento concede assistência sacramental, com celebrações e confissões diárias, além de assistência espiritual a grupos.

Um roteiro completo em volta desta praça

Temos uma ótima sugestão de roteiro turístico e você só vai ter que dar a volta na praça. Comece assistindo à missa das 8 horas no Santuário de N. Sra da Piedade. Aí, você já deixa agendado o passeio pelo Memorial dos Capuchinhos. De lá, você atravessa a rua e conhece o Gabinete Português de Leitura, aquele prédio que, por fora, é uma construção tipicamente portuguesa, cheia de detalhes delicados. Por dentro, é imponente e carregado de história. Depois, estique para o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o prédio vermelho logo ao lado. Este prédio imponente abriga importantes coleções, acervo grandioso, raridades, museu, biblioteca e muitas curiosidades. Para fechar o passeio, caminhe pela praça observando o belo gradil que a rodeia e vá até a Igreja Matriz Paróquia de São Pedro. A paróquia se mantém atual e com uma intensa atividade de fiéis e visitantes. Além de ser uma graça, ainda tem um bom restaurante e café, perfeito para matar a fome – que, depois de tantas andanças, já deve estar grande.

Serviço

Endereço: Praça da Piedade, S/N – Centro
Telefone: 71 3329-2388
Visitação: seg a sex, 8h às 17h / Gratuito

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Memorial dos Capuchinhos. Centro Salvador Bahia. Foto Fernanda Slama.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
10
Seu bolso
Localização
Praça da Piedade, S/N – Centro

Outras experiências

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda