Sorveteria Le Glacier Laporte

Salvar nos favoritos

Sorvetes artesanais com toque francês no coração do Pelourinho

Francês Georges Laporte produz sorvetes de sabores únicos e livres de produtos químicos

Sorveteria e Lanchonete Le Glacier Laporte. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

No Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, entre sobrados, casarões e a famosa “igreja de ouro” que leva o nome do mesmo largo, um francês produz alguns dos sorvetes mais procurados de Salvador. Georges Laporte é o artesão por trás de cada sabor da Sorveteria Le Glacier Laporte, um pequeno e charmoso estabelecimento com mesinhas e sombreiros espalhados do lado de fora.

Se você estiver em um dia de sorte, vai encontrar Georges no balcão e receber a ajuda dele para escolher entre os diversos sabores que a sorveteria oferece. Tem os queridinhos clássicos, como o de chocolate, mas também os mais inusitados, como o Oriental, inspirado em um cuscuz marroquino, e o Martinique, feito com casca de laranja, rum e pedaços de chocolate amargo.

Os sorvetes são todos produzidos artesanalmente e não levam nenhum tipo de produto químico. O refrescante Caraíba, por exemplo, foi pensado de maneira a não tirar da acerola um de seus principais nutrientes que é a vitamina C – e até mesmo preservar a cor da fruta.

“A acerola é muito rica em vitamina C, que começa a morrer a partir do momento em que você tira a casca. Ela também perde a cor e começa a ficar laranja. Então, para fazer um sorvete de acerola que não se estraga, eu inventei essa história de misturar com gengibre e limão, preservando a cor da fruta. O gosto é delicioso”, explica Georges.

Algumas das receitas vêm do país de origem do mestre sorveteiro: a tia de George é dona de uma sorveteria na pequena cidade de Deauville, na França, onde ele trabalhou antes de se mudar para o Brasil e abrir a Le Glacier Laporte, em 2002.

“Eu trouxe os sabores e as receitas da sorveteria da minha tia, ela aceitou. Mas modifiquei um pouco porque na França, por exemplo, a gente trabalha com açúcar de beterraba e aqui com o açúcar de cana. Refiz as receitas e aos poucos fui incluindo outras que são mais parecidas com o Brasil”, conta ele, que compra boa parte da matéria prima na Feira de São Joaquim e de outros produtores locais, sempre levando em conta o respeito ao ecossistema.

O sorvete é o carro chefe, mas o espaço também vende café, sucos, salgados e crepes. Escolha o seu sabor preferido e tire um tempinho para sentar em uma das cadeiras dispostas do lado de fora e observar o vai e vem desse lindo pedaço do Centro Histórico.

Serviço

Sorveteria Le Glacier Laporte
Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 21 – Pelourinho, Salvador – BA, 40020-280
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h
Importante: não é necessário reserva.
Acessibilidade: mesas e cadeiras na altura tradicional. Sem batentes ou escadas na entrada.

Sorveteria e Lanchonete Le Glacier Laporte. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
15
Localização
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 21 - Pelourinho, Salvador - BA, 40020-280

Outras experiências

Agenda

30
set
01
out
02
out
03
out
05
out
06
out
07
out
Ver mais em Agenda