Todos os ritmos da Bahia se encontram aqui. Um verdadeiro mergulho no passado, presente e futuro da produção sonora da Bahia, em um museu cuja imersão dos visitantes é proporcionada através da mais moderna tecnologia utilizada atualmente. Um passeio histórico-musical neste estado-país, berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode, axé e de diversos outros gêneros e ritmos.
O primeiro museu do Carnaval tem quatro pavimentos: o térreo, o primeiro andar, o terraço e o subsolo. Com capricho e o uso da tecnologia e da interatividade, a Casa do Carnaval da Bahia conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.
“A Casa do Rio Vermelho”, última residência onde viveram os escritores Jorge Amado e sua companheira Zélia Gattai, é um memorial riquíssimo sobre a vida e a obra desse admirável casal, que levou a literatura da Bahia para o mundo.
Os ambientes mantêm as características originais do imóvel e cada sala possui projeções com diferentes assuntos sobre a vida dos artistas.
O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, é um projeto dedicado à valorização, reconhecimento e divulgação da fotografia baiana, destacando o trabalho do etnólogo e fotógrafo franco-baiano Pierre Verger e de mais 100 fotógrafos que tenham nascido ou fixado residência, ainda que temporária, na Bahia.
O Espaço Carybé das Artes é um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista, demonstrando, através de recursos de mídia digital e realidade virtual, a grandeza artística deste homem e sua importância dentro das mais diversas técnicas e linguagens utilizadas.