As melhores praias de Salvador para curtir no inverno

Salvar nos favoritos
Praia de Jaguaribe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Dicas do que fazer no nosso “frio tropical”!

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Não importa o ano e nem o clima ou região brasileira, no dia 21 de junho a estação mais fria do ano começa no nosso país: é a chegada do inverno. Os moradores de Salvador já vinham tirando os casacos do armário, uma vez que a temperatura na capital baiana caiu nos últimos dias, além das ocorrências de chuvas e nebulosidade. E não precisa nem baixar a temperatura muito não. Com 25°C o soteropolitano já está de cachecol.

Brincadeiras à parte, para você que está visitando a cidade, vai ter dias mais frescos, ótimos para passeios ao ar livre. O clima é tropical, com muita umidade e precipitação, especialmente durante o outono e inverno e entre os meses de abril a julho. A temperatura é constante ao longo do ano, com máximas de 30°C no verão e 26°C no inverno e mínimas de 24°C no verão e 21°C o inverno.

Durante a estação, vamos te dar dicas do que fazer “neste frio”! Começamos pelo menos provável, assim você já entende que Salvador é perfeita para o turismo durante todo o ano. E, no inverno, é possível curtir muito a cidade, com ambientes e pontos turísticos menos lotados e mais tranquilos.

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!

O inverno chegou… e as ondas também!

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Para surfistas que venham para a cidade para fazer turismo e procuram praias com ondas mais fortes, a sugestão vem diretamente do Campeão Mundial de surfe, Armando Daltro, que indica as praias do Flamengo, Stella Maris, Aleluia, Ipitanga (essas duas últimas, próximas à Barraca de Praia Pipa).

Se procura por uma praia dentro da cidade, com ondas fortes e boa qualidade de água, mais indicada para surfistas avançados, Salvador tem a praia Barra Vento (na Barra Avenida, entre o Cristo e o Farol da Barra, mais próxima ao Morro do Cristo, ao lado do restaurante Barra Vento). Não é indicada para iniciantes ou intermediário.

As melhores praias para surfar em Salvador

Interessante checar as ondas antes de sair de casa. Reunimos aqui alguns sites que podem te ajudar:

Tábua de marés – tabuademares.com/br/bahia/salvador

Surf Guru – www.surfguru.com.br/previsao/brasil/bahia/salvador

Climatempo – www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/56/salvador-ba

Para quem quer aprender a surfar

Escola de Bodyboarding Uri Valadão. Stella Maris. Foto: Amanda Oliveira.

Para quem quer aprender um esporte aquático nesta época do ano, a praia de Piatã é a melhor opção. Por ser uma praia protegida, salva os surfistas no inverno. Quando o mar está mais forte em outros pontos de Salvador, em Piatã está sempre mais tranquilo. As condições são melhores para quem está aprendendo, pois Stella Maris é melhor para a galera profissional. Piatã também é excelente para praticar Bodybord.

Praia de Piatã

Piscinas naturais pertinho de um dos mais famosos pontos turísticos

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Na Barra, seguindo pela orla, próximo ao Farol, surgem piscinas naturais na maré seca. O local é perfeito para dias em família já que, devido à formação das pedras, fica seguro para as crianças pequenas brincarem. Outros atrativos são o belo pôr do sol e a iluminação noturna, garantindo o movimento até mesmo depois que o sol se põe.

Ali tem o Museu Náutico – mais conhecido como Farol da Barra. O Museu tem um acervo histórico formado por objetos de diversas épocas, alguns deles submersos por até 300 anos, e que ajudam a compreender a relação do homem com o mar e da Bahia com o Farol. No topo do Farol, se tem a visão 360º de Salvador e, do pátio, o visitante tem uma visão de 180° de toda a Baía de Todos os Santos.

Praia do Farol da Barra

O melhor banho de mar do mundo

Museu da Fotografia da Bahia visto das águas transparentes do Porto da Barra. Foto: Fábio Marconi

Na Barra, também tem uma praia que é boa o ano inteiro. Para quem busca tranquilidade, o Porto da Barra consegue ser ainda melhor nesta estação. Sem toda a agitação do verão, durante o inverno a praia é conhecida por suas águas limpas e tranquilas – exceto quando chove muito, que a água fica mexida e mais escura. É indicada para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe, caiaque, canoa havaiana e SUP.

Outra dica é assistir ao pôr do sol fantástico e esperar a noite chegar. A orla tem iluminação noturna e os bares permanecem abertos a todo vapor. Para os amantes da natureza e bons observadores, nesta época do ano pode-se ver Vênus desde o pôr do Sol até por volta das oito horas da noite. É só procurar a “estrela Dalva” na direção do horizonte onde ocorreu o pôr do Sol. Mas lembre-se que no inverno as noites são mais longas, ou seja, começam mais cedo!

Praia do Porto da Barra


Praia de Jaguaribe. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
19
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Ver Agenda completa
02dez
03dez
04dez
05dez
06dez
07dez
08dez
09dez

Nosso blog

Blog
Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Natal Salvador 2022. Praça do Campo Grande. Lucas Moura Secom.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Farol da Barra. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Velho Espanha, um bar metalinguístico: Localizado no Centro, falando do Centro. Fotos: Amanda Nascto /Assessoria.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.

Centro de Convenções de Salvador. Bahia. Foto divulgação.