Centro Cultural Palácio da Sé

Salvar nos favoritos

Revitalização resgata parte da história e cultura de Salvador

Palácio da Sé. Centro Histórico. Salvador Bahia. Foto Max Haack. Secom.

Após 20 anos fechado, o Palácio da Sé, localizado no Centro Histórico de Salvador, volta ao cotidiano de moradores e turistas após processo de revitalização. Este é mais um importante espaço de visitação popular da cidade, agora como Centro Cultural, seja em função de todo o seu conteúdo histórico, seja pela privilegiada localização. Comandado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e pelo padre Abel Pinheiro, o processo de restauração durou cinco anos.

A visitação é maravilhosa e indicamos a visita guiada, assim você não perde nenhuma informação e acaba aprendendo ainda mais sobre sua cidade, apreciando peças raras e lindíssimas, desde a época do descobrimento. A equipe vai contar cada detalhe. A dica fotográfica é escolher um dos “janelões” que proporcionam uma vista incrível da Baía de Todos os Santos.

O térreo do Palácio agora possui uma área disponível para exposições itinerantes e realização de eventos corporativos, permitindo a sustentabilidade do local. Já o primeiro pavimento do espaço abriga a exposição permanente “A Igreja e a formação do Brasil”, com acervo próprio e bens históricos remanescentes de outros prédios religiosos, como a antiga Catedral da Sé, demolida em 1933 para dar lugar à atual Praça da Sé.
O pavimento também abriga a sala do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV), expondo importantes documentos históricos restaurados com a missão de preservar, pesquisar e difundir o acervo documental da Igreja Católica no Brasil. O acervo possui mais de 16 mil documentos, entre os restaurados e não restaurados.

No segundo pavimento, funcionará em breve o Centro Administrativo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com um acervo permanente, o arcaz da antiga Igreja da Sé, a galeria dos Bispos e Arcebispos da Bahia e Primazes do Brasil. O espaço também contará com uma área dedicada ao Arcebispo Sebastião Monteiro da Vide, responsável pela construção do Palácio.

No local, também serão realizados atendimentos e audiências do arcebispo, bem como secretarias da administração da Arquidiocese, uma capela episcopal, uma biblioteca e uma sala de conferência.

Serviço

Centro Cultural Palácio da Sé
Site: www.palaciodase.org.br (https://www.palaciodase.org.br/)
Instagram: @palaciodase
Endereço: Praça da Sé, 203-47 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-210
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h.
Telefone: (71) 3838-9987

Palácio da Sé. Centro Histórico. Salvador Bahia. Foto Max Haack. Secom.

1
1
Seu bolso
Localização
Praça da Sé, 203-47 - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-210

Outras experiências

Agenda

03
abr
04
abr
05
abr
06
abr
07
abr
08
abr
09
abr
10
abr
11
abr
12
abr
13
abr
14
abr
15
abr
16
abr
17
abr
18
abr
19
abr
20
abr
21
abr
22
abr
23
abr
24
abr
25
abr
26
abr
27
abr
28
abr
29
abr
30
abr
01
Maio
02
Maio
16
ago
08
dez
Ver mais em Agenda