Festa do senhor Bom Jesus dos Navegantes

Salvar nos favoritos

O fim e o começo

Homenagens ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Conceição da Praia

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

Todo último dia do ano e o primeiro do ano seguinte são marcados por uma das mais belas e tradicionais celebrações de fé católica em Salvador, iniciada em 1750, que busca fortalecer a fé e a esperança. Essa festa foi, inicialmente, instituída pelos capitães, que no dia 31 agradeciam pelo ano que se despedia e no dia 1º pediam graças e bênçãos a Bom Jesus dos Navegantes para o ano que estava iniciando. Fazia-se, assim, um pedido de proteção ao Bom Jesus.

Há mais de 200 anos, inúmeros fiéis participam das homenagens à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Em 2019, o tema central da festa foi “Na Gratidão do Povo navega o Anjo Bom da Bahia”, uma homenagem à santificação de Santa Dulce dos Pobres. Os devotos têm um motivo a mais para comemorar: a Galeota Gratidão do Povo voltará a participar da procissão marítima, após ser completamente restaurada. Esta embarcação faz a procissão marítima em Salvador, levando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes há quase 130 anos. Para saber mais sobre essa história clica neste link.

O evento inclui duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia; a segunda, no dia 1º de janeiro – uma das mais populares da cidade – conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos.

Entenda a celebração dia a dia

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

Os festejos em homenagem ao Bom Jesus têm início na Igreja de Boa Viagem, na Cidade Baixa, no dia 27 de dezembro, às 6h, quando acontece a alvorada. Já às 7h30, os devotos participarão da missa, que será seguida da lavagem do templo e de um momento de oração. Às 11h deste mesmo dia, haverá o tradicional hasteamento da bandeira da devoção; e, às 19h30, será celebrada a missa com os vendedores ambulantes e as famílias que residem na região da praia da Boa Viagem.

Entre os dias 28 e 30 de dezembro, sempre às 19h30, acontece o tríduo nesta mesma Igreja. Um dos momentos mais esperados da festa acontecerá no dia 31 de dezembro, às 9h, quando a Galeota descerá ao mar. Às 15h há a Missa do Embarque e, logo após a Celebração Eucarística, por volta das 16h30, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será embarcada na Galeota e navegará da praia da Boa Viagem até o cais do Porto de Salvador (2° Armazém das docas), de onde seguirá, em procissão terrestre, até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio).

Enquanto isso, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, tem missa dia 31 de dezembro, às 15hs. Em seguida, os fiéis saem em procissão, às 16h, da Basílica até as docas aguardando a imagem do Bom Jesus dos Navegantes. Depois do encontro das imagens, Nossa Senhora da Conceição da Praia e Bom Jesus dos Navegantes, ambos voltam em procissão para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

As homenagens continuam no 1º dia do ano de 2020, quando, às 8h, Dom Murilo presidirá a Missa na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem participarão das missas às 9h e às 10h.

Por volta das 10h, no Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida ao píer da Capitania dos Portos (Marinha), e seguirá até o Porto da Barra, retornando até o cais do porto e seguindo até a Ponta do Humaitá. Lá, a imagem será desembarcada e seguirá em procissão terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde ficará, até 15h, exposta para veneração pública.

O encerramento dos festejos acontecerá em 5 de janeiro, na Igreja da Boa Viagem. Neste dia, a programação contará com a recitação do terço, às 15h30, e missa às 16h. Por volta das 17h, acontecerá a procissão terrestre com as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Dulce dos Pobres, saindo da Boa Viagem e passando pela Avenida Luiz Tarquínio, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Rua Henrique Dias, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem.
Saiba todas as informações neste link.

Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
8
Seu bolso
Localização
Largo da Boa Viagem, S/N - Boa Viagem, Salvador - BA, 40414-216

Outras experiências

Agenda

05
mar
06
mar
08
mar
09
mar
10
mar
11
mar
12
mar
Ver mais em Agenda