Festas, ensaios de verão e shows
O Visit Salvador da Bahia preparou uma lista de lugares pela cidade com excelente programação para quem curte uma noitada. Bora, porque a noite aqui começa cedo e não tem hora para terminar.
Ensaios de verão
Em janeiro, a cidade tem toda semana uma atração musical: Baile da Santinha, com Léo Santana; A Melhor Segunda-feira do Mundo, com Xanddy Harmonia; além dos ensaios de verão do Olodum, Psirico, Parangolé e Timbalada. O calendário completo de festas em Salvador você encontra aqui.
RV e sua boemia
Que o Rio Vermelho – RV para os íntimos – é o bairro boêmio da cidade, isso todo mundo sabe. Então, selecionamos aqui alguns dos melhores lugares para se divertir por lá. Comece no Bar Feyh Bier, com uma cervejinha artesanal direto da fábrica. O local tem sete torneiras com estilos diferentes, cardápio variado de bolinhos e empanadas argentinas e, claro, muita música boa. Depois, vá curtir uma das festas no Mercadão CC, Bombar, no Eco RV ou no Mercearia Bar e Borracharia, os cinco lugares estão sempre com excelente programação.
Também no Rio Vermelho, o Beco dos Artistas tem uma programação diversa, com shows de drags, MPB, samba e DJs. Novo bar e espaço cultural no Rio Vermelho homenageia o Beco dos Artistas, antigo reduto da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador. Promete também ser uma parada obrigatória nas madrugadas de sábado para domingo, como um after oficial na saída das baladas na região. Isso porque entre as 3 e as 9 horas da manhã, aos domingos, será servida uma feijoada com samba.
Pelo Centro Histórico
Não deixe de ver a programação dos largos e praças do Pelourinho: Terreiro de Jesus, São Francisco, Largo Tereza Batista, Pedro Archanjo, Quincas Berro d’Água, Praça das Artes e Largo da Tieta. Nestes lugares acontecem os ensaios do Olodum, Cortejo afro, Baile Charme e muito mais.
Para o after, os fãs de música pop podem curtir performances feitas por drag queens todos os dias. Além de música, o espaço também oferece petiscos, drinques e cervejas geladas. Há mais de 20 anos sendo palco da arte transformista de Salvador, o Bar ncora do Marujo, localizado na Rua Carlos Gomes, é um espaço perfeito para quem procura artistas com performances e músicas boas. É um ambiente de acolhimento às pessoas LGBTQIAPN+, de representatividade, mas também atrai outros públicos.
Bar da Pri
Para quem estiver pelo Centro Histórico, o Bar da Pri está na Rua do Passo, número 06. A programação tem em sua alma, digamos, “montação & diversão”, com os melhores drinques, boa música, cerveja gelada, uma iluminação babado, shows de drags, karaokê e programação diversa.
A Marujada
Subindo a escadaria do Passo – que também foi palco cinematográfico de Salvador, sendo um importante cenário no filme “O Pagador de Promessas” (1962) – encontraremos outro point. Lá em cima, na Rua do Passo, 37, está o Bar A Marujada.
Um programa já tradicional é o Samba de Terreiro – Alacorin e Junior da Viola, no bar A Marujada, no Centro Histórico. O local fica colado à escadaria da Igreja do Passo, local que também é a “casa” de um outro lindo projeto, o Rumpilezz Funfun no Passo! Na primeira sexta-feira de cada mês, seguindo até abril de 2024, a Orkestra Rumpilezz se apresentará gratuitamente no Centro Histórico de Salvador, sempre às 19 horas, um encontro marcado na Escadaria do Passo. Também se apresenta por lá o cantor e compositor Gerônimo Santana, acompanhado da banda Mont Serrat. O show gratuito se repetirá em toda última terça-feira do mês. Imperdível!
Pub Casa nº 1
Ou, seguindo a pegada “esconderijos pela cidade”, vá para o Pub Casa nº 1. Em um beco no Barbalho, uma casa de bairro foi transformada em um local de música e arte. Bar, luz neon, mesas de bilhar, a programação é boa, a vibe é inusitada, você vai gostar.
ABOCA
Imprevisíveis: assim são as quartas-feiras na Associação Baiana e Observatório de Cultura e Arte (Aboca), no Santo Antônio Além do Carmo. Ao entrar no antigo casarão de fachada de tijolos aparentes e grafite na porta, você vai encontrar um dos lugares mais pitorescos e interessantes da cidade. O lugar é frequentado por uma galera animada, que faz fila na porta para entrar logo, afinal a noite é um caldeirão de emoções. Só indo mesmo para entender. Conheça essa história neste link.
Velho Espanha
Na esquina da General Labatut, em frente à Biblioteca Central dos Barris, está o centenário Velho Espanha: “Cem anos, com corpinho de trinta!”, diz a descrição no Facebook do Velho Espanha Bar e Cultura. Antigo reduto da nata intelectual do século passado, o bar reabriu em 2017 reverenciando todo seu histórico e as pessoas que por ali passaram. As mesas ao ar livre, o tom informal, a música de excelente qualidade e as cervejas, sempre bem geladas e a preços acessíveis, fazem do Velho Espanha um bar para todos.
Um sambinha do bom
As noites de samba estão bombando em Salvador. Nossa dica de hoje é o Samba de São Lázaro, que acontece toda sexta, a partir das 22h. Outra dica é o Clube do Samba, que fica no Largo Terreiro de Jesus, Pelourinho. Mais informações neste link. Na terça tem samba, das 19h às 23h. Na sexta, abre para almoço a partir das 12h, e o samba começa às 20h e vai até a meia-noite. Já no sábado, o almoço vai das 11h às 16h, e o samba vai das 19h à meia-noite. No domingo, só abre para o samba, das 17h às 23h. Importante: tem que ficar de olho nas redes, porque pode haver alteração!
Entre Folhas e Ervas
Além da programação musical, o Entre Folhas e Ervas tem gastronomia de frutos do mar em receitas regionais tradicionais à la carte, ambiente rústico e boêmio. O lugar está sempre recebendo grupos musicais, tocando forró, reggae e MPB. Excelente lugar para uma pré, um esquenta.
Música e bons drinques
Preto Bar
Quem quer paquerar e curtir um ambiente agradável não pode esquecer de bater ponto no Preto, no Itaigara. O barzinho é pequeno e utiliza a calçada para colocar suas mesas de madeira. Mas nem a falta de espaço inibe o público. O local começa a bombar a partir das 18h e está entre os queridinhos do público. A longa fila de espera se transforma num bar a céu aberto e lota a rua.
Purgatório Bar
Purgatório Bar, na Pituba, tem conceito “speakeasy”, com foco na altíssima coquetelaria. O espaço reproduz aspectos de bares clandestinos do período da Lei Seca nos Estados Unidos, quando era proibida a comercialização de bebidas alcoólicas. Seguindo uma tendência que se espalha por diversos países, inclusive com acesso por senha – em que você só ganha o endereço mediante a reserva –, o Purgatório chega propondo um menu em quatro etapas, oferecendo 65 possibilidades de drinques.