Festival da Primavera 2023

Blog
Banner - Festival da Primavera 2023
Mercado do Peixe. Vila Caramuru. Foto: Fábio Marconi

Eventos culturais nos finais de semana

A programação da 9ª edição do Festival da Primavera traz mais de 50 atrações musicais, desde o rock até o pagode baiano; exposições em seis museus; reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha; além de feiras de gastronomia e o ciclo de debates sobre o audiovisual SalCine Conecta. A agenda completa de atrações pode ser conferida, em detalhes, no site do evento neste link: www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

O festival marca a chegada das estações das flores em Salvador, com uma programação recheada de esporte, cultura e lazer nos quatro cantos da cidade. O evento acontece de 9 de setembro até o dia 1º de outubro.

Veja a programação dia a dia:

Primeiro fim de semana: dias 9 e 10 de setembro

A abertura das ações será em um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. A Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa, recebe neste sábado (9), às 15h, o “Samba Djanira”, uma verdadeira roda de samba com a cantora Illy. No domingo (10), o local será palco do show do Jammil, no tradicional Pôr do Sol no Humaitá. Ainda no mesmo dia, o grupo “Mudei de Nome” faz a volta no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, levando os amantes do Carnaval a bordo do pranchão.

Segundo fim de semana: dias 15, 16 e 17 de setembro

Na sexta-feira (15), o Largo do Pelourinho estará em festa com shows de Adelmo Casé, Gerônimo e Juan e Ravena, às 15h, no Largo do Pelourinho. Dia 16, Wilson Café e Tonho matéria tocam no mesmo palco, a partir das 17h30. Ainda no dia 16 de setembro, no Parque da Cidade, a partir das 11h, se apresentam Danniel Vieira, Quabales Banda e Diego Moraes.

No Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, também dia 16, haverá apresentação do projeto “Somos todos Rita Lee”. A partir das 18h os cantores Luciano Calazans, Clarice Neder, Tais Nader, Lucas, Gabriela Moraes e Laís Martins. No mesmo palco, a noite será encerrada com show de Márcio Mello. No dia 17, o palco do Rio Vermelho recebe a cantora Pitty, que comemora os 20 anos de “Admirável Chip Novo”.

Terceiro fim de semana: dias 22, 23 e 24 de setembro

No dia 22, Itapuã será palco dos shows de Guig Ghetto, Uns Kamaradas e Voa 2. As apresentações serão em um trio estacionado no fim de linha do bairro, a partir das 17h. No dia 23, o Coreto do Santo Antônio Além do Carmo contará com as apresentações das Ganhadeiras de Itapuã e Mãeana.

No mesmo final de semana (22 e 23), a festa será no Comércio, na Praça Marechal Deodoro. O projeto Primavera Sunset tem início às 18h em ambos os dias. No dia 22, tocam DJ Belle, Afrocidade, convidando Duquesa, Edson Gomes e Isaac Gomes, além do DJ Pivoman, convidando Maninga e Baile Quebradão. No dia 23, haverá DJ Xirita, Pedro Pondé, com participação de Felipe Barros. Além disso, Nininha Problemática traz como convidados Nêssa e Groove da Laje.

Diversidade

No dia 23, a partir das 14h, no Largo da Tieta, no Pelourinho, será realizada mais uma edição do projeto Colorindo Salvador. O evento pretende reforçar a importância da descentralização cultural e valorizar artistas e público da cena LGBTQIAPN+. A edição contará com uma diversidade de atrações, envolvendo batalhas de dança, shows musicais e um after party. Tocam no evento Raquel Reis, Tícia, Teri, Samba Maria, Gabi Lins, Dai, Di Cerqueira, Manifesto e Afrobapho.

Tributo Rock Festival

Dia 24, às 15h, um projeto especial vai trazer as lendas do rock através das suas músicas, com uma roupagem moderna do cenário baiano. Música, tecnologia e interação são os pontos-chaves para o evento, que acontece no Centro Histórico. A abertura do Tributo Rock Festival será com Rafa Luz, com show em tributo ao pioneiro do rock no país, Raul Seixas.

Em seguida acontece o show de Renato Coelho Rock Club, que trará em seu repertório músicas que marcam até as novas gerações. Seu tributo a Cazuza e à Legião Urbana vem recebendo excelentes críticas do público.

Com o rock internacional, o Festival da Primavera 2023 trará a Funk The Bump, banda formada por fãs apaixonados do Red Hot Chili Peppers, que estudam a fundo todos os arranjos e performances do grupo norte-americano para levar os espectadores a uma experiência única.

A banda Metal Master finaliza o evento levando a melhor experiência ao público amante do Mettalica, com o repertório recheado com clássicos da banda de thrash/heavy metal mais famosa do planeta. Ainda no Largo da Tieta, encerra a noite a banda Vitrola B, que deve subir ao palco por volta das 22h.

Quarto fim de semana de setembro, de 29 de setembro a 1º de outubro

Cajazeiras recebe, dia 29, os shows do La Furia, Parangolé e Babado Novo, por volta das 17h. Nos mesmos dia e horário, o Campo Grande vai ter o show “Belô Odara”, um projeto de Belô Veloso em homenagem aos 80 anos do seu tio Caetano Veloso.

No dia 30, o Campo Grande contará com o projeto “Trio do Balance”, com as cantoras Márcia Short, Ana Mametto e Carla Visi, com repertório de Gal Costa, em ritmo de carnaval. E no dia seguinte (1º de outubro), o palco na Praça do Campo Grande será todo da “Festa da Melhor Idade”, com os grupos The Fever e Renato e Seus Blue Caps, às 17h. Dia 30, Asas Livres, Psirico e Lincoln fazem shows em Periperi, na Praça da Revolução, também a partir das 17h.

Feira e gastronomia

O Centro Histórico recebe, até 1° de outubro, o Festival Primavera Gourmet, que tem como conceito o tema “Ruas, Cores e Sabores” e já conta com a participação de mais de 30 bares, restaurantes e lanchonetes, localizados desde a Rua da Misericórdia até o Santo Antônio Além do Carmo.

A ideia é trazer para os pratos que serão servidos no festival a inspiração do colorido da primavera e a ousadia e simplicidade das comidas de rua. Oferecer criações que misturam, ousem e brinquem com os sabores das frutas da estação e com os mais variados tipos de vegetais.

A partir do dia 19 até 24 de setembro acontece a Feira da Primavera, que encantará a todos que visitam a Praça do Campo Grande, das 9h às 20h. O evento conta com gastronomia, artes, flores e plantas e ações de saúde e bem-estar.

No dia 23, a tradicional Festa de San Gennaro volta a acontecer no Rio Vermelho. Das 10h às 22h uma programação cultural intensa, muita animação e o melhor da culinária italiana ocorrem na Rua Professor Almerindo Dultra.

Reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha

A programação da Fundação Gregório de Mattos (FGM) para o Festival da Primavera 2023 celebra a cultura afro-brasileira e o patrimônio cultural da cidade. O evento marca a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha e acontece de 20 de setembro a 1º de outubro.

Programação: dia 20 de setembro

No dia 20, às 18h30, a reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha será celebrada com uma festa repleta de cultura e arte, o Projeto Afrobarroquinha, conjunto de ações e atividades artístico-culturais que integrarão a programação. Para conduzir esse evento especial, a FGM convidou como mestre de cerimônia Koanza, uma figura de destaque no cenário artístico, cuja presença promete tornar esta ocasião ainda mais memorável. Koanza, criada por Sulivã Bispo, é uma artista multifacetada que traz consigo a essência da cultura baiana e africana, representando a diversidade e a riqueza das tradições que serão homenageadas nesta celebração. Junte-se a nós nessa jornada de renovação e celebração do patrimônio cultural da Bahia no coração da Barroquinha.

Na sequência, o Cortejo Afro trará ainda mais brilho e ritmo a esta noite especial. A energia contagiante do grupo é uma representação viva da cultura afro-brasileira que ressoa nas raízes desta cidade. Este é apenas o começo de uma série de eventos que promete levar o público presente a uma experiência cultural única, reafirmando o papel central que o Espaço Cultural da Barroquinha desempenha como guardião e promotor das riquezas culturais da Bahia.

No mesmo dia será reaberta a exposição “Orixás da Bahia”, um marco cultural que celebra a riqueza e a profundidade da religiosidade afro-brasileira no estado. Além de ser uma expressão artística, a exposição também representa um papel importante na preservação e disseminação das tradições afro-brasileiras.

Programação: de 21 a 23 de setembro

De 21 a 23, sempre às 19h, acontecem três apresentações especiais do espetáculo “Resistência Cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum. A peça conta a história de dois jovens negros, Luque e Mirna, que se preparam para desfilar no 2 de Julho, uma das datas mais significativas de Salvador. Enquanto Luque se sente ansioso para desfilar como baliza em uma das fanfarras, a musicista Mirna levanta questões sobre a falta de representatividade negra e feminina na celebração. A aparição do Caboclo Tupinambá leva os jovens a uma jornada pelas imagens históricas das lutas na Bahia pela Independência do Brasil, mostrando a resistência popular que garantiu a liberdade do país. Este espetáculo, dirigido por Daniel Arcades, é uma oportunidade de honrar a coragem de nossos ancestrais negros e indígenas e destacar a importância da resistência pela liberdade. A entrada é gratuita.

Programação: dia 24 de setembro

No dia 24, às 16h, o ritmo toma conta do Espaço Cultural da Barroquinha com “Sibí Dúdú – Roda de Samba”, apresentação que reúne grupos soteropolitanos, como Mãos no Couro, Gira D’elas e Geo da Viola, em uma celebração da cultura preta que busca resgatar a musicalidade do samba de roda e preservar os quitutes do tabuleiro baiano. Além disso, a culinária ancestral e a Feira de Afroempreendedoras, com artesanato, acessórios, moda afro e produtos naturais, enriquecem essa experiência única.

Programação: dia 26 de setembro

No dia 26, às 17h, acontece mais uma edição do “PATRIMÔNIO É…”, roda de conversa sobre o patrimônio cultural da cidade, com o tema “O Candomblé da Barroquinha e suas Matriarcas”. Esta ação de educação patrimonial, integrante do programa Salvador Memória Viva, da Fundação Gregório de Mattos, explora temas relacionados à riqueza cultural de Salvador. Já no dia 27, às 17h, o “Cine Cafezinho” apresenta o lançamento de produtos audiovisuais contemplados pelo Prêmio Jaime Sodré, incluindo a masterclass “A Origem dos Cafezinhos” e o documentário “A Pessoa por Trás do Carrinho de Café”.

Programação: de 28 de setembro a 1º de outubro

De 28 a 30, às 19h, Sulivã Bispo traz de volta ao palco do Barroquinha o aclamado espetáculo “Kaiala”. A peça narra a história de uma menina de 10 anos iniciada no candomblé de tradição angola que foi vítima de intolerância religiosa, quando seu terreiro foi invadido por um grupo de evangélicos que buscava pôr fim aos cultos de matriz africana.

Nos dias 30 e 1º de outubro, das 10h às 17h, o Projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade oferece formação, intercâmbio e circulação para jovens do grafite e do sound system. A Feira de Empreendedores no Pátio do Espaço Cultural da Barroquinha complementa esta iniciativa, proporcionando oportunidades para empreendedores locais. Este evento é gratuito e valoriza a criatividade da juventude.

Primavera nos Museus

A temporada cultural organizada nos museus, de 18 a 24 de setembro, tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. O tema deste ano ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.

Exposições, visitas mediadas, cursos, debates, apresentações musicais, teatrais e exibições de filmes são exemplos de atividades inspiradas pelo tema que podem ser inscritas e promovidas pelas instituições participantes.

Realizada todos os anos na semana de início da primavera, a ação objetiva promover museus brasileiros, instituições de memória e centros culturais.

SalCine Conecta

A primeira edição do SalCine Conecta acontece nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Cine Glauber Rocha, em Salvador. Com o tema “Aquecimento Econômico do Audiovisual”, o evento vai promover encontros entre agentes de mercado do segmento audiovisual, com atuação nos setores público e privado, para destacar o potencial de desenvolvimento deste setor em Salvador. O SalCine Conecta é gratuito, voltado para realizadores, produtores e profissionais negros, com atuação no audiovisual afrorreferenciado, além de gestores públicos, estudantes e entusiastas do segmento com interesse em discutir o ecossistema de oportunidades do audiovisual soteropolitano.

Especialistas de todo o país participarão de mesas de discussão, master classes e sessões especiais da cinematografia brasileira filmadas em Salvador. A programação do SalCine Conecta foi construída com o objetivo de promover a partilha de informações, experiências e perspectivas plurais que corroborem para o desenvolvimento de profissionais negros com atuação no audiovisual de Salvador.

Toda programação neste link www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br