Salvador além do Circuito Batatinha

2 horas - 4 horas
Roteiros
Casa do Carnaval - coleções. Foto: Fábio Marconi
O Cravinho. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Largo do Pelourinho. Salvador Bahia.
Casa do Carnaval - fachada. Foto: Fábio Marconi
Casa do Carnaval - coleções. Foto: Fábio Marconi
Sorveteria e Lanchonete Le Glacier Laporte. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .
O Cravinho. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Suco de Limão com Coco. Pelourinho Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.
Suco de Limão com Coco. Pelourinho Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.
Largo do Pelourinho. Ao fundo, Fundação Casa de Jorge Amado. Foto: Fábio Marconi.
Palácio Rio Branco. Centro Histórico, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

O que fazer nos trajetos da folia sem o Carnaval de Salvador em 2022

Não haverá folia de rua este ano, mais uma vez. Mas, em Salvador, é carnaval o ano inteiro, e a vida cultural da cidade permanece pulsante! Para além dos famosos circuitos onde passariam os trios, blocos afros e fanfarras, o Visit Salvador da Bahia vai te levar para experiências que você pode curtir qualquer dia, de janeiro a janeiro. Se liga no roteiro.

Você conhece o Circuito Batatinha?

Praça Municipal. Salvador, Bahia. Foto: arquivo da Prefeitura.

Esse é o Carnaval ao som de fanfarras, blocos, marchinhas e pequenos grupos. O Circuito Batatinha acontece ali no Centro Histórico. Começa na Praça Castro Alves, passa pela Praça da Sé e termina no Largo do Pelourinho. E não tem trio elétrico.

A festa é realizada onde aconteceram os primeiros gritos carnavalescos, ainda no século XVIII, e um dos objetivos é resgatar a cultura e a tradição, além de oferecer uma festa para toda a família. As atrações são gratuitas e os principais ritmos presentes são reggae, samba, afoxé, MPB, pop e axé.

Oscar da Penha (Salvador, 5 de agosto de 1924 – Salvador, 3 de janeiro de 1997), mais conhecido como Batatinha, foi um compositor e cantor brasileiro, considerado um dos maiores nomes do samba da Bahia. Seu nome artístico veio de seu apelido “Batata”, que, na gíria da época, significava gente boa.

Circuito Batatinha (Centro Histórico)

Você pode conhecer por lá…

Praça Castro Alves e Praça Municipal

Este é um excelente ponto de encontro, tanto em dias de festa, quanto em passeios turísticos. Ali, tem o monumento de Castro Alves, cinema, a Rua do couro, excelentes hotéis, o Elevador Lacerda e a Sorveteria da Cubana.

Mitologias da Rua Chile

Elevador Lacerda

A Cubana Sorvetes

Cultura por toda parte

Casa do Carnaval – livros que contam a história dessa grande festa. Foto: Fábio Marconi

Depois, conheça a Praça da Cruz Caída – onde, no carnaval, fica o Terreiro do Samba. Aproveite para conhecer o Centro Cultural Palácio da Sé e, claro, a Casa do Carnaval.

Casa do Carnaval

Centro Cultural Palácio da Sé

Praça da Cruz Caída

No Circuito Batatinha, existem algumas praças e largos: Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Pedro Arcanjo, Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e a mais nova, o Largo da Tieta. Fique de olho na agenda do Visit para saber a programação cultural que está rolando por lá. E, por falar em festa, quem está sempre presente, alegrando a galera, é o querido e famoso cravinho.

Bar O Cravinho

Não deixe de conhecer também:

Ateliê do Artista Anunciação

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Casa do Benin

Negra Jhô Penteados Afro

Catedral Basílica de Salvador

Qual é a Boa? Funcionamento de Parques e Museus em Salvador

Para comer & beber

Para beber, a super dica é o suco de limão com coco. Você pode encontrá-lo andando entre os largos do Centro Histórico e a Baixa dos Sapateiros, e é bem fácil achá-lo em frente ao Teatro Miguel Santana, na Rua Gregório de Matos, ou em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. Para comer, preparamos alguns guias, assim você encontra opções para todos os gostos e bolsos.

O famoso Suco de Limão com coco

10 bares e restaurantes no Pelourinho

Pare no Pelô

Sorveteria Le Glacier Laporte

Veja também as dicas dos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande).

Cuidados importantes

Com a pandemia da covid-19, a capital baiana vem se adaptando a este novo normal. Durante os passeios, os visitantes devem estar atentos para o uso da máscara, álcool 70º e manter um distanciamento seguro de outras pessoas.

Ligue antes para os locais a serem visitados e procure saber sobre os protocolos de segurança para evitar contaminação. Para entrar nos estabelecimentos, deve ser apresentado o comprovante vacinal contra a covid-19, com as duas doses e a de reforço, se já estiver disponível.