Uma saudade chamada Rio Vermelho

Salvar nos favoritos
Praia do Buracão. Fotos: Fábio Marconi

Praia, música, comida, festa e alegria!

Se você ainda não conhece o Rio Vermelho, anote essas dicas para quando a quarentena terminar!

O Rio Vermelho tem alguma coisa difícil de explicar. Talvez pela inquietude de suas festas e noites animadas, ou por suas praias aconchegantes, onde parece que todos se conhecem. Acima de tudo, paira no ar uma sensação de que tudo pode acontecer – no bom, ótimo, excelente sentido, claro!

Quantas memórias boas as Ruas do Rio Vermelho guardam? Saudade da mureta lotada para assistir ao pôr do sol, seja com um sorvete ou uma cerveja gelada na mão. Vontade de começar o dia com um bom café da manhã e já partir direto para uma praia. Bares e restaurantes por todo lado mostram uma Salvador agitada e contemporânea. Diga aí se você não está contando os dias para ficar andando para um lado e para outro na noitada mais democrática da cidade?

Essa é pra você ouvir quando bater aquela saudade de passear e sextar pelo Rio Vermelho. Dê o play!

Quando a quarentena passar, garanto que esse vai ser um dos primeiros roteiros que você vai visitar em Salvador. Se um passeio diurno ou noturno, tanto faz: a diversão é garantida. Acarajé no Largo da Mariquita, um passeio pela casa onde moraram Jorge Amado e Zélia Gattai, uma noitada daquelas ou um mergulho na praia do Buracão. Quanta falta isso tudo faz!

Por enquanto, não podemos viver toda a potencialidade deste tão querido bairro. Ainda assim, podemos passear por lá através das nossas lembranças. Pensando nisso, fizemos uma lista de coisas que representam este bairro conhecido como o mais boêmio da cidade e que também tem muito agito durante o dia. Aproveite para ir anotando tudo que você ainda quer conhecer.

Praias do Rio Vermelho

Blue Praia Bar. Rio Vermelho. Salvador Bahia. Foto Tércio Campelo. Divulgação.

Antes de mais nada, as praias aqui não são apenas para salgar o corpo e colocar o bronze em dia. A verdade é que as areias do RV são ponto de encontro das pessoas mais antenadas da cidade.

A Praia do Buracão tem o mar mais agitado, assim como sua areia. O burburinho é certo por lá. O Blue Praia Bar representa bem isso: música boa, drinks bem elaborados, conforto e uma gente linda andando para lá e para cá.

Praia do Buracão

Blue Praia Bar

A Praia da Paciência é perfeita para relaxar. O mar é tranquilo, tem uma piscina natural, excelente para toda a família.

Praia da Paciência

Boemia para boêmios

Falar sobre os bares e a vida noturna é uma tarefa árdua. Ainda mais pelo grande número de opções: tem bar na rua, bar na areia e na praça, assim como casas noturnas com programações diversas.

Para aquela refeição pós praia que se confunde com o “esquente” da noitada, nossas sugestões são o Boteco do França, o Mercado do Peixe (a Vila Caramuru) e a Confraria do França.

Confraria do França

Boteco do França

Mercado do Peixe

Para tomar “uns bons drinks”, a dica é o Chupito ou o bar Santo Forte.

Bar Chupito

Com uma proposta original, o Ecosquare é uma boa pedida de compras, comidinhas e ali também é um point da juventude de “soterópolis”, onde o bar Gin sempre tem uma boa programação.

EcoSquare – Vila de Contêineres

A melhor forma de curtir o Rio Vermelho é mesmo sair andando e entrando de bar em bar. Esse é um movimento normal dos frequentadores e bom para conhecer e curtir lugares como Bombar, Borracharia, San Sebastian, Zen, Commons Studio Bar, Portela Café e muito mais.

Para conhecer ou matar a saudade

Casa do Rio Vermelho. Foto: Fábio Marconi

Tem alguns lugares que são muito a cara do Rio Vermelho. A Casa do Rio Vermelho é uma delas. Um ótimo passeio cultural, bem como para fazer fotos lindíssimas. Imperdível.

Casa do Rio Vermelho

A Casa de Iemanjá também é uma parada obrigatória. Pequena e simples, ainda assim grandiosa pela representatividade. É nela que são depositadas as oferendas para a Rainha do Mar, Iemanjá. A Festa de Iemanjá, no dia dois de fevereiro, é um dos símbolos deste bairro. Vale demais conhecer esta história.

Odoya, rainha do mar!

Outros dois lugares que valem entrar na sua agenda são a Galeria RV e a EBAM – Escola Baiana de Arte e Moda.

Galeria RV

Para Comer & Beber

La Taperia. Rio Vermelho. Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Este bairro apresenta uma diversidade de bares e restaurantes muito grande. Café da manhã, almoço, jantar e pós-noitada, tem para todos os gostos. E se nessa fase de isolamento social você está morrendo de saudade das comidinhas deliciosas do Rio Vermelho, não precisa esperar! Basta procurar seus restaurantes e bares preferidos na página do Salvador Pede em Casa. Lá você pode conferir vários estabelecimentos super legais da cidade que estão entregando em casa..

Festas Culturais que você vai querer ir no Rio Vermelho

Festa de Iemanjá 2019. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Como dissemos aqui, a Festa de Iemanjá é um dos símbolos não apenas deste bairro, mas das grandes Festas Populares de Salvador. Mas, antes de mais nada, é preciso entender os significados desta comemoração, assim como sua importância. Preparamos um texto cheio de carinho sobre esta festa. Saiba mais neste link.

Festa de Iemanjá

Outra festa legal que acontece no Rio Vermelho é o Festival da Primavera – onde o Largo da Mariquita recebe sempre uma excelente programação cultural. Já a Festa de São Genaro vem se tornando um clássico no calendário soteropolitano, com sua programação musical e gastronômica em torno da cultura Italiana. No carnaval, acontece o desfile dos Palhaços do Rio vermelho, com seus grupos culturais e folclóricos, com bandas de sopro, percussão e batucada.

Para fazer comprinhas pelo bairro

Candida Specth Ateliê. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Fazer compras durante uma viagem ou um passeio também é uma forma de lembrar de coisas boas. No Rio Vermelho tem ótimas opções de lojas com produtos que são a cara de Salvador.

Elementuá Espaço Colaborativo, por exemplo, reúne por volta de 50 marcas baianas que vendem produções de moda, decoração e comidinhas.

A clássica loja de livros e vinis, Mídialouca, é uma boa dica para colecionadores e pesquisadores.

Se o que você procura são roupas, bolsas, lindas miudezas e objetos de decoração, não deixe de conhecer a The Finds, o Ateliê Cândida Specht e a Miranda Estúdio. E sabe o que é mais legal? As três têm loja online! Você pode escolher agora o seu mais novo item predileto!

The Finds: moda com a cara de Salvador

Candida Specht Ateliê

Miranda Estúdio

Roteiros para fazer quando tudo isso passar

Aqui reunimos ótimas sugestões de roteiros com a cara deste bairro. Clique nos links e escolha o que mais combina com você, ou faça todos eles e conta para gente qual você mais gostou!

O mapa dos Acarajés

Boemia à luz do dia

Boemia à luz do dia

Deixando o dia te levar

Uma super-rota para passar 04 dias em Salvador

 


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
11
Duração aproximada
2 horas - 4 horas
Seu bolso
Localização
Largo de Santana, 2-58 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-010

Outros Roteiros

Agenda

15
ago
16
ago
17
ago
18
ago
19
ago
20
ago
21
ago
22
ago
#FICAEMCASA – Salvador Solidária #ficaemcasa – Podcast Festa Sollares #FICAEMCASA – População pode contribuir com ações sociais #ficaemcasa – Tour virtual no Museu da Misericórdia #ficaemcasa – Contação de histórias infantis #ficaemcasa – App reverte like em renda para pessoas periféricas #ficaemcasa – Curso básico de desenho pela internet #FICAEMCASA – Receitas do M’ar Gastronomia pelo Instagram #FICAEMCASA: Histórias ao vivo para crianças #FICAEMCASA – Tour Virtual do Museu Geológico da Bahia #FICAEMCASA – Tour Virtual do MAM #FICAEMCASA – Tour Virtual do Teatro São João da Bahia #FICAEMCASA – Tour em 360° pelas ruas de Salvador Tour em 360° pela Igreja de São Francisco #FICAEMCASA  – O PAPO VAI SER BOM! com Henrique Bahia #FICAEMCASA – Tour em 360° pelos principais pontos de Salvador Drive In Salvador Cine Drive In Bahia Documentário inédito sobre Santa Dulce dos Pobres A-HA – Turnê Hunting High And Low em Salvador Mostra virtual da Casa do Benin Show de Jau Musical de Marcelo Serrado Show de Vitão Stand-up de Leandro Hassum Fragmentos de um Teatro Decomposto Show da banda Guig Ghetto Espetáculo ‘E Foram, Quase Felizes para Sempre’, de Heloisa Pérrise Show de Patati Patatá Festival gastronômico vegano  Ju Moraes ao vivo Rio Vermelho S/A Museu da Imprensa Filme ‘Axé Canto do Povo de Um Lugar’ estreia na Netflix
Ver mais em Agenda