Uma tarde em Itapuã

Salvar nos favoritos
Praia de Itapuã. Salvador, Farol de Itapuã como cenário. Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Boa comida, muita música e esportes aquáticos no bairro eternizado por Vinicius de Moraes

Eternizado nos versos de Vinícius de Moraes, Itapuã tem “a presença” do artista até hoje. O bairro mais musical de Salvador também é sede do Bloco Afro Malê Debalê, das Ganhadeiras de Itapuã, além de ter um dos acarajés mais icônicos da cidade, o Acarajé da Cira. Se não bastasse, ainda é parada para os praticantes de SUP e Windsurf, além de ser excelente para quem tem crianças pequenas, que podem ficar brincando por horas nas piscinas naturais que se formam. Termine o dia no Farol de Itapuã, cartão postal de Salvador.

Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

No século XVII, Itapuã era uma armação baleeira. Mais tarde, virou moda nos anos 1960 e se tornou a queridinha das praias da cidade. Itapuã foi cenário do filme “Dona Flor” e também a casa do dramaturgo/poeta/letrista Vinicius de Moraes e do compositor Dorival Caymmi. Vinícius compôs, com seu parceiro Toquinho, algumas músicas memoráveis sobre a Bahia, e o famoso hino “Tarde em Itapuã”. Vinicius de Moraes (1913-1980) morou em Itapuã no início dos anos 70, com sua amada e atriz baiana Gessy Gesse. Nesta casa hoje tem um memorial do artista e um restaurante excelente chamado Casa di Vina.

Em sua homenagem, existe a Praça Vinicius de Moraes, com o Monumento ao Poeta, e a Praia de Itapuã, ao fundo. Este Monumento é de autoria do artista plástico baiano Juarez Paraíso e contou com a colaboração de Márcia Magno, Renato Viana e Paula Magno. A Praça foi inaugurada em 2003, ano em que ele faria 90 anos. Está localizada perto do Farol de Itapuã, outro lugar que não se pode deixar de ir. A escultura de Vinícius, em bronze, tem tamanho natural. Uma cadeira vazia, ao lado, convida os visitantes a tirarem fotos junto ao Poeta. Na Praça estão também dez totens de 0,90 x 1,60, onde estão gravadas composições do Poeta.

Musicalidade por todo lado

Indo um pouco mais para dentro do bairro, se localiza a lagoa do Abaeté, um símbolo da cidade. Ao redor da lagoa, existe o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, inaugurado em 1993. Nas imediações é onde fica a Casa da Música, um marco de resistência da expressão cultural em Salvador. Promove Saraus, apresentações de dança, teatro, oficinas, exposições temporárias e bate papos musicados.

É para Itapuã que vem um importante e premiado grupo regional: As Ganhadeiras de Itapuã. O grupo conta com a participação de músicos que tocam instrumentos de corda e percussão e quase 20 senhoras Cantadeiras, Ganhadeiras e Lavadeiras. Com suas vozes de tom muito peculiar, encantam os ouvintes a cada apresentação realizada. O objetivo é resgatar, preservar e fortalecer as raízes e tradições histórico-culturais do bairro de Itapuã.

É neste bairro que se encontra a sede do Malê Debalê, blocoafro de carnaval , fundado em 1979 por um grupo de moradores de Itapuã, que tinham o desejo de que seu bairro pudesse participar do carnaval de Salvador. Hoje o bloco tem cerca de quatro mil integrantes.

Na volta, se der fome, a sugestão é comer no Bar e Restaurante do Mamão. Não só pela comida gostosa, mas também por seu Jorge, o dono, colecionador de vinis, que tem mais de 3 mil discos no estabelecimento. Pequeno, mas muito aconchegante, com mesas embaixo das árvores, você almoça ao som de Moraes Moreira, Chico Buarque, Gal Costa, Gerônimo, Geraldo Azevedo, Baden Powell e muitos outros saídos direto da vitrola.

Praia, esporte e lazer

O mar calmo de ondas médias da Praia de Itapuã é banhado pelo oceano Atlântico com água esmeralda. Em determinados pontos da água, existem grandes pedras que formam piscinas naturais. A Rua da Música – também conhecida como Rua K – era o local onde, nos anos 70 e 80, artistas, músicos e esportistas de salvador frequentavam. Até hoje é o ponto de encontro para esportistas em geral e para quem quer praticar Windsurf e S.U.P. Saiba mais sobre a cena esportiva do bairro neste link.

Uma data interessante para conhecer o bairro é na festa popular para Iemanjá, em 2 de fevereiro ou na quinta-feira antes do início do Carnaval de Salvador, quando é feita a Lavagem de Itapuã. Baianas vestidas a caráter levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro para lavar a escadaria da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Grupos regionais e o Malê Debalê também participam. Vale ficar de olho na programação de verão da cidade. Programe-se para os Ensaios e Festas Populares neste link.

Serviço

Praia de Itapuã
Endereço: Itapuã, Salvador – BA, 41610-160 .
Dicionário: baba é como chamamos os jogos de futebol informais , para amadores. Em outros estados é racha, rachão ou pelada.

Casa di Vina
Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 23h30, domingo, das 12h às 22h.
Endereço: Rua Flamengo, 44, Itapuã, Salvador
Entrada: gratuita para o memorial.

Centro Cultural Casa da Música
Endereço: Alto do Abaeté, S/N – Itapuã, Salvador – BA, 41610-510
Telefone: (71) 3116-1511

Bar do Mamão
R. Min. Carlos Coqueijo Costa, 103 – Itapuã, Salvador – BA, 41620-810
Funcionamento: de quarta a domingo de 12h às 23h.
Telefone: (71) 99139-1064

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!


Praia de Itapuã. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
19
Duração aproximada
6 horas - 9hs
Seu bolso
Localização
Salvador - BA, 41610-160

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.