Vá ver o Balé!

Salvar nos favoritos

O Balé Folclórico da Bahia está de volta aos palcos, e se você ainda não conhece essa potência cultural, você precisa conhecer

Filme documental e anúncio do novo espetáculo marcam o retorno do BFB

As apresentações do Balé Folclórico da Bahia são espetáculos passionais e energéticos. Uma linguagem cênica que capta, em seu mais puro estado, as manifestações folclóricas da Bahia, suas histórias, hábitos, cores e influências – e já rendeu à companhia prêmios e turnês pelo Brasil e mundo afora.

Para você que nunca foi ao espetáculo, saiba que, quando o público entra no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, uma imersão na memória do imaginário popular acontece, através de coreografias que amplificam e ressignificam o maculelê, o samba de roda, a capoeira, danças e rituais dos terreiros de candomblé para os palcos. Quando os bailarinos e bailarinas entram por aquela porta, se tornam donos e donas de seus destinos. Transmutam. Transcendem. O artifício dado para que isso aconteça é a arte, é a dança.

Depois de dois anos de portas fechadas, o teatro-casa deste grupo, que é considerado Patrimônio Cultural do Brasil, se prepara para reabrir. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), está lançando um documentário em celebração a este retorno e a esta tão importante companhia de dança tradicional e contemporânea. O projeto consolida o Balé Folclórico da Bahia como instrumento turístico de Salvador.

A campanha será divulgada aqui, no site salvadordabahia.com, e pelo Instagram @visitsalvadordabahia, Facebook e Twitter. O filme também vai estar disponível no Youtube, no canal do Visit Salvador da Bahia. O lançamento acontece nesta quarta-feira, dia 06 de abril, no Hotel Fasano, durante o anúncio oficial do retorno aos palcos do Balé Folclórico da Bahia.

Viva a Cultura regional

Balé Folclórico da Bahia. Créditos Mandinga Filmes.

O Balé Folclórico da Bahia (BFB) foi criado em 1988 por Walson (Vavá) Botelho e Ninho Reis. O filme teve o objetivo de mostrar a essência deste grupo, sob uma ótica sensível de beleza, da dança como meio de expressão. Com movimentos corporais, música e depoimentos potentes, o documentário faz uma viagem através desta trajetória de mais de 30 anos da única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade.

Mais que isso, este é um convite para que moradores e visitantes conheçam as manifestações artísticas das tradições da Bahia através das apresentações que vão voltar a acontecer no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho.

“É muito mais importante para os baianos do que eles próprios pensam. É um aprofundamento do autoconhecimento cultural”, diz Caetano Veloso, cantor e compositor, um dos convidados do filme.

Balé Folclórico da Bahia. Créditos Mandinga Filmes.

Além de Caetano Veloso, também contam esta história: Zebrinha, coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia; Rose Soares, bailarina e professora; Ana Botafogo, bailarina e atriz; Vavá Botelho, fundador do Balé Folclórico da Bahia; Carlinhos de Jesus, dançarino e coreógrafo; Glória Pires, atriz e empresária; Nildinha Fonseca, pesquisadora, bailarina e coreógrafa da companhia.

“Eu imagino que o Balé é a maneira contemporânea de dançar, de teatralizar a nossa ancestralidade”, diz Zebrinha, coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia.

De volta aos palcos

O espetáculo que marca o retorno aos palcos do Balé Folclórico da Bahia está marcado para o dia 29 de abril, às 19h. As reservas e vendas serão feitas através do e-mail: fundacaobfb@gmail.com, ou diretamente no Teatro Miguel Santana, diariamente, a partir das 14h. Este ano, o site de reservas de viagens Hurb, maior agência de viagens online sediada no Brasil, está apoiando o BFB. A iniciativa visa fomentar o turismo regional através da cultura.

30 anos de performances

Balé Folclórico da Bahia. Créditos Mandinga Filmes.

Além disso, para celebrar esses 30 anos, a cia de dança também pretende realizar uma série de ações que envolvem: oficinas de dança afro-brasileira e percussão que resultarão em seleção para novos integrantes; a montagem de um novo espetáculo; apresentação do Teatro Castro Alves; remontagem de coreografias que fazem parte do repertório da companhia; exposição de fotos, prêmios e objetos que fazem parte do acervo; oficinas de técnicas de figurino, adereço e cenário em diversos centros comunitários de Salvador e área metropolitana; além de uma apresentação de espetáculo exclusivo para jovens da rede pública de ensino.

Serviço

Documentário sobre o Balé Folclórico da Bahia
Lançamento: quarta-feira, dia 06 de abril.
Canais:
Instagram: @visitsalvadordabahia
Portal: www.salvadordabahia.com
Youtube: Visit Salvador da Bahia

Retorno aos palcos
As vendas serão feitas através do e-mail: fundacaobfb@gmail.com, além de venda diretamente no teatro, diariamente, das 15h às 20h.
Primeiro show: 29 de abril, às 19h.
Apresentações: segundas, quartas e sextas, sempre às 19h.
Endereço: Teatro Miguel Santana – Rua Maciel de Baixo, 49, Pelourinho, Salvador.
Telefone: (71) 3322-1962



Coloque outras experiências na sua agenda

Ver Agenda completa
09dez
10dez
11dez
12dez
13dez
14dez
15dez
16dez