Roteiros rápidos: Cidade baixa x Cidade alta

Salvar nos favoritos
Novo Normal. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Salvador em 5 paradas

Passeios curtos e imersivos para conhecer a cidade do seu jeito

Quantas vezes você já passou pela porta de uma Igreja, museu ou galeria e disse: um dia vou entrar para ver o que tem dentro? Já devem ser incontáveis os posts gastronômicos, pores do sol, banhos de mar salvos na sua pastinha “quero ir” do Instagram, esperando um dia serem realizados. Lugares que você sabe que existem, sabe onde ficam, mas nunca se deu ao luxo de enfim ir lá conhecer.

Pensando nisso, o Visit Salvador da Bahia reuniu aqui uma lista de dicas em um roteiro rápido com apenas três a cinco paradas – para você ir aos poucos dando um “check” na sua lista de desejos turísticos em Salvador. Serão pequenos passeios com início, meio e fim, com indicação de museus, igrejas, bares, restaurantes, cafeterias, etc.

A ideia é que você conheça a cidade do seu jeito, no seu tempo, com pouco deslocamento entre uma parada e outra, mas, ainda assim, imersivo. Você vai conhecer Salvador intensamente com a gente! Bora para a primeira parte deste passeio.

1. A padroeira da Bahia!

Novo Normal. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Seu passeio começa na Cidade baixa, na Basílica de Nossa Senhora Conceição da Praia. A Igreja fica próxima ao Mercado Modelo, ao lado do Elevador Lacerda. Então vamos lá, conhecer tudo isso.

O projeto da igreja foi desenvolvido em Portugal e sua atual construção, em estilo barroco, foi feita toda de pedra de lioz trazida de lá. As pedras foram coladas com óleo de baleia e a obra durou 300 anos, envolvendo três gerações de artesãos. É a única igreja de construção modular de Salvador.

E você sabia que é aqui que começa a famosa Lavagem do Bonfim? Do alto da torre desta famosa igreja, se tem uma vista de tirar o fôlego!

Olha que massa!

O chão é todo de encaixe em pedra lioz e mármore carrara, uma das maravilhas do local. Lá dentro, tem a “igreja primitiva”, onde a igreja “começou”. O ambiente foi mantido em ruínas e é cheio de velas. Ali do lado, tem uma janela de onde dá para ver a escada que foi a primeira ligação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta.

Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia

O que saber sobre a Lavagem do Bonfim

Serviço

Basílica de Nossa Senhora Conceição da Praia
Endereço: Rua da Conceição da Praia – Igreja, s/n – Comércio – CEP: 40015-250.
Telefones: (71) 3038-6250 / 3038-6254
E-mail: pnscp@ig.com.br / Site: www.santuarioconceicaodapraia.com

2. Uma cerveja na varanda com uma bela vista

Varanda do Mercado Modelo. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Para quem quer conhecer um lugar histórico e aproveitar para se hidratar ou comer, o Mercado Modelo é perfeito. Na sua varanda aconchegante, você ainda consegue fazer fotos bem legais da cidade.

Inaugurado em 9 de dezembro de 1912, o Mercado Modelo funcionava como principal centro de abastecimento da cidade de Salvador. Os produtos chegavam do Recôncavo em saveiros e das pequenas roças ao redor da cidade.

O primeiro prédio que sediou o Mercado Modelo ficava entre a Casa da Alfândega, prédio atual, e a Escola de Aprendizes de Marinheiro, em frente à rampa do Mercado. Somente em 1971, após um incêndio ocorrido em 1969 que destruiu completamente o antigo prédio, o Mercado Modelo se mudou para a Casa da Alfândega, imponente prédio federal, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 1966. O prédio reproduz formas neoclássicas consagradas da segunda metade do século XIX, com uma planta quadrada e uma construção circular ao fundo, que antes servia para atracamento dos navios de mercadorias.

Olha que massa!

Por lá, você vai achar vários restaurantes. No térreo, são do tipo balcão, onde você decide se vai comer em pé, vendo o movimento do mercado (e as panelas no fogão) ou nas mesas externas, vendo as apresentações de capoeira. Já lá em cima, os restaurantes são mais amplos, com salão interno e varanda com mesas de frente para o mar. Estes recebem os nomes de personalidades soteropolitanas: “Maria de São Pedro” e o “Camafeu de Oxóssi”, homenageando os antigos donos.

Maria de São Pedro foi uma das maiores e mais celebradas quituteiras da Bahia, precursora da arte de ter um restaurante de comida tradicional baiana. Odorico Tavares, Jorge Amado, Orson Welles, Sartre e Neruda provaram do seu tempero. Camafeu de Oxóssi foi um mestre de capoeira, presidente do Afoxé Filhos de Gandhi, Obá de Xangô no candomblé, músico e compositor. Foi uma das personalidades icônicas da capital baiana, citado em livros e canções.

Mercado Modelo

Serviço

Mercado Modelo
Endereço: Praça Visconde de Cayru, s/n – Comércio, Salvador – BA, 40015-170

3. O primeiro elevador urbano do país

Novo Normal. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

Quem já ouviu falar no Elevador Lacerda? Um clássico soteropolitano. Aproveite a viagem e partiu cidade alta!

O Elevador Lacerda é um sistema de transporte público da cidade de Salvador, que conecta a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. É um dos principais pontos turísticos e cartão-postal da cidade.

Elevador Lacerda

Olha que massa!

Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, o Lacerda era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros. A estrutura atual, de 1930, tem 72 metros de altura. Na sua primeira ida, você achou que ele fosse panorâmico? Pois é, não é! Assim como você, muita gente também queria que fosse.

Serviço

Elevador Lacerda
Local: na Cidade Baixa – Praça Visconde de Cayru, Comércio. Na Cidade alta – Praça Municipal (Praça Tomé de Souza s/n Centro Salvador -BA 40020-000), Centro Histórico, Salvador.
Ingresso: R$ 0,15 centavos cada viagem.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. Sábados, das 8h às 17h. Aos domingos, por conta da pandemia do novo coronavírus, o elevador não está operando.
Acessibilidade: a cabine do elevador tem bom espaço para cadeirantes. Na cidade alta, trajeto com dificuldades e parapeito alto para cadeirantes.
Telefone: 71 3202-7655
E-mail: elevadorlacerda.secultssa@gmail.com

4. Um almoço nada básico

Menu do chef Fabrício Lemos
Foto: Divulgação

Quem gosta de uma comida gostosa e cheia de classe precisa conhecer o novo restaurante do Fera Palace. Além de apreciar uma boa culinária, ainda vai conhecer o charme do hotel.
O Fera Palace está com um novo restaurante que tem conceito assinado pela premiada dupla de chefs soteropolitanos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem).

No Omí, os frutos do mar e pescados são os capitães do menu, mas também há espaço para carnes e opções para os vegetarianos e veganos. No preparo dos pratos, são aplicadas técnicas da cozinha mediterrânea, que é uma das especialidades do chef.

Olha que massa!

Sua fachada impressiona quem passa pela rua e os hóspedes se encantam com o design e elegância da arquitetura Art Déco em harmonia com elementos da Bahia. Do glamour dos anos 30 até estar situado na primeira rua do Brasil, a Rua Chile, o restaurante te dá muitos motivos para parar no letreiro e fazer aquela foto clássica, bem de turista.

Esta rua era reconhecida como o principal endereço comercial da cidade, com diversas lojas de grife, hotéis, cafés e restaurantes – praticamente um shopping a céu aberto.

Em 1934, surge o Palace Hotel, que recebeu inúmeras celebridades e figuras importantes, como Carmem Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda, Orson Welles e diversos presidentes da república. E agora, em 2021, você! (risos)

Fera Palace Hotel

Serviço

Fera Palace Hotel
Local: Centro Histórico – Rua Chile, 20 – Comércio, Salvador – BA, Brasil
Contato: (71) 3036-9200.

5. Uma bela vista e um sorvete

Elevador Lacerda. Salvador Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Depois de uma deliciosa refeição, volte uma casa no tabuleiro (rs), lá para o Elevador Lacerda, onde se encontra a Sorveteria A Cubana, e vamos para a sobremesa. Que tal o famoso Maltado da Cubana – sorvete batido com leite gelado e leite em pó – ou um sorvete de pitanga, mangaba ou coco verde?

Outra aposta é o bolinho da Cubana que, inclusive, tem 90 anos e é feito com um autêntico e macio bolo branco de uma receita secreta da casa, cobertura de calda de cacau em pó e castanhas picadas por cima.

Além de apreciar as guloseimas, você poderá admirar, lá de cima, a vista para a Baía de Todos-os-Santos, de onde também se pode ver o Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. As fotos vão ficar lindas, principalmente pelo pôr do sol deslumbrante. Este é um excelente local para entender um pouco sobre essas duas partes da cidade: Cidade Alta e Cidade Baixa.

Olha que massa!

Esta foi a primeira sorveteria da Bahia, aberta em 1930, juntamente com a reinauguração do Elevador Lacerda, que passou por uma ampliação e foi reaberto naquele ano. A sorveteria A Cubana recebeu esse nome por ter sido fundada por um cubano radicado no Brasil. Sua família teria uma sorveteria nos Estados Unidos e, ao vir para o Brasil, decidiu abrir uma loja por aqui.

A Cubana Sorvetes

Serviço

A Cubana Sorvetes
Redes: @acubanasorvertes / www.acubana.com.br
Loja Elevador Lacerda. Endereço: Praça Tomé de Souza, S/N – Centro, Salvador – BA, 40020-000.
Telefone: (71) 3322-7000.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h às 20h.

Atenção:

Já pode ir para a rua, mas os protocolos de segurança contra COVID-19 devem ser mantidos

A prefeitura da capital baiana iniciou a fase verde do “Plano Salvador” de retomada das atividades econômicas no dia 23 de julho de 2021. Lembre-se que o uso da máscara de proteção facial e do álcool 70º ainda é necessário para evitar a contaminação por Covid-19. Só pode tirar a máscara na hora de comer ou beber. Se for circular no local, use a máscara.


Varanda do Mercado Modelo. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
9
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso
Localização
Praça Tomé de Souza, S/N – Centro, Salvador – BA, 40020-000

Outros Roteiros

Agenda

28
set
29
set
30
set
01
out
02
out
04
out
05
out
Ver mais em Agenda