Centro Cultural Palácio da Sé

Salvar nos favoritos

Revitalização resgata parte da história e cultura de Salvador

Palácio da Sé. Centro Histórico. Salvador Bahia. Foto Max Haack. Secom.

Após 20 anos fechado, o Palácio da Sé, localizado no Centro Histórico de Salvador, volta ao cotidiano de moradores e turistas após processo de revitalização. Este é mais um importante espaço de visitação popular da cidade, agora como Centro Cultural, seja em função de todo o seu conteúdo histórico, seja pela privilegiada localização. Comandado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e pelo padre Abel Pinheiro, o processo de restauração durou cinco anos.

A visitação é maravilhosa e indicamos a visita guiada, assim você não perde nenhuma informação e acaba aprendendo ainda mais sobre sua cidade, apreciando peças raras e lindíssimas, desde a época do descobrimento. A equipe vai contar cada detalhe. A dica fotográfica é escolher um dos “janelões” que proporcionam uma vista incrível da Baía de Todos os Santos.

O térreo do Palácio agora possui uma área disponível para exposições itinerantes e realização de eventos corporativos, permitindo a sustentabilidade do local. Já o primeiro pavimento do espaço abriga a exposição permanente “A Igreja e a formação do Brasil”, com acervo próprio e bens históricos remanescentes de outros prédios religiosos, como a antiga Catedral da Sé, demolida em 1933 para dar lugar à atual Praça da Sé.

O pavimento também abriga a sala do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV), expondo importantes documentos históricos restaurados com a missão de preservar, pesquisar e difundir o acervo documental da Igreja Católica no Brasil. O acervo possui mais de 16 mil documentos, entre os restaurados e não restaurados.

No segundo pavimento, funcionará em breve o Centro Administrativo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com um acervo permanente, o arcaz da antiga Igreja da Sé, a galeria dos Bispos e Arcebispos da Bahia e Primazes do Brasil. O espaço também contará com uma área dedicada ao Arcebispo Sebastião Monteiro da Vide, responsável pela construção do Palácio.

No local, também serão realizados atendimentos e audiências do arcebispo, bem como secretarias da administração da Arquidiocese, uma capela episcopal, uma biblioteca e uma sala de conferência.

Sabia mais

A antiga Sé da Bahia foi uma das igrejas mais importantes do estado. Apesar de sua importância histórica, o edifício da antiga Sé foi demolido em 1933, durante uma reurbanização do centro da cidade. A construção ficava onde é hoje o Monumento da Cruz Caída. Lembra do púlpito que você viu lá na Igreja da Ajuda? Pois, saiba que ele ficava nessa igreja, local onde Padre Antônio Vieira pronunciava os sermões mais célebres da sua carreira.

A igreja e o Palácio Arquiepiscopal eram interligados por uma espécie de ponte e muito dessa história faz parte do acervo do centro cultural. Tem uma sala cheia de fotos detalhadas da fachada da Sé, e através de uma maquete, dá para ter ideia da imponência da construção. Também tem colunas e cariátides do altar do Senhor Morto; conjunto de ornamentos; fragmentos do forro da Capela do Santíssimo; tocheiros em prata fundida, batida, repuxada e cinzelada.

Outras curiosidades do Centro Cultural Palácio da Sé

A sala “Terra Nova” contextualiza o encontro com o novo. Nela, se destaca o marco quinhentista de demarcação de limites da cidade. Em um outro ponto do passeio, você vai se deparar com a maquete da passarola, uma criação do Padre Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como “o padre voador”. Um dos móveis mais bonitos e delicados do acervo está na Capela: um altar-armário do século XVIII, todo pintado à mão em cores vivas, belos desenhos e objetos seculares.

Na sala “A Devoção” o visitante vai sentir um pouco do que são as festas populares da Bahia. São registros feitos por grandes fotógrafos durante a Festa de Santa Bárbara, Conceição da Praia, Lavagem do Bonfim, Iemanjá, festa de Bom Jesus dos Navegantes, entre outras. Uma “procissão de imagens sacras” que reflete a busca do povo baiano pelo sagrado, através da entrega, do sacrifício e do compromisso com o divino.

Serviço

Centro Cultural Palácio da Sé
Site: www.palaciodase.org.br (https://www.palaciodase.org.br/)
Instagram: @palaciodase
Endereço: Praça da Sé, 203-47 – Centro Histórico, Salvador – BA, 40020-210
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h.
Telefone: (71) 3838-9987

Palácio da Sé. Centro Histórico. Salvador Bahia. Foto Max Haack. Secom.

1
1
Seu bolso
Localização
Praça da Sé, 203-47 - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-210

Outras experiências

Agenda

07
dez
08
dez
09
dez
10
dez
11
dez
12
dez
13
dez
14
dez
Ver mais em Agenda