Casa do Carnaval

Salvar nos favoritos

Museu criado para contar a história da folia baiana!

Lá, é Carnaval o ano inteiro!

O primeiro museu do Carnaval tem quatro pavimentos: o térreo, o primeiro andar, o terraço e o subsolo. Com capricho e o uso da tecnologia e da interatividade, a Casa do Carnaval da Bahia conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.

A Casa do Carnaval da Bahia possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas onde os visitantes poderão aprender ritmos da festa, caracterizados, e com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo (cada visitante faz sua “viagem” pela casa de forma particular, com o uso de fones de ouvido).

Uma parte do acervo é formada por obras de artistas plásticos, que representam o carnaval por meio dos quadros, esculturas e máscaras que remetem aos antigos carnavais. Há também 200 bonecos feitos de cerâmica, que representam figuras típicas da folia.

No primeiro andar, as duas salas do Cinema Interativo permitem ao visitante assistir a uma seleção de três vídeos que estimulam a dançar com as coreografias de blocos e bandas, orientados por monitores dançarinos . O uso de adereços para caracterização, que são disponibilizados pelo museu, está vetado durante este período de pandemia.

O equipamento conta ainda com um subsolo com conteúdo digital para pesquisas sobre o Carnaval. Na cobertura, os visitantes podem, ainda, desfrutar de uma área com uma bela vista para a Baía de Todos-os-Santos e boa parte da Cidade Baixa, desde o Comércio até a Ponta de Humaitá.

A Casa do Carnaval da Bahia tem curadoria de Gringo Cardia, funciona no Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, colada ao Plano Inclinado Gonçalves. Antes, o imóvel abrigava a antiga Casa do Frontispício, tendo sido restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para receber o museu.

Serviço:

Casa do Carnaval
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h.
A visitação será espontânea, com cobrança de ingresso no valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Saiba mais neste link.

Fotos: Fábio Marconi

Casa do Carnaval - fachada. Foto: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
14
Seu bolso
Localização
Praça Ramos de Queirós, s/n - Pelourinho, Salvador - BA, 40026-055

Outras experiências

Agenda

30
set
01
out
02
out
03
out
04
out
05
out
06
out
07
out
Ver mais em Agenda