Confira o que fazer em Salvador no feriado prolongado

Salvar nos favoritos

Feriado chegando, malas prontas, partiu, Salvador! Separamos as melhores dicas para você curtir a capital baiana neste feriadão

Está chegando o feriado de Corpus Christi, que em 2022 cai em 16 de junho. Este mês é bem festivo em Salvador, e um feriado prolongado coloca a cidade como um excelente destino para viajantes em busca de descanso, boa programação cultural, excelente gastronomia e belas praias. Veja o que fazer na capital baiana.

Procissão de Corpus Christi no Centro Histórico

Catedral Basílica Pelourinho. Salvador. Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Corpus Christi significa Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo (Cristo Presente)Reserve o segundo dia todinho para o Pelourinho, entre em todas as lojas, galerias e igrejas. No final do passeio, vá para a Casa do Carnaval. O primeiro museu da folia faz uma viagem visual e sensorial nos recortes temáticos da festa. E, para completar, lá do terraço você tem uma vista linda da Baía de Todos-os-Santos, perfeito para um pôr do sol inesquecível. Para fechar o dia, passe no bar O Cravinho, tome este drink clássico e siga para o espetáculo do. A solenidade ocorre sempre na primeira quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, 50 dias após a Páscoa. Só muda a data, a cada ano, por ser uma celebração móvel.

Uma procissão pelas ruas do Centro Histórico de Salvador marca as comemorações do dia de Corpus Christi (16). Os fiéis saem da Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus (Pelourinho), onde é realizada, na manhã de quinta-feira, uma missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha. A cerimônia começa às 9h e a procissão começa após a solenidade. Mais informações neste link.

O padre Manoel de Oliveira Filho, coordenador Nacional da Pastoral do Turismo explica que ” essa é a mais antiga procissão realizada no Brasil. Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, naquele ano, Corpus Christi caiu no dia 13 de junho”.

Programação cultural para o feriado

Cidade da Música da Bahia. Comércio Salvador Bahia. Foto Betto Jr. Secom.

E nada melhor do que um feriadão para conhecer aquele museu ou galeria que você sempre teve vontade, mas que nunca teve tempo de ir. Assim, você pode viver a cidade a fundo, passear por lugares modernos, de excelente curadoria e alta tecnologia. Venha com a gente! Vamos te mostrar algumas coisas bem legais para fazer em Salvador em 4 dias.

No primeiro dia vá conhecer a Cidade da Música da Bahia, no Comércio. Aproveite para visitar outros lugares no entorno como o Mercado Modelo e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Preparamos um roteiro rápido e bacana para ser feito nesta região. Veja mais neste link.

Roteiros rápidos: Cidade baixa x Cidade alta

Reserve o segundo dia todinho para o Pelourinho, entre em todas as lojas, galerias e igrejas. No final do passeio, vá para a Casa do Carnaval. O primeiro museu da folia faz uma viagem visual e sensorial nos recortes temáticos da festa. E, para completar, lá do terraço você tem uma vista linda da Baía de Todos-os-Santos, perfeito para um pôr do sol inesquecível. Para fechar o dia, passe no bar O Cravinho, tome este drink clássico e siga para o espetáculo do Balé Folclórico da Bahia. Mas olha, compre antes porque pode esgotar.

Balé Folclórico da Bahia. Créditos Mandinga Filmes.

No terceiro dia, visite a Casa do Rio Vermelho (Memorial Jorge Amado e Zélia Gattai). Essa casa encantadora tem o poder de te fazer voltar constantemente para visitá-la, afinal, são 22 ambientes temáticos, mais de 30 horas de vídeos, projeções e áudios sobre a vida e obra do casal de escritores, impossível ver tudo em uma só visita. Outra sugestão é curtir ao ar livre em um passeio de bicicleta. Mas não é só pegar a bike e sair por aí não. Aqui damos sugestões de café da manhã no bairro, além de te contar o que conhecer durante o trajeto. Vem com a gente!

Conheça a cidade pedalando: Rio Vermelho ao Porto da Barra

No quarto e derradeiro dia de feriado, a melhor opção é colocar uma boa praia na programação. Então, vá para o Porto da Barra. Além de uma banho de mar calmo, com águas cristalinas, você ainda pode visitar o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, e o Espaço Carybé de Artes, no Forte São Diogo, ambos na enseada do Porto.

05 Equipamentos Culturais de Salvador

E por falar em praia…

Lôro Flamengo. Praia do Flamengo. Foto: Fábio Marconi.

Se você acha que feriado pede um programa solar, a gente vai te ajudar a escolher as melhores praias de Salvador.

Tem jeito melhor de curtir os dias livres do que relaxar nas águas calmas do mar da Bahia? Não tem! O Visit Salvador da Bahia preparou um guia com as 06 piscininhas naturais mais lindas de Salvador, da Barra a Stella Maris. Veja neste link.

Outra sugestão de milhões é passar o dia de boa em um clube de praia. As barracas baianas são lugares que parecem grandes casas, com estrutura de restaurante e algumas até com lounges. Conheça 07 paraísos à beira mar em Salvador neste link.

Aqui, gula nem é pecado….

Restaurante Encantos da Maré. Cidade Baixa. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira .

São tantas opções gastronômicas espalhadas pela cidade que vale a pena ir encaixando os restaurantes e bares entre um passeio e outro. Preparamos 06 listas para você saber onde comer em Salvador.

Se quer comer bem e ainda ter uma bela vista, essa lista é para você.

Para quem curte restaurantes premiados, existem 11 restaurantes de Salvador que estão entre os 100 melhores do Brasil. Saiba quais são neste link.

Quem tirou os dias tranquilos para passear com toda família, essa é a seleção perfeita, com 15 bares, restaurantes e parques com estrutura para levar crianças. Saiba quais neste link.

Se o seu passeio for pelos pontos turísticos mais procurados da cidade, preparamos três seleções perfeitas. Uma com 10 restaurantes próximos à Igreja do Bonfim neste link; outra com 12 bares e restaurantes no Sto. Antônio Além do Carmo neste link, e também tem lista com 10 bares e restaurantes no Pelourinho.

10 bares e restaurantes no Pelourinho

Escolha o hotel que mais combina com você

Há vários quesitos para uma viagem ser inesquecível, e a escolha de um hotel é uma delas. O valor das diárias, localização, conforto e bom atendimento influenciam bastante.

Aqui no portal a gente consegue te mostrar uma seleção exclusiva com o melhor da rede hoteleira de Salvador, baseada na reputação e qualidade das instalações. Lá tem opções de escolha por bairro, assim você encontra hotéis perto da praia, no Centro Histórico, ou em qualquer lugar da cidade que você preferir. Está tudo neste link.

Preparamos também uma super-rota para passar 04 dias em Salvador. Pontos turísticos, gastronomia, história, cultura, praias, noitadas. Tudo e mais um pouco neste link.

Uma super-rota para passar 04 dias em Salvador

 



Experiências em Salvador

Agenda

02
jul
03
jul
04
jul
05
jul
06
jul
07
jul
08
jul
09
jul