Mosteiro do Salvador

Salvar nos favoritos

Cantos gregorianos das Monjas Beneditinas é uma experiência única

Mosteiro do Salvador. Coutos, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

O Mosteiro do Salvador nasceu quando a Congregação Beneditina do Brasil festejava 150 anos de existência. O Cardeal Primaz do Brasil, D. Avelar Brandão Vilela, pediu a Me. Abadessa Luzia Ribeiro de Oliveira OSB, do Mosteiro de Belo Horizonte, uma fundação em Salvador. Em 1977, foram escolhidas para a fundação na Bahia: Madre Joana Calmon Villas-Bôas, Prioresa; Ir. Pia, Ir. Marta Beatrice, Ir. Vera Lúcia e Ir. Ivone, esta última monja da Congregação da Rainha dos Apóstolos, para ajudar a fundação. O grupo escolheu para o seu mosteiro o nome de Mosteiro do Salvador, cuja festa patronal é celebrada no dia 6 de agosto, “Transfiguração do Senhor”.

O Mosteiro do Salvador era, inicialmente, em Brotas até que, em 1981, mudou-se para Coutos, uma região do subúrbio ferroviário de Salvador, onde até hoje vive. Lá, se pode vivenciar o Canto Gregoriano, acompanhado ao som da cítara, criado para exprimir as palavras da Sagrada Escritura. Esta tradição milenar ressoa ainda hoje em novas e antigas formas, uma experiência emocionante e inesquecível.
Muitas pessoas também procuram o mosteiro para retiros espirituais, tendo uma ótima hospedaria. O Mosteiro apoia o serviço de promoção humana através da Associação São Francisco de Assis, cuja administração é realizada por leigos, em prol da comunidade mais carente. Para completar, há um bosque de pinheiros bem ao estilo europeu.

Nossa Senhora da Boa Esperança dos Navegantes

Mosteiro do Salvador. Coutos, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

Nossa Senhora da Boa Esperança dos Navegantes é uma antiga devoção desta região aqui do subúrbio de Coutos. Era uma antiga capela em frente ao Mosteiro que, com o tempo, a maré destruiu. Era marcada pelo sincretismo religioso (interseção do catolicismo com o culto afro-brasileiro). No passado, havia uma procissão todos os anos em que os pescadores acompanhavam a imagem da Santa até a Ribeira e retornavam a Coutos. Um senhor conhecido como Sr. Dondon, era o responsável por esta capela.

Quando esta foi destruída, a imagem passou para a casa do Sr. José e D. Vanda, moradores da região. Lá, ficou aproximadamente 20 anos, quando, a pedido dos moradores e intervenção de pessoas ligadas ao mosteiro, a imagem retornou à Igreja do Mosteiro do Salvador (monjas beneditinas). Em 08 de setembro de 1983, a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança dos Navegantes foi conduzida pela família do Sr. Dondon, pela população local, numa procissão com fogos, anjinhos e grande emoção.

Termine a visita indo à lojinha. As monjas produzem o Bricelet tradicional e o Bricelet Coquetel (salgado), um biscoito artesanal fino, crocante, leve e delicado, produzido em máquina suíça ou alemã, que segue uma receita tradicional suíça com ingredientes selecionados. É um trabalho feito pelas monjas desde 1977, ano da fundação do Mosteiro do Salvador. Elas também fazem deliciosas “Geleias Premium” em 17 sabores como goiaba, manga com tangerina, morango com vinho, maçã com canela, acerola com pimenta, entre outros.

Recebe pessoas interessadas no roteiro de “Experiência da fé católica”, mais informações neste link.

Circuito da Fé Católica e Caridade

 

Serviço

Mosteiro do Salvador
Av. Afrânio Peixoto, s/n – Coutos, Salvador – BA, 40750-090. Funcionamento: todos os dias das 7h às 17h.
Telefone: (71) 3521-1802
Estacionamento. Hospedaria. Trabalho social.
Site: http://www.mosteirodosalvador.org.br/ .
Na igreja do Mosteiro do Salvador, a comunidade se reúne cinco vezes ao dia para a celebração do Ofício Divino e Eucaristia, sempre aberta à participação de quem chega.
Para encomendar os biscoitos e geleias: whatsapp (71) 98288 5253 ou saboresmonasticos@mosteirodosalvador.org.br

Mosteiro do Salvador. Coutos, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
23
Seu bolso
Localização
Av. Afrânio Peixoto, s/n - Coutos, Salvador - BA, 40750-090

Outras experiências

Agenda

13
jul
14
jul
15
jul
16
jul
17
jul
18
jul
Ver mais em Agenda