As melhores praias de Salvador para curtir no inverno

Salvar nos favoritos
Praia de Jaguaribe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Ao longo da estação, vamos te dar dicas do que fazer no nosso “frio tropical”!

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano começa no nosso país: é a chegada do inverno. Os moradores de Salvador já vinham tirando os casacos do armário, uma vez que a temperatura na capital baiana caiu nos últimos dias, além das ocorrências de chuvas e nebulosidade. E não precisa nem baixar a temperatura muito não. Com 25°C o soteropolitano já está de cachecol.

Brincadeiras à parte, para você que está visitando a cidade, vai ter dias mais frescos, ótimos para passeios ao ar livre. O clima é tropical, com muita umidade e precipitação, especialmente durante o outono e inverno e entre os meses de abril a julho. A temperatura é constante ao longo do ano, com máximas de 30°C no verão e 26°C no inverno e mínimas de 24°C no verão e 21°C o inverno.

Durante a estação, vamos te dar dicas do que fazer “neste frio”! Começamos pelo menos provável, assim você já entende que Salvador é perfeita para o turismo durante todo o ano. E, no inverno, é possível curtir muito a cidade, com ambientes e pontos turísticos menos lotados e mais tranquilos.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

O inverno chegou… e as ondas também!

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Para surfistas que venham para a cidade para fazer turismo e procuram praias com ondas mais fortes, a sugestão vem diretamente do Campeão Mundial de surfe, Armando Daltro, que indica as praias do Flamengo, Stella Maris, Aleluia, Ipitanga (essas duas últimas, próximas à Barraca de Praia Pipa).

Se procura por uma praia dentro da cidade, com ondas fortes e boa qualidade de água, mais indicada para surfistas avançados, Salvador tem a praia Barra Vento (na Barra Avenida, entre o Cristo e o Farol da Barra, mais próxima ao Morro do Cristo, ao lado do restaurante Barra Vento). Não é indicada para iniciantes ou intermediário.

As melhores praias para surfar em Salvador

Interessante checar as ondas antes de sair de casa. Reunimos aqui alguns sites que podem te ajudar:

Tábua de marés – tabuademares.com/br/bahia/salvador

Surf Guru – www.surfguru.com.br/previsao/brasil/bahia/salvador

Climatempo – www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/56/salvador-ba

Para quem quer aprender a surfar

Escola de Bodyboarding Uri Valadão. Stella Maris. Foto: Amanda Oliveira.

Para quem quer aprender um esporte aquático nesta época do ano, a praia de Piatã é a melhor opção. Por ser uma praia protegida, salva os surfistas no inverno. Quando o mar está mais forte em outros pontos de Salvador, em Piatã está sempre mais tranquilo. As condições são melhores para quem está aprendendo, pois Stella Maris é melhor para a galera profissional. Piatã também é excelente para praticar Bodybord.

Praia de Piatã

Piscinas naturais pertinho de um dos mais famosos pontos turísticos

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Na Barra, seguindo pela orla, próximo ao Farol, surgem piscinas naturais na maré seca. O local é perfeito para dias em família já que, devido à formação das pedras, fica seguro para as crianças pequenas brincarem. Outros atrativos são o belo pôr do sol e a iluminação noturna, garantindo o movimento até mesmo depois que o sol se põe.

Ali tem o Museu Náutico – mais conhecido como Farol da Barra. O Museu tem um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol. No topo do Farol, se tem a visão 360º de Salvador e, do pátio, o visitante tem uma visão de 180° de toda a Baía de Todos os Santos.

Praia do Farol da Barra

O melhor banho de mar do mundo

Museu da Fotografia da Bahia visto das águas transparentes do Porto da Barra. Foto: Fábio Marconi

Na Barra, também tem uma praia que é boa o ano inteiro. Para quem busca tranquilidade, o Porto da Barra consegue ser ainda melhor nesta estação. Sem toda a agitação do verão, durante o inverno a praia é conhecida por suas águas limpas e tranquilas – exceto quando chove muito, que a água fica mexida e mais escura. É indicada para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe, caiaque, canoa havaiana e SUP.

Outra dica é assistir ao pôr do sol fantástico e esperar a noite chegar. A orla tem iluminação noturna e os bares permanecem abertos a todo vapor. Para os amantes da natureza e bons observadores, nesta época do ano pode-se ver Vênus desde o pôr do Sol até por volta das oito horas da noite. É só procurar a “estrela Dalva” na direção do horizonte onde ocorreu o pôr do Sol. Mas lembre-se que no inverno as noites são mais longas, ou seja, começam mais cedo!

Praia do Porto da Barra


Praia de Jaguaribe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
19
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

13
jul
14
jul
15
jul
16
jul
17
jul
18
jul
Ver mais em Agenda