Festas Populares de Salvador: calendário completo

Blog
Banner - Festas Populares de Salvador: calendário completo
Lavagem do Bonfim Bonfim 2020. Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira.

O Visit Salvador da Bahia listou 15 festas populares que você precisa vivenciar

As festas de largo são uma tradição da Bahia, e, em Salvador, estas celebrações unem sempre o sagrado e o profano. Tem missa, orações, toques sagrados dos atabaques, mas também tem carurus, feijoadas e sambas, tudo isso durante cortejos lindos, com andores cobertos de flores e muitas fés e credos juntos. As festas populares de Salvador transcendem o sentido religioso. São eventos culturais riquíssimos, cheios de significados e história. Os festejos acontecem por toda a cidade e têm um calendário extenso, mês a mês. Reunimos aqui 15 deles. Programa-se!

Dezembro

Festa de Santa Bárbara (4 de dezembro)

Essa linda festa para Santa Bárbara é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia. A Santa é reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades, conhecida pelos seguidores do Candomblé como Iansã. O dia 04 de dezembro é uma data simbólica para que os devotos se reúnam e rendam homenagens. Nas praças e mercados do Centro Histórico, é servido o tradicional Caruru. Saiba mais neste link.

Festa de Conceição da Praia (8 de dezembro – feriado municipal)

Na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 08 de dezembro, tem Festa Típica Popular em homenagem à Padroeira Excelsa e Única do Estado da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Saiba mais neste link.

Festa de Santa Luzia (13 de dezembro)

O dia 13 de dezembro é dedicado a Santa Luzia, a protetora dos olhos, sendo uma das festas mais tradicionais da cidade. Os devotos participam de missas às 6h, 8h, 15h, e 17h. O ponto alto da festa é a missa solene às 10h, seguida de procissão com a imagem da santa pelas principais ruas do Comércio. O andor sai da Igreja do Pilar e segue até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, retornando até a matriz. As cores tradicionais da Santa são o amarelo e principalmente o vermelho. Tanto as imagens dentro da igreja quanto as que seguem em procissão são ricamente adornadas por flores nestas cores. Saiba mais neste link.

Janeiro

Festa de Bom Jesus dos Navegantes (31/12 e 01/01)

Todo último dia do ano e o primeiro do ano seguinte são marcados por uma das mais belas e tradicionais celebrações de fé católica em Salvador, iniciada em 1750, que busca fortalecer a fé e a esperança. Há mais de 200 anos, inúmeros fiéis participam das homenagens à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Saiba mais neste link.

O evento inclui duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia; a segunda, no dia 1º de janeiro – uma das mais populares da cidade – conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos-os-Santos.

Festa folia de Reis (5 e 6 de janeiro)

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do oriente visitaram o menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar, e levaram de presente ao menino Jesus ouro, incenso e mirra. Em Salvador, no bairro da Lapinha, acontecem eventos que marcam o início do ano com missas, apresentações e samba de roda. Saiba mais neste link.

Lavagem do Bonfim (segunda quinzena de janeiro – data móvel)

A tradicional Lavagem do Bonfim é uma das mais importantes datas do calendário de festas populares de Salvador. A data é móvel, acontece na segunda quinzena de janeiro. Neste dia, baianos e turistas saem em caminhada da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Basílica do Bonfim.

Vários cortejos fazem o trajeto, inclusive as baianas que, ao chegarem, lavam a escadaria da igreja. Também é grande a quantidade de pessoas que se revezam no gradil da igreja para amarrarem suas fitinhas e fazerem seus pedidos. No final do dia, é comum grupos de amigos voltarem em festas dentro de barcos, escunas e lanchas pela Baía de Todos-os-Santos. Saiba mais neste link.

Festa para São Lázaro (data móvel – último domingo de janeiro)

Este santo é conhecido como protetor dos enfermos, dos desamparados e dos animais doentes. Os festejos em sua homenagem acontecem no último domingo de janeiro, na Igreja São Lázaro e São Roque, localizada no bairro da Federação. A programação conta com alvorada às 6h e missas às 7h, 9h, 11h e 17h. Já às 13h30, há a recitação do terço. O ápice dos festejos é às 15h, quando acontece a Missa Solene. Saiba mais neste link.

Fevereiro

Festa de Iemanjá (1/02 no Dique do Tororó, 2/02 no Rio Vermelho)

A Festa de Iemanjá, no dia 02 de fevereiro, é considerada a maior manifestação religiosa pública do candomblé no estado, sendo uma das festas populares mais intensas e tradicionais da Bahia. Por estes motivos, esta festa popular será tombada como Patrimônio Imaterial de Salvador. Este registro é uma forma de proteger a manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. Saiba mais neste link.

Lavagem de Itapuã (entre Iemanjá e carnaval – data móvel)

A secular Lavagem de Itapuã é comemorada na quinta-feira antes do início do Carnaval de Salvador, tendo mais de 100 anos. A festa começa ainda na madrugada, quando os moradores saem pelo bairro em um Bando Anunciador, convidando a comunidade para a festa. A celebração dura o dia inteiro na orla que liga o bairro de Piatã a Itapuã. Na programação, há diversos atos como missas, cortejos e café da manhã.

Carnaval (data móvel – 2024 em 13 de fevereiro)

Para a folia de Momo mais aguardada do país, dois eventos de pré-Carnaval acontecem já nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2024. Chamados de Fuzuê e Furdunço, os projetos acontecem à tarde, respectivamente no sábado e domingo que antecedem a abertura oficial da festa, levando uma multidão de foliões fantasiados e famílias inteiras para o circuito Ondina-Barra.

Na terça-feira que antecede o Carnaval (06/02/2024), acontece o Pipoco, sempre com um grande artista que leva o folião pipoca para as ruas da Barra em um show incrível sobre o trio elétrico. Os dias oficiais do Carnaval de Salvador são de 08 a 14 de fevereiro.

Festas públicas ou visitas em terreiros

Terreiros preservam a tradição de culto de herança africana. Os templos são referenciais de saberes ancestrais. O Salvador Capital Afro conta aqui o que você precisa saber sobre regras de acesso e especificidades religiosas encontradas na capital baiana. As festas públicas acontecem durante o ano todo, e cada terreiro segue seu próprio calendário. Saiba mais neste link.

Junho

São João (Sto Antônio; São João; São Pedro)

O sexto mês do ano é conhecido nacionalmente como o mês das festas juninas, mas, principalmente no nordeste, junho é como um segundo carnaval. Festas, crenças, hábitos e tradições da cultura popular brasileira são festejados aqui de forma singular, e tem gente que passa o ano esperando por este mês. As festas são consideradas os principais eventos em cidades do interior da Bahia. Fiquem ligados: Santo Antônio (13/06), São João (24/06 – feriado) e São Pedro (29/06).

O Centro Histórico de Salvador será palco, no mês de junho, de 25 dias seguidos de ações culturais e de festas juninas. Veja a programação 2023 neste link.

Julho

O 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia

Na madrugada de 2 de julho de 1823, a cidade de Salvador amanheceu quase deserta: o exército Português deixou em definitivo a província da Bahia. Esta é a data da Independência do Brasil na Bahia, que celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia, por mais de 10 meses, contra as tropas portuguesas. Com a vitória do Exército e da Marinha do Brasil na Bahia, consolidou-se a separação política do Brasil de Portugal.

Em 2023, teve programação especial em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, com tema “Salve nossa terra, Salve o Caboclo” e que trouxe diversas novidades. Veja como foi neste link.

Agosto

Celebrações do mês da Santa Dulce dos Pobres (13 de agosto)

O Anjo Bom da Bahia é a primeira santa brasileira da nossa época. A Santa Dulce dos Pobres foi uma mulher batalhadora, exemplo de vida, e admirada também por pessoas não católicas. O que ela promoveu foi uma verdadeira obra de amor aos pobres e doentes.

O ano de 2023 vai dar início a uma programação que promete se tornar uma tradição na cidade. O ápice das celebrações será no dia 13 de agosto, data que ela recebe o hábito e o nome religioso de Irmã Dulce (13/08/1933) e, sendo assim, escolhida como data oficial de celebração de sua festa litúrgica. Saiba mais neste link.

Festa para São Roque e Omolu (16 de agosto)

Devotos de São Roque e São Lázaro e de Omolu já sabem que todo 16 de agosto é dia de prestar homenagens a eles. A festa de São Roque é uma das tradições compartilhadas nas diversas regiões do Engenho Velho da Federação e Federação. A missa em homenagem ao santo católico, segundo padroeiro da Igreja de São Lázaro, é de origem católica, e é forte a participação do candomblé, que homenageia Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca. A programação inclui missas às 7h e 11h e, às 17h, a Benção do Santíssimo, todas celebradas no Santuário de São Lázaro e São Roque. Saiba mais neste link.

Caminhada Azoany (Obalúwayé) – 1° Caminhada de Matriz Africana do Brasil (16 de agosto)

No mesmo dia, vinda do Centro Histórico, a Caminhada Azoany sai do Pelourinho em direção ao santuário, em São Lázaro, na Federação. São um pouco mais de 4 quilômetros de caminhada. Aqui na Bahia, quem tem fé vai a pé! A Caminhada é a marca da secular união entre o cristianismo e Candomblé através da incorporação de elementos entre as religiões. É o momento em que pessoas ligadas ao candomblé marcham em culto a Azoany (Omulú, Obaluaê) e compartilham com os adeptos do catolicismo que reverenciam São Roque.