Roteiro Caridade e Fé Católica

Salvar nos favoritos
Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

Experiências de fé católica em seis destinos de uma enorme profundidade espiritual

Salvador é uma cidade santuário. Como em nenhuma outra cidade do país, temos 3 freiras reconhecidas pela Igreja como mulheres que viveram no caminho da santidade. Em Alagados, fica a igreja considerada Terra Santa, pisada por 3 santos: Santa Teresa de Calcutá, São João Paulo II e Santa Dulce dos Pobres. Dali, foi extraída a porção de terra que representa a Bahia na coroa do tricentenário do achado de Nossa Senhora Aparecida.

Para contar essas e outras histórias, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Pastoral do Turismo, lançou a websérie Caminhos de Fé. O projeto consiste em uma série de três episódios, trazendo roteiros imersivos que vivenciam igrejas, santuários, museus e templos católicos em Salvador. Saiba mais neste link. Assista aos dois primeiros episódios clicando nos links: Roteiro Arte e Fé Católica; Roteiro dos Conventos e Mosteiros.

No terceiro episódio, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia, é o portal para o Roteiro Caridade e Fé Católica. Neste roteiro, mostramos seis destinos da fé católica de uma enorme profundidade espiritual, que serviu como ponte entre o eterno e a história, com os pobres, com as lutas do cotidiano. Aqui, você conhece a terra pisada por santos e por outros que aqui estiveram e deixaram marcas de fé e vida entre nós. Roteiro com santuários solenes e festivos, das igrejas singelas e de um mosteiro que forja, no silêncio da oração e no labor do trabalho, uma vida de fé e contemplação.

Venha com o Visit Salvador da Bahia e saiba mais sobre cada igreja.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

Imagine rezar o terço na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, caminhando até cada um dos altares, inclusive dentro da “igreja primitiva”, onde tudo começou. Você vai aprendendo sobre a construção da igreja e suas curiosidades. Esta é uma das três igrejas emblemáticas que os devotos de Irmã Dulce vão se emocionar muito ao conhecer. Lá, foi onde aconteceu o velório de Irmã Dulce e o primeiro local onde seu corpo foi enterrado, antes de ficar por definitivo no Santuário Irmã Dulce.

Em 1549, navios portugueses atracaram em Salvador. Uma imagem da Padroeira de Lisboa acompanhava as grandes viagens da tropa. A imagem, única em todo mundo, foi assentada em uma primeira construção, cujas ruínas existem até hoje. A imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição reinou absoluta até 1946, quando a religiosa foi proclamada Padroeira da Bahia. Saiba mais neste link.

Serviço
Endereço: Rua da Conceição da Praia – Igreja, s/n – Comércio – CEP: 40015-250
Tels.: (71) 3038-6250 / 3038-6254
E-mail: pnscp@ig.com.br / Site: www.santuarioconceicaodapraia.com
Igreja aberta de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 16h. Sábado e domingo, das 7h às 12h.
Missas: segunda e sábado, às 7h30. De terça a sexta, 7h30 e 12h. Domingo, às 8h e 10h30. Todo terceiro domingo a missa é 7h30 e transmitida pela Rádio Excelso e pelo canal da Basílica no Youtube.

Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II

Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

A Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II é o único lugar onde se podem encontrar relicários de primeiro grau de 3 santos: Papa João Paulo II, Madre Teresa de Calcutá e Irmã Dulce, além de conhecer os trabalhos da base comunitária.

A Igreja de Nossa Senhora dos Alagados fica bem próxima à Ilha dos Ratos, local onde o trabalho de Irmã Dulce começou, em 1939, dando assistência à comunidade pobre de Alagados.

A construção data de 1980, e foi erguida para a 1ª visita ao Brasil do então Papa João Paulo II, um dos mais famosos e carismáticos pontífices da Igreja Católica. Ele queria visitar os mais pobres dentre os pobres. Madre Teresa esteve em Alagados, em sua primeira visita à Bahia, em 1979, sendo recebida por Irmã Dulce, que realizava trabalhos assistenciais no local. Este local é considerado Terra Santa, por causa de todos os santos que ali pisaram, por todos aqueles que ainda pisam e por aqueles que resistem aos elementos de violência e pobreza que ainda compõe a realidade local. Saiba mais neste link.

Serviço
Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II
Endereço: Rua Luiz Régis Pacheco, 1618, Uruguai. CEP: 40450-060 – Salvador/BA.
Tem estacionamento.
Site: www.paroquiadosalagados.org
Telefone: (71) 4124-0912

Obras Sociais de irmã Dulce

Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

Erguido graças à ajuda de fiéis e das doações, o Santuário Santa Dulce dos Pobres é onde estão depositadas as relíquias da Santa, em um espaço chamado na Capela das Relíquias. Foi erguido graças à ajuda de fiéis e das doações, e está sempre de portas abertas para acolher e dar suporte espiritual a quem mais necessita.

Ver de perto as Obras Sociais de Santa Dulce dos Pobres, o Santuário que fica ao lado e também o Memorial é um passeio imperdível para quem quer conhecer a fundo a história desta religiosa.

Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o Memorial Irmã Dulce (MID) é uma exposição permanente sobre o legado de amor e caridade do Anjo Bom da Bahia, reunindo mais de 800 peças que ajudam a preservar e manter vivos os ideais da religiosa.

O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, também conhecido como a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, está em funcionamento desde 2003 e foi erguido graças à ajuda de fiéis e das doações. O santuário está localizado em Salvador, ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no Largo de Roma. Saiba mais neste link.

Quer saber vários fatos curiosos sobre o Anjo Bom da Bahia? Clica neste link.

Serviço
Endereço: Av. Dendezeiros do Bonfim, 161 – Bonfim, Salvador – BA, 40415-180

Memorial
memorial@irmadulce.org.br
Aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 17h.
Contato: (71) 3310-1115 / 0800-284-5284

Santuário
santuario.imaculada@irmadulce.org.br
Aberto à visitação diária, das 7h às 18h.
Missas: de domingo a sexta, em dois horários, às 8h30 e às 16h. Sábados, às 16. Todo dia 13 de cada mês, Missa de Irmã Dulce às 9h.
Contato: (71) 3310-1394

Basílica do Nosso Senhor do Bonfim

Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

Na Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, conheça o museu dos Ex-Votos, suba a torre e ainda tenha a chance de levar o símbolo máximo, o cristo crucificado, até o altar durante a celebração da missa das 17h.
O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana, atraindo muitos devotos, turistas e peregrinos. A Igreja tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com belos afrescos e azulejaria. Saiba mais neste link.

Serviço
Basílica do Nosso Senhor do Bonfim
Endereço: Largo do Bonfim, s/n – Bonfim, Salvador – BA, 40415-475
Contato: (71) 3316-2196 / (71) 3316-2196 / (71) 3207-1551
Horários de funcionamento: segunda, das 8h30 às 18h30. Terça, quinta e sábado, das 6h30 às 18h30. Sexta e domingo, das 5h30 às 18h30.
Na última e primeira sexta-feira de cada mês, das 5h30 às 19h30.
Missas:
Importante: nossa sugestão é ligar antes para confirmar os horários das missas. A melhor opção é ligar para a Secretaria das Pastorais de Salvador, falar com Dona Lúcia (71) 4009-6605 e confirmar as possibilidades. Ou acessar pelo portal da Arquidiocese neste link.

Mosteiro do Salvador

Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

Assistir aos cantos gregorianos das Monjas Beneditinas no Mosteiro do Salvador e ainda comer biscoitos e geleias produzidos por elas é uma experiência única. Para completar, você pode fazer um passeio num bosque de Pinheiros bem ao estilo europeu.

No Mosteiro do Salvador se pode vivenciar o Canto Gregoriano, acompanhado ao som da cítara, criado para exprimir as palavras da Sagrada Escritura. Esta tradição milenar ressoa, ainda hoje, em novas e antigas formas. Muitas pessoas também procuram o mosteiro para retiros espirituais, já que o local tem uma ótima hospedaria.

Termine a visita indo à lojinha. As monjas produzem o Bricelet tradicional e o Bricelet Coquetel (salgado), um biscoito artesanal, crocante, leve e delicado, produzido em máquina suíça ou alemã, que segue uma receita tradicional suíça com ingredientes selecionados. É um trabalho feito pelas monjas desde 1977, ano da fundação do Mosteiro do Salvador. Elas também fazem deliciosas “Geleias Premium” em 17 sabores, como goiaba, manga com tangerina, morango com vinho, maçã com canela, acerola com pimenta, entre outros. Saiba mais neste link.

Serviço
Mosteiro do Salvador
Endereço: Av. Afrânio Peixoto, s/n – Coutos, Salvador – BA, 40750-090
Site: www.mosteirodosalvador.org.br
Para encomendar os biscoitos e geleias: whatsapp (71) 98288 5253 ou saboresmonasticos@mosteirodosalvador.org.br

Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia

Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

Na Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no Comércio, há uma gruta de onde a água mina desde o século 17, quando o templo ainda era uma pequena capela. A água que corre dia e noite desta fonte que nunca secou é procurada pelos devotos de Santa Luzia, que lavam os olhos e ainda levam numa garrafinha para casa.

A Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha, foi construída pelos espanhóis em 1718. O templo histórico, construído pelos imigrantes, apresenta elementos dos estilos barroco, rococó e neoclássico. Há um século e meio atrás, a capela de Santa Luzia, que era na Avenida Contorno, no espaço que hoje é o Solar do Unhão, pegou fogo. Assim, a imagem de Santa Luzia foi transferida para a Igreja do Pilar. Os fiéis vieram também. Nos fundos da igreja, já havia um minadouro. Saiba mais neste link.

Serviço
Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, no Comércio.
Endereço: R. do Pilar – Comercio, Salvador – BA, 40015-570
Telefone: (71) 98656-6998 (Padre Renato)
E-mail: martinsdito@gmail.com
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 15h, e sábado das 9h às 12h. Domingo abre às 07h30, sendo a missa às 09h.
Fora a data da festa, a Igreja abre apenas aos domingos, com missas às 9h. Todo dia 13 do mês, são três missas: uma às 8h; outra às 10h; e outra às 17h. Da fonte brota água 24h sem parar.


Caminhos de Fé. Ep 3 Caridade e fé católica. Salvador. Bahia .

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
21
Duração aproximada
1 horas - 2 horas
Seu bolso

Outros Roteiros

Agenda

23
out
25
out
26
out
27
out
28
out
29
out
30
out
Ver mais em Agenda