Festa de Reis

Salvar nos favoritos

Terno de Reis “Anunciação”

Igreja da Lapinha. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Dia de Reis é celebrado anualmente no dia 6 de janeiro. Tradicionalmente, o Dia de Reis é celebrado já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis. Este dia é também conhecido como Festa da Epifania.

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do oriente visitaram o menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

Festa de Reis 2020. Lapinha, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Em Salvador, no bairro da Lapinha, acontecem eventos que marcam o início do ano com missas, apresentações e samba de roda. O Terno de Reis, que celebra o Dia dos Reis, anuncia o nascimento de Cristo passando de casa em casa. O Terno da Lapinha recebeu o nome de “Anunciação”, significando o terno anunciador dos demais ternos que vêm visitar o Presépio da Lapinha e prestar sua homenagem das mais variadas formas ao menino Jesus.

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha

Praticamente esquecido (ou desconhecido) do público mais urbano, essa linda tradição ainda resiste na Paróquia da Lapinha, que vem desenvolvendo nos últimos anos um trabalho de revitalização desta celebração. Os ternos se apresentam nas noites dos dias 5 e 6 de janeiro, no Largo da Lapinha. Todos são convidados a participar e vivenciar essa tradicional manifestação popular e religiosa.

Festa de Reis 2020. Lapinha, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No dia 05 de dezembro, às 18h, acontece a missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapinha. Logo depois, sai o cortejo, às 19h30. Começa no Largo da Lapinha, em frente à Igreja, vai em direção à Praça da Soledade, volta, passa em frente à praça novamente e segue em direção à Escola Municipal Pirajá da Silva de onde retorna ao Largo da lapinha. Lá se encontra um palanque onde os ternos se apresentam com muita música. São clássicos das marchinhas de carnaval, samba, e músicas de autoria de cada terno.Participam da celebração entre 8 e 12 ternos e cada apresentação dura de 40 a 50 minutos. Enquanto isso, outro terno já sai para o cortejo no mesmo trajeto. Já no dia 6 de janeiro, há apenas o desfile do Terno da Anunciação. A missa acontece às 18h, o cortejo sai às 19h30 e percorre o mesmo trajeto.

Tradições do Dia de Reis

Festa de Reis 2020. Lapinha, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Ternos e Ranchos

São apresentações tradicionais dos Ternos de Reis, do samba e da roda, que contam com estandartes, lanternários, materiais diversos, pandeiros, dando ênfase às expressões folclóricas e culturais do nosso povo.

Os Estandartes

As bandeiras de frente são algo sagrado, que emitem o espírito do terno, a sua proposta, a sua mística, além de serem muito bonitas e expressarem o pensamento de um povo. Vale a pena ficar atento a cada detalhe delas.

O estandarte do Terno da Anunciação é em veludo-vinho, enriquecido com bandó de veludo escarlate, com detalhes em dourado, inclusive o nome do bairro. É formado de dois grandes campos: o inferior, de veludo vinho, que representa a nobreza do anúncio. O superior, em veludo vermelho escarlate, em forma de bandó ou baldaquinho, afirma a nobreza da mensagem, tendo como base o sangue como sinal de compromisso dos mártires.

Nele, há uma figura central de um anjo trombeteiro, em alto relevo dourado, representando a riqueza da mensagem anunciada. Nos quatro cantos, quatro estrelas representando os quatro evangelhos, os quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e as quatro estações do ano. As composições, em forma de corações dourados, representam que o anúncio deseja atingi-los.

Já o esplendor em branco e prata representa a luz do anúncio, relembra a esperança, inocência, pureza e humildade. No baldaquinho, 3 estrelas representam os três Reis Magos ou as Três Marias a brilhar no universo. Os detalhes em dourado representam a nobreza, o amor, a prosperidade e alegria.

Serviço

Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapinha.
Expediente: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h / sábado, das 8h às 12h
Largo da Lapinha, s/n, Igreja, Lapinha. CEP: 40325-220 – Salvador/BA
Telefone: 71 3242-9108

Festa de Reis 2020. Lapinha, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
35
Seu bolso
Localização
Largo da Lapinha, S/N - Liberdade, Salvador - BA, 40325-130

Outras experiências

Agenda

04
mar
05
mar
06
mar
08
mar
09
mar
10
mar
11
mar
Ver mais em Agenda