Deixando o dia te levar

Salvar nos favoritos
Casa de Iemanjá. Rio Vermelho. Foto: Amanda Oliveira.

Café da manhã farto, afeto e papo pro ar

Orla do Rio Vermelho. Casa de Iemanjá. Fotos: Fábio Marconi

Hoje você acordou cedo, com vontade de tomar um banho de mar e aproveitar o dia. Mas bateu uma fome de leão, ou, para os mais esotéricos, você acordou com a fome dos taurinos. A vontade é de tomar um café da manhã de hotel, mas não tem nem um ovo em casa. Quer fazer uma boa refeição no almoço, mas na geladeira só tem tomate, cebola e coentro. Esse roteiro é para você que é desorganizado, mas cheio de boas intenções gastronômicas. Pegue a canga, o protetor solar e seu apetite (não esqueça a máscara e o álcool 70%, claro!). O dia hoje é para comer bem e fazer a melanina circular.

Gostosuras para aquecer o coração

Casa Castanho. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

A Casa Castanho é especializada em servir café da manhã, brunch, carinho e afeto. As sócias Catarina e Cristina servem opções deliciosas no cardápio, perfeitas para começar o dia bem. As mesas são arrumadas com muita delicadeza, com flores, louças e comidinhas que confortam. Isso tudo numa casinha supercharmosa, bem decorada, no bairro mais boêmio da cidade, o Rio Vermelho, repleto de bares e restaurantes, mas carente de opções para os que são amantes de doces e guloseimas.

Antes de iniciar a quarentena, este era o cenário ideal para juntar pessoas em volta da mesa e, depois de comer, ficar por ali conversando, rindo e sendo feliz. Neste período de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, a casa não está aberta para receber clientes, mas elas desenvolveram um delivery que funciona das 8h às 12h. Os pedidos podem ser feitos neste link. Mas quando tudo isso passar, vale demais a visita ao local.

As dicas delícias são o waffle de pão de queijo quentinho e crocante, tostadas e creme gelado de manga, maracujá e cardamomo. Para fechar com chave de ouro, o bolo de rapadura com ganache, geleias e granola da casa.

Casa Castanho

Uma pequena “praia de bairro”

Praia da Paciência. Rio Vermelho, Salvador, Bahia. Fotos: Fábio Marconi

Pegue seu café maravilhoso e vá comer sentadinho na balaustrada perto da Casa de Iemanjá. Ali tem uma árvore amendoeira que faz uma sombra bacana. Depois de perder a noção do tempo sentado, olhando a vista, e de ter comido até sair rolando, vá andando para a charmosa Praia da Paciência a poucos metros dali. Uma pequena faixa de areia onde grande parte dos frequentadores são os moradores do bairro. A qualidade da água é relativa em comparação a outras praias da região, mas vem ganhando mais e mais adeptos exatamente por estar cada vez mais limpa.

A praia fica perto de tudo no bairro e tem umas formações rochosas bem legais à direita. Lá, se formam piscininhas boas para relaxar e pensar na vida. Tem serviço de cadeiras e guarda-sol. Como ela é escondidinha, abaixo do nível do asfalto, nos fins de semana a faixa de areia costuma ficar cheia. Mas, se for em um dia mais vazio, a dica é ficar sempre ligado e preferir descer quando tiver movimento na areia e/ou policiamento por perto. Saiba mais neste link.

Praia da Paciência

Muitas praias ainda estão fechadas. Portanto, se você chegar lá e esse for o caso, não perca o passeio. Aproveite o mirante e a vista linda para fazer algumas fotos. Se for esportista, o espaço é perfeito para alongamento e yoga. E lembre-se sempre de usar máscara, manter as mãos higienizadas e manter uma distância segura das outras pessoas.

Peixe fresco direto para a panela

Casa de Iemanjá. Rio Vermelho. Foto: Amanda Oliveira.

Sabe o tomate, a cebola e o coentro que você tem em casa? Pois então… eles têm destino certo. Compre um peixe na Casa do Peso, ali pertinho da praia da Paciência, na Casa de Iemanjá. O local, conhecido por causa das celebrações do dia 2 de fevereiro, festa de Iemanjá, também tem boas opções de peixes frescos. Os pescadores locais têm como clientes muitos dos restaurantes do bairro.

Aproveite para conhecer a Casa de Iemanjá e, se quiser saber a história do local, a gente conta neste link.

Festa de Iemanjá

De lá, vá curtir sua refeição. Chame uns amigos online e combinem para cozinharem ao mesmo tempo. Assim, vocês podem aproveitar para organizar viagens futuras, roteirizar sonhos em volta de uma mesa farta. Afinal, poucos programas unem mais as pessoas do que um bom prato de comida, não é? Se você não é de cozinhar, faça uma videochamada com aquele seu amigo mestre-cuca e peça umas dicas culinárias! Com certeza, nesse dia, você vai lavar os pratos feliz da vida, depois de tanta alegria na barriga!

Serviço

Casa Castanho
@casa.castanho
Endereço: R. Alexandre de Gusmão, 57 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41950-160
Telefone: (71) 98139-3353 ou 71 98104-7803
Importante: ligue antes para fazer o pedido. Fica bem próximo à Praia da Paciência. A rua tem poucas opções para estacionar, portanto, vá com paciência, de patins, de bicicleta, a pé ou peça um carro por aplicativo, sem esquecer da máscara!

Praia da Paciência
Endereço: Praia da Paciência, Rio Vermelho, Salvador – BA, 40140-130

Casa do Peso (Casa de Iemanjá)
Endereço: R. Guedes Cabral, 143 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41950-620

Preparamos uma lista com músicas perfeitas para esta experiência. Ouça agora!


Orla do Rio Vermelho. Casa de Iemanjá. Fotos: Fábio Marconi

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
19
Duração aproximada
4 horas - 6 horas
Seu bolso
Localização
Rio Vermelho, Salvador - BA, 41950-620

Outros Roteiros

Agenda

03
ago
04
ago
05
ago
06
ago
07
ago
09
ago
10
ago
Ver mais em Agenda