Escola de Kitesurf

Salvar nos favoritos

Para praticar o kitesurf, antes de mais nada, é preciso tempo bom e ventos fortes. A melhor condição é de ventos acima de 25km por hora. Não existe idade nem peso que te impossibilite de praticar. Crianças a partir de 9 anos já têm habilidade para começar no esporte. E, por incrível que pareça, é um esporte que precisa muito mais de técnica do que força. Na teoria, é um exercício de contrapeso: a pipa (kite) te colocado para frente e você joga seu corpo para trás, formando uma tração na água que te impulsiona para deslizar.

Kitesurf Salvador Bahia Fotos Max Interaminense Boardmaster74.

A melhor maneira de aprender é fazendo um curso básico em torno de 4 aulas, com duas horas de duração cada. Além de um excelente exercício físico, ainda relaxa e diverte. De setembro até fevereiro predomina o vento nordeste, excelente para a prática do esporte. Aí é só checar o melhor local naquele dia e ir para o mar. Já no inverno, predomina mais um vento sul e sudeste. É mais um vento maral. Aí o melhor lugar em Salvador é próximo ao Casquinha de siri (Piatã), por ser uma ponta, uma pequena península, ficando mais protegida.

Salvador tem especialmente boas histórias em se tratando do mar. Maurício Sales de Jesus, conhecido como “Pequeno”, era lavador de carros na Rua K, em Itapuã, vendia queijo e picolé na praia, tomava conta de barco, carregava peixe, até que o esporte mudou sua vida. Pequeno começou ali mesmo na Rua K quando, em um dia de inverno no ano 2000, conheceu Polo (já falecido) e Patrick Gonçalves – que correu na prova de 2010 do GP Bahia – um dos primeiros velejadores de Salvador. Foram eles que emprestaram o Kite para Maurício. Os anos passaram e, em 2004, ele já estava competindo. Dedicou-se bastante até que, em 2007, ficou em 9° lugar no ranking nacional. Foi aí que decidiu dar aula.

Kitesurf Salvador bahia Colorido na praia da Terceira Ponte. Arquivo Pessoal Marlos Viana.

Hoje, na Escola Pequeno do Kite, é ele quem fornece o equipamento para o aluno. Ele diz que a melhor época de aprender, geralmente, é no inverno. Assim, quando chega o verão, com as condições perfeitas, já dá para se divertir. Já em maio e abril o vento cai. O ponto de encontro é um grupo de WhatsApp onde a turma dá dicas de onde o vento está bom e assim se reúnem neste local. As aulas acontecem sempre que tem vento e se formar turma. Com quase 20 anos de prática entre kite e wind, Maurício também já deu aulas para pessoas conhecidas como Minotauro, Popó e Luciano Huck.

Outro praticante é o soteropolitano Bruno Pitanga (@bppitanga), atleta de vários esportes aquáticos como surf, SUP e kite. Pratica surf há quase 36 anos e kite há mais ou menos uns 10 anos. Foi introduzido ao kite pelo campeão brasileiro Roberto Vieira, que sempre falou a respeito do Kite Wave: “…comecei a treinar e não parei mais, acabei até deixando um pouco o surf de lado, que é meu esporte raiz”, diz Bruno. Hoje, no Sri Lanka, Bruno diz que os melhores lugares para praticar kite são no Peru, em Lobitos e Pacasmayo, onde tem ondas super extensas e o vento nas condições certas. No Brasil, a melhor é a praia de Ibiraquera, em Santa Catarina, que tem ondas e ventos muito fortes. Em Salvador, os melhores lugares são a Terceira Ponte, Praia de Jaguaribe e Busca Vida, que é um lugar bom onde não tem muita gente.

Dicas e explicações:

Vento Nordeste – Vento forte acima de 25 km por hora.

Materiais necessários – Uma prancha, um cinturão (chamado de trapézio) e uma pipa (o Kite).

Board Master – Loja conceito de produtos de alta qualidade para quem é master em esportes de prancha. Para o Kite, trabalha com a marca alemã DUOTONE, promovendo eventos de teste drive para os cliente e amigos. O projeto idealizado por Marlos Viana – também praticante de vários esportes – é um lugar onde as pessoas podem tomar uma cerveja, comer uma comida havaiana, além, é claro, de ter aulas, palestras, saber novidades, e comprar produtos novos e usados. Para fazer a aula, eles dão todo o equipamento. Depois que a pessoa se forma, eles dão toda a assessoria para comprar e usar da melhor forma o seu equipamento. Telefone: 71 98326-1313

Kite Wave (Kite com onda) – É possível surfar muitas ondas na sessão comparando com o surfe na remada. O vento side shore (o que sopra de lado na praia) é o melhor. Quando você precisa de potência, é só manobrar a pipa que a velocidade é adquirida e as manobras ganham pressão, força e radicalidade.

Local conhecido – A “Terceira Ponte” fica na praia de Jaguaribe, depois do circo, logo depois do posto de gasolina. Essa praia é bem extensa, vai até Piatã. Mas, falando esse nome, quem entende de esportes aquáticosvai entender onde fica.

Mais informações sobre Kitesurf em salvador neste link.

Serviço

Escola de Kitesurf
Pequeno (Mauricio Sales de Jesus). A base fica na Terceira Ponte é onde se concentra o maior número de Kite surfistas no verão.
Telefone: 71 98174-1890 / @pequenodokite

Kitesurf Gustavo Costa (Kimbi) Salvador Bahia Foto: cedida por Gustavo Costa.

1
2
3
4
5
6
7
8
8
Seu bolso

Outras experiências

Agenda

28
out
29
out
30
out
31
out
02
nov
03
nov
04
nov
Ver mais em Agenda