Festa Popular – Festa de Santa Luzia

Salvar nos favoritos

Fiéis homenageiam a protetora dos olhos

Dia de Santa Luzia. Comercio, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Na Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no Comércio, há uma gruta de onde a água mina desde o século 17, quando o templo ainda era uma pequena capela. A água que corre dia e noite desta fonte que nunca secou é procurada pelos devotos da santa, que lavam os olhos e ainda levam numa garrafinha para casa. Fiéis ficam na fila para lavar os olhos e, na frente da Igreja, ambulantes vendem toalhas com o nome de Santa Luzia para que as pessoas possam secar os olhos depois.

O dia 13 de dezembro é dedicado a Santa Luzia, a Protetora dos olhos, sendo uma das festas mais tradicionais da cidade. Os devotos participam de missas às 6h, 8h, 15h, e 17h. O ponto alto da festa é a missa solene às 10h, seguida de procissão com a imagem da santa pelas principais ruas do Comércio. O andor sai da Igreja do Pilar e segue até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, retornando até a matriz. As cores tradicionais da Santa são o amarelo e principalmente o vermelho. Tanto as imagens dentro da igreja quanto as que seguem em procissão são ricamente adornadas por flores nestas cores.

A Igreja do Pilar também é muito bonita, toda adornada com estrelas douradas por todo lado, até no teto, e nas paredes tem azulejos espanhóis pintados em azul. A Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha, foi construída pelos Espanhóis em 1700. Há um século e meio atrás, a capela de Santa Luzia que era na Avenida Contorno, no espaço que hoje é o Solar do Unhão, pegou fogo. Assim, a imagem de Santa Luzia foi transferida para a Igreja do Pilar. Os fiéis vieram também. Nos fundos da igreja já havia um minadouro.

“Conta a história que um senhor banhou os olhos e ficou bom da visão. Aí a irmandade mandou fazer a gruta, canalizou a água e ela nunca mais parou de jorrar. A cada ano, os fiéis aumentam. Até os próprios turistas adentram a igreja e primeiro vão para os fundos pegar a água milagrosa e só depois observam a beleza da igreja”, conta Josete Batista Santos, à frente da mesa administrativa da Irmandade que administra e toma conta da Igreja.

Serviço

Festa de Santa Luzia
Quando: tríduo (missa, festa e procissão) de 10 a 12 de dezembro, sempre às 9h; festa no dia 13 de dezembro, com missa solene às 10h.
Onde: Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no Comércio.
Fora a data da festa, a Igreja abre apenas aos domingos, com missas às 9h. Todo dia 13 do mês são duas missas, uma às 8h e outra às 10h. A fonte brota água 24h sem parar.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Dia de Santa Luzia. Comercio, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
34
Seu bolso
Localização
Comercio, Salvador - BA, 40015-570

Outras experiências

Agenda

04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
08
ago
10
ago
11
ago
Ver mais em Agenda