Negra Jhô Penteados Afro

Salvar nos favoritos

Um dos maiores nomes do Brasil em tranças, torços e turbantes.

Valdemira Telma de Jesus Sacramento, a Negra Jhô tem o dom da arte das tranças, torços e turbantes criados de forma genial por ela, Filha de Ogum com Iansã. Mulher guerreira, fez uma revolução no Pelourinho quando chegou aqui no final dos anos 70, contribuindo de forma eficaz para a emancipação da identidade negra, precursora do empoderamento do cabelo natural, transformando a forma como homens e mulheres negros olhavam para sua própria estética.

“Quando as pessoas perguntam se eu tenho um salão eu respondo: Não! Eu tenho uma casa de amor, onde eu acolho e sou acolhida”, ensina Negra Jhô.

Desde o início até os dias de hoje, ela coloca sua cadeira em pleno Pelourinho para trançar os cabelos dos passantes, turistas e moradores locais. Como ela mesma gosta de contar, “mulheres sentam nesta cadeira e levantavam-se rainhas!”. Na verdade, homens e mulheres, velhos, jovens e crianças, brancos, negros… todos querem em suas cabeças a arte de Negra Jhô, especialista nos símbolos da estética, cultura e religiosidade da ancestralidade africana. Hoje, seu salão de beleza, opa, digo, casa de amor, é referência nacional em cabelos afro, sendo procurado por turistas, famosos e baianos.

A vida desta mulher é entrelaçada com a própria história da Salvador contemporânea. Ela é diretamente envolvida com diversos Blocos Afros e, no intuito de manter a Cultura Africana viva e preservar os valores étnicos, Negra Jhô ministra oficinas para crianças e adolescentes, fazendo parcerias com várias instituições como: escolas; faculdades; comunidades quilombolas; Bloco Afro & Escola Olodum; Filhos de Gandhy; Ilê Aye; Banda Didá; Hospital Irmã Dulce; Deam (Delegacia de proteção a mulher); Projeto Axé; entre muitos outros.

Instituto Kimundo

Esta mulher de pura consciência política dirige há pouco mais de dez anos o Instituto Kimundo, que busca manter a Cultura Africana viva e preservar os valores étnicos, desenvolvendo atividades que valorizam a autoestima da mulher de qualquer etnia, bem como sua força, beleza, dança e liberdade. Ensina a valorização da cor, do cabelo, da beleza negra, através da arte da ornamentação de cabelos (tranças) e turbantes, além de promover oficinas para crianças e adolescentes.

Ela também promove a mostra “Coroa de Ouro: Torços e Turbantes”, de autoria dela. Na exposição, traz 21 turbantes estilizados, confeccionados pelo Instituto Kimundo. Além da exposição, também são realizadas mediações e oficinas de turbantaria e estamparia afro promovidas pela própria Negra Jhô e pelo setor educativo do Museu Udo Knoff. Já aconteceram algumas edições desta mostra e em uma delas, no encerramento, houve um desfile que mostrou os torços e turbantes da mostra, além de indumentárias produzidas por estilistas e grifes afro-baianas.

Feijoada da Negra Jhô

E você acha que acabou? Ainda tem mais! Ela movimenta as ruas do Pelourinho com a famosa Feijoada da Negra Jhô, que começa com um cortejo onde lidera um grupo de músicos e dançarinos numa celebração aos Orixás e entidades de manifestações da cultura de matriz africana. A “FeiJhôada” se transformou em um festival cultural, com direito à dança, desfile de estética afro e apresentações músico-culturais que misturam samba, afro, pagode, semba, kuduro e axé. Fique sempre de olho nas redes dela para saber a data da próxima edição.

Serviço

Negra Jhô Penteados Afro
Endereço: Ladeira de São Miguel, 4 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-030
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 19h. Sábado, das 09h às 20h. Domingo não abre.

Instituto Kimundo
Endereço: Rua Frei Vicente, nº 04, Pelourinho.
Horário de Funcionamento: sábados, das 09h às 18h.
e-mail: kimundo@bol.com.br
Telefone: (71) 3321-8332

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Negra Jhô Foto: JMarilá Photos

1
1
Seu bolso
Localização
Ladeira de São Miguel, 4 - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-030

Outras experiências

Agenda

30
Maio
01
jun
02
jun
03
jun
04
jun
05
jun
06
jun
Ver mais em Agenda