11 restaurantes de Salvador que estão entre os 100 melhores do Brasil

Salvar nos favoritos

A Revista Exame Casual anunciou, em maio de 2022, o resultado da sua primeira eleição dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Na lista completa escolhida pelo júri, aparecem endereços de dez estados brasileiros, além do Distrito Federal, e Salvador tem 11 restaurantes neste importante ranking.

Os critérios para a escolha

Como bem explica a matéria da Exame Casual, listas sempre geram polêmica. Por isso, foi adotada como critério a consulta a um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores do meio gastronômico. Cada especialista apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância.

Segundo a revista, foram premiadas casas que conseguiram sobreviver a dois anos desafiadores de pandemia, que apostam no uso de ingredientes de boa procedência e na criatividade da cozinha e, principalmente, que conseguem oferecer uma experiência única a uma clientela cada vez mais exigente.

Na lista, aparecem endereços como a “Casa do Porco”, do chef Jefferson Rueda, em São Paulo, em 1º lugar, com mais pontos. Seguido do “Oteque”, dono de duas estrelas Michelin, em 2º lugar. Em 3º, ficou o “Maní”, da chef Helena Rizzo, jurada do MasterChef. Em um excelente 4º lugar, empatado com o “Mocotó”, do chef Rodrigo Oliveira, em São Paulo, está o restaurante baiano “Origem”, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, no Caminho das Árvores.

Conheça os restaurantes da capital baiana

1 – Origem

O restaurante do chef Fabrício Lemos e da chef pâtissière Lisiane Arouca só trabalha com menu degustação, criado mensalmente pelos chefs, tendo como fundamento o respeito à sazonalidade, o frescor e a explosão de sabores de ingredientes genuinamente locais, aliados às técnicas contemporâneas.

São 14 etapas, e ainda tem a opção de harmonizar seu jantar com vinhos. Alguns dos pratos são o Black Angus, com mousseline de cenoura, mil folhas de aipim, abobrinha, quiabo e ainda couve frita e demi. Ou Ostra Kirimurê crocante, com bernaise de vinho tinto. Outro prato fabuloso é o Capeletti de pato, polvo, magret curado e molho bourbon. A experiência tem o ápice com duas sobremesas.

Alameda das Algarobas, 74 – Pituba, Salvador – BA, 41820-500
Instagram: @restauranteorigem

2 – Manga

Transformar a refeição em uma experiência sensorial, despertar curiosidade, apresentar novos sabores aos que gostam de comer bem, enfim, surpreender. Esses são os principais objetivos do Restaurante Manga, do casal Dante e Kafe Bassi. O Manga prima pela valorização dos alimentos de qualidade, orgânicos, e processos feitos na casa, como a arte da charcutaria com salames e outros embutidos. O restaurante produz pães e sorvetes, além das suas próprias carnes maturadas a seco.

As inovações dos chefs estão disponíveis em três opções: à la carte e dois menus degustação – de sete etapas e doze etapas. Você vai amar a Vieira curada, com tangerina, emulsão de ouriço e semente de quiabo. Outro prato delicado e cheio de nuances é o feito com cavalinha defumada, variações de tomate, gel de parmesão, salsão e ervas da horta. Ele faz parte dos dois formatos de menu-degustação e também está disponível à la carte. Além disso, o restaurante tem excelentes drinks e ainda oferece café da manhã aos domingos.

Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho, Salvador
www.mangamar.com.br

3 – Dona Mariquita

Pratos coloridos e cheios de sabor e uma decoração impecável inspirada nos terreiros de candomblé. É incrível como aquela casinha azul, numa rua tranquila do bairro do Rio Vermelho, consegue representar tantas ”Bahias”. Lá, você encontrará um pouco da cozinha patrimonial do estado da Bahia, uma culinária riquíssima que vai muito além do dendê e carrega a herança não só africana como também sertaneja.

Sugestões imperdíveis são: o catado de palmitos de jaca; o efó (refogado de folha de taioba); o pudim de leite com fava de Áridã, muito conhecido no Candomblé; e o arroz de coco com molho de camarão e carne seca.

Rua do Meio, 178, Rio Vermelho, Salvador
donamariquita.com.br

4 – Amado

Uma vista deslumbrante para a Baía de Todos-os-Santos, decoração elegante e um cardápio recheado de criações próprias, mas sem ignorar ingredientes locais, como lambretas e mariscos ao vinho branco. Um dos clássicos da casa são os camarões crocantes em cabelinho de anjo com risoto de maçã verde. Uma combinação de sabores na medida certa é o Steak tartar com tapioca suflada e mousse de meia cura. Outra excelente opção é o Cupim prensado à cavala com mousseline de aipim e cebolas caramelizadas no aceto balsâmico.

Avenida Lafayete Coutinho, 660, Comércio, Salvador
www.amadobahia.com.br

5 – Ori

Ori, que significa “cabeça” em ioruba, também é o nome do segundo restaurante de Fabrício Lemos e Lisiane Arouca em Salvador. Inaugurado em dezembro de 2018, a casa mais casual dos chefs, instalada no Horto Florestal, preza pelo resgate de ingredientes simples preparados de maneira cuidadosa.

A dupla conseguiu dar identidade própria à segunda empreitada, sempre com forte referência à gastronomia baiana. É possível escolher no menu à la carte delícias como o já famoso abarajé, um snack de “feijoada completa” ou um gnocchi de milho verde com ragú de moela e quiabo sempre que a vontade pedir.

Avenida Santa Luzia, 656, Horto Florestal, Salvador
www.orirestaurante.com.br

6 – Carvão

A cozinha de fogo é conhecida por duas marcas registradas: carne suculenta e o sabor de brasa! O Carvão Restaurante é especializado no assunto. Comandado por Ricardo Silva, o restaurante tem o conceito de cozinha de fogo: da entrada às bebidas, tudo passa pela brasa, inclusive a sobremesa.

O malassado de filé mignon é uma das opções de pratos principais do nosso menu executivo. Experimente também o cupim braseado e prensado e o bolinho de polvo com linguiça picante. De sobremesa, o clássico da casa, o pudim defumado.

Rua Professor Sabino Silva, 5, Chame-Chame, Salvador
Intagram: @restaurantecarvao

7 – Chez Bernard

O restaurante francês mais antigo da cidade, fundado em 1963, passou por muitas mudanças, trocou de dono algumas vezes, mas não perdeu sua essência, com destaque para seus clássicos pratos franceses e toque contemporâneo. Para completar, paredes envidraçadas deixam o salão com uma vista privilegiada da baía de Todos-os-Santos, uma paisagem de tirar o fôlego.

Dentre as opções do cardápio, estão os clássicos filés com a escolha dos molhos bèarnaise, ou bordelaise, ou poivre; o linguine de frutos do mar; e o couscous marroquino de cordeiro. O risoto de cogumelos é opção para os vegetarianos. A sobremesa irresistível fica por conta dos recheados éclairs franceses.

Rua Gamboa de Cima, 11, Dois de Julho, Salvador
Instagram: @chezbernard

8 – La Taperia

Em um antigo casarão, de frente para o mar da Bahia, está uma das primeiras taperias (casa de petiscos espanhóis) em Salvador, o restaurante La Taperia, que tem como carro-chefe as tapas e a paella. O chef, o espanhol Jose Morchon, e a soteropolitana Juli Holler, donos do restaurante, primam pelo uso de ingredientes frescos, excelente atendimento, visual dos pratos e a música. Cuidam com delicadeza de pequenos mimos como os jogos americanos e os guardanapos personalizados, o que deixa tudo muito aconchegante.

Da cozinha, saem pratos perfeitos para dividir entre todos, como os tradicionais pulpo a la gallega, patatas bravas, gambas al ajillo e croquetas. Para os amantes de carne, a dica é a maminha em tiras, sobre cogumelos frescos e nibs de cacau; o arroz negro de lula com alioli também é espetacular. Para finalizar, de sobremesa, um mousse de queijo com compota de frutas vermelhas ou o mousse de chocolate amargo.

Rua da Paciência, 251, Rio Vermelho, Salvador
LaTaperiaSalvadorDeBahia

9 – Pasta em Casa

Companheiros nos negócios e na vida pessoal, Valeska Calazans e Celso Vieira fazem do Pasta em Casa extensão de casa e vivem rodeados de amigos, trazendo à mesa o melhor da culinária italiana da cidade. Se você escolher ir para o almoço, nossa sugestão é começar com Brusquetas frescas no pão da casa antes do prato principal. Siga com a imbatível ilha de massa, em que você pode repetir à vontade três variedades com ou sem carne. A massa queridinha é o ravióli verde de mozarela de búfala ao molho de tomate fresco.

Rua Professora Almerinda Dultra, 67, Rio Vermelho, Salvador
www.pastaemcasa.com.br

10 – Casa de Tereza

Premiada e reconhecida dentro e fora do Brasil, a chef Tereza Paim é uma das chefs baianas vistas fora da Bahia como a profissional que conseguiu atualizar e promover a culinária local. Inovou, mas com absoluto respeito às origens.

Em seu restaurante no Rio Vermelho, um aspecto interessante é a decoração. Por onde você olha, encontra arte. De mesas pintadas por amigos artistas plásticos a uma loja de artefatos de decoração, este é um restaurante que aguça os sentidos e se tornou praticamente um ponto turístico para visitantes que queiram realmente conhecer a cidade. E para experimentar os sabores e saberes da Bahia, a sugestão é a moqueca “Sinfonia do mar” (sob consulta do preço e da disponibilidade) – feita de lagosta ou polvo, camarão, peixe, siri, arroz de coco e farofa.

Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador
www.casadetereza.com.br

11 – Fasano Salvador

Também aberto para passantes, a experiência gastronômica do Restaurante Fasano traz o legado da cultura de origem italiana que leva a assinatura do restaurateur Rogério Fasano. O cardápio é similar ao da praça paulista, com variedade de antepastos, massas, carnes, risotos e peixes. Aqui, este menu, também tem pratos baianos locais.

O espaço tem um elegante bar central e o grande diferencial é a Adega Climatizada. Uma escada metálica em caracol, original da construção, liga a um espaço que funciona para sediar eventos privados, com capacidade para seis pessoas. A carta de vinhos apresenta uma grande variedade de rótulos. Além do menu degustação, com quatro massas artesanais e as principais sobremesas da casa, é possível escolher a opção dedicada às carnes, com cinco etapas. Uma das sugestões é o fettuccine al ragú bolognese.

Praça Castro Alves, 5, Centro Histórico, Salvador
www.fasano.com.br/gastronomia/fasano-salvador



Experiências em Salvador

Agenda

02
jul
03
jul
04
jul
05
jul
06
jul
07
jul
08
jul
09
jul