Festa de São Roque

Salvar nos favoritos

São Roque! Duas grandes celebrações!

Há 16 anos Edivalda Menezes Oliveira – hoje Mãe de Santo, filha de Paulo do Brongo – caminhou de Cosme de Faria até a Igreja de São Lázaro, com um balaio pequeno pedindo a cura de seu filho. Ele sofreu um acidente grave e foram anos de cura. O balaio ficou maior e, hoje, presta homenagem com seu tabuleiro nas escadas da Igreja de São Lázaro.

Do lado dela passa Dona Rosa, que chega em muletas, assistida por sua filha Martha, segurando uma imagem coberta por terços. Devota, sobe as escadas com dificuldade, se espreme para passar pela multidão e some entrando pela igreja até chegar ao altar. Omolu e São Roque. A Bahia é de fato um dos maiores exemplos de sincretismo religioso deste país. Com maestria ancestral, ainda une em um movimento contra a intolerância, muita festa e muita alegria.

Bahia: exemplo de sincretismo religioso. Foto: Amanda Oliveira.

Dentro da Igreja, pessoas rezam cada uma à sua maneira. Humberto, chega com sua Mãe de Santo Crispina, se ajoelha e coloca um balaio gigante de pipoca na altura da cabeça. Ele sustenta aquilo sorridente, enquanto Crispina distribui a pipoca aos presentes. Dentro e fora da Igreja, o padre abençoa os fiéis com água benta, e a multidão canta em sintonia. Cantos católicos, com ritmo Ijexá.

Santuário de São Lázaro, na Festa de São Roque e Omolu. Foto: Amanda Oliveira.

Devotos de São Roque e São Lázaro e de Omolu já sabem que todo 16 de agosto é dia de prestar homenagens a eles. A festa de São Roque é uma das tradições compartilhadas nas diversas regiões do Engenho Velho da Federação e Federação. A missa em homenagem ao santo católico, segundo padroeiro da Igreja de São Lázaro, é de origem católica, e é forte a participação do candomblé, que homenageia Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca. A programação inclui missas às 7h e 11h e, às 17h, a Benção do Santíssimo, todas celebradas no Santuário de São Lázaro e São Roque.

Caminhada Azoany

No mesmo dia, vinda do Centro Histórico, a Caminhada Azoany sai do Pelourinho em direção ao santuário, em São Lázaro, na Federação. São um pouco mais de 4 quilômetros de caminhada. Aqui na Bahia, quem tem fé vai a pé! A Caminhada é a marca da secular união entre o cristianismo e Candomblé através da incorporação de elementos entre as religiões. É o momento em que pessoas ligadas ao candomblé marcham em culto a Azoany (Omulú, Obaluaê) e compartilham com os adeptos do catolicismo que reverenciam São Roque.

Serviço

Santuário de São Lázaro e São Roque
Data: 16 de agosto, Festa para São Roque e Omolu. No dia 27 de janeiro, Festa para São Lázaro.
Ladeira de Xaponã, S/N – Federação, Salvador – BA, 40210-630

Festa de São Roque e Omolu. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
32
Seu bolso
Localização
Ladeira de Xaponã, S/N - Federação, Salvador - BA, 40210-630

Outras experiências

Agenda

04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
08
ago
10
ago
11
ago
Ver mais em Agenda