Praia de Piatã

Salvar nos favoritos

Perfeita para família e para a prática de esportes no mar

Praia de Piatã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Praia de Piatã está situada coladinha à Itapuã. Em 2015 Piatã ganhou uma nova orla, implantação do paisagismo com recomposição da área de restinga, que foi ampliada com o recuo da área pavimentada, além da área para eventos com espaço para instalação de palco. Além disso, foi disponibilizado parque infantil, equipamentos para ginástica, ciclovia e estrutura com edificação de apoio para as atividades dos pescadores.

A revitalização da orla nos trechos de Itapuã e Piatã possibilitou a restauração de antigas e instalação de novas obras de arte, sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Foi então que Piatã ganhou uma escultura do artista plástico Ray Vianna, de 14 metros de comprimento e 7 de altura, batizada de Caramuru-Guaçu. A obra é uma espécie de peixe pré-histórico de aço corten e concreto que causa bastante curiosidade. Conheça esta e outras instalações urbanas de Ray Vianna neste link.

Arte na rua! Esculturas Caramuru Guaçu. Ray Vianna. Salvador Bahia. Imagem cedida pelo artista.

A Praia de Piatã é conhecida pelos turistas e moradores que curtem praticar esportes no mar. Segundo o Campeão Mundial de Surfe, Armando Daltro, a indicação para quem quer começar a praticar é com certeza as praias de Jaguaribe e Piatã. Essas são melhores para iniciação, sendo as mais seguras e onde as ondas têm a melhor formação para esse nível de surfistas. Armando tem outras dicas de surf em Salvador neste link.

Já para os praticantes de kite surf, antes de mais nada, é preciso tempo bom e ventos fortes. A melhor condição é de ventos acima de 25km por hora. Não existe idade nem peso que te impossibilite de praticar. Crianças a partir de 9 anos já têm habilidade para começar no esporte. No inverno, predomina mais um vento sul e sudeste, sendo o melhor lugar em Salvador próximo ao Casquinha de siri (Piatã), por ser uma ponta, uma pequena península, ficando mais protegida. Essa também é a praia sugerida pelo Bodyborder Uri Valadão:

“Piatã, por ser uma praia protegida, salva a gente no inverno. Quando o mar está mais forte, lá está sempre mais tranquilo. As condições são melhores para a galerinha que está aprendendo, Stella Maris é mais para a galera profissional.”

Esta praia é igualmente boa para famílias, pois tem uma área nas pedras que formam pequenas piscinas naturais. É ideal para crianças pequenas, com possibilidade de ver peixinhos devido às águas cristalinas. O mar aberto possui uma grande faixa de areia que é ladeada por árvores e coqueiros. Durante a maré vazante o mar recua muito e os banhistas jogam futebol, o famoso “baba” – como são chamadas as partidas informais de futebol por aqui.

Serviço

Uma das entradas para a praia foi construído um estacionamento em frente ao mar que é muito importante para os banhistas que visitam a região.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

Praia de Piatã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
27
Seu bolso
Localização
2JWC+C4 Salvador, State of Bahia

Outras experiências

Agenda

28
out
29
out
30
out
31
out
02
nov
03
nov
04
nov
Ver mais em Agenda